quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dirigentes comemoram excelente participação no xadrez rápido e blitz

Disputas aconteceram junto com os demais confrontos da modalidade na Olesc

Paralelo a competição por equipes que vai apontar o campeão de xadrez da 10ª Olimpíada Estudantil Catarinense, foram realizadas na manhã desta terça-feira (19/10) no salão da Sociedade Recreativa Ginástica de Tubarão as competições “de xadrez rápido” e “blitz”.

Segundo o presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Gilson Chrestani, este foi o maior torneio de “blitz” na história do xadrez de Santa Catarina, principalmente por ter sido separado por naipe e força dos enxadrista dos participantes. O torneio masculino teve 112 participantes e o feminino 69.

Na competição “rápida” foi campeão o lageano Guilherme Exterhotter, aluno da EEB Belisário Ramos e participante do projeto “Bom de Bola na Escola”, que dos sete pontos possíveis conquistou 6,5, terminando invicto na competição. Em segundo ficou Bruno Orlando Starke, de Joinville e em terceiro Ladyr Bortolo Miglioretto, de Concórdia. No feminino, a enxadrista de São Bento do Sul, Bruna Carolina Oliveira também fechou a torneio com 6,5 pontos e levou a medalha de ouro. Na segunda posição ficou Mayla Blodorn de Jaraguá do Sul e Camila de Souza, de São Bento foi a terceira.    

Segundo o técnico da equipe de Lages, Marco Cordeiro, o torneio “rápido” é muito interessante. Cada enxadrista tem apenas 15 minutos para jogar e precisa resolver o problema num espaço de tempo menor, além de trabalhar a organização mental rápida e objetivamente. A idéia, segundo Cordeiro, é premiar o desempenho individual e a performance por tabuleiro, além de propiciar aos municípios menores a possibilidade de figurar no quadro de medalhas.

A competição “blitz”, também chamada de “relâmpago” é carregada de muita ansiedade e emoção. Para Marco Barbosa, técnico de Chapecó, o xadrez, em si, é jogo de cálculo e estratégia mais profunda. Na “blitz” o enxadrista tem apenas cinco minutos para mexer as peças. Por isso, o jogador tem que calcular tudo muito rápidamente, ter sangue frio, e muito reflexo para reagir a situações inesperadas.

O agrupamento dos participantes deste torneio é feito pela posição nos tabuleiros e por isso distribui quatro medalhas por naipe.

Entre os “primeiros tabuleiros”, Bruno Wendorff Lucci, de São Bento do Sul foi ouro, Evandro Luiz Vieira, de Balneário Camboriú foi prata e Patrick Lazzarim de Concórdia foi bronze.

Nos “segundos tabuleiros” venceram Thiago Maurício do Nascimento, de Concórdia, Leonardo de Souza Pral Sa, de São Bento do Sul e Gilliarde Gomes de Lacerdópolis.

“Terceiros tabuleiros”, ouro para Akauã Flores Arroyo, de Florianópolis, prata para Alesom Zorzi, de Chapecó, e bronze para Denílson Klein Barreira, de Concórdia.

Os melhores quartos tabuleiros foram, Rogério Hannemann Junior, de São Bento do Sul, Nicolas Rodrigues dos Reis, de Jaraguá do Sul e Leandro Paulo do Nascimento, de Chapecó.

No feminino venceram o “primeiro tabuleiro”, Amanda Paul Dull, de Florianópolis, Jéssica Karina Keil, de São Bento do Sul e Jaciara Patrícia Morai, de Balneário Camboriú.

No “segundo tabuleiro” houve empate no segundo lugar, e por isso não foi entregue a medalha de bronze. O ouro foi para Tainá Seidel Durante, de Concórdia, e dividiram a prata Bruna Caroline de Oliveira, de São Bento do Sul e Amanda Dalla’cort Chaves, de Xaxim.

Os melhores do “terceiro tabuleiro” foram Maysa Laís Demartine, de Concórdia, Carine Kátia Campestrini, de São Bento do Sul, e Giiovanna Mayara Sibowicz, de Jaraguá do Sul.

No quarto tabuleiro a medalha de ouro ficou com Camila de Souza, de São Bento do Sul, Letícia Pereira, de Jaraguá do Sul e Larissa Fernanda Machado, de Lages.

A competição por equipes continua até a próxima quinta-feira (21/10).                                                                                                                                             

Álvaro Roberge

Nenhum comentário: