sábado, 9 de outubro de 2010

Fesporte mantém calendário de eventos apesar do contigenciamento de verbas

Algumas competições corriam risco de não acontecer devido a orçamento enxuto

Desde que assumiu a presidência da Fundação Catarinense de Esporte, em abril de 2010, Pedro José de Oliveira Lopes não tem medido esforços para cumprir o calendário das competições que hoje são organizadas pelo Governo do Estado através da Fesporte. Ao longo do ano, a entidade realiza cerca de 340 eventos que atingem mais de 500 mil atletas, desde as fases classificatórias até as etapas estaduais de competições como os Jogos Abertos, Joguinhos e Olesc, além de Jesc, Moleque Bom de Bola, Prêmios Recriar, Jogos da Terceira Idade e Parajasc, entre outros.

Os cortes no orçamento de 2010 comprometiam a realização de várias atividades do calendário, mas inúmeros esforços foram feitos para que os compromissos fosse mantido. Remanejamento de datas e um novo planejamento de custos possibilitaram uma economia de 30%. O presidente Pedro Lopes também contou com o entendimento e com as negociações junto ao secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado, Valdir Walendowsky, que foi sensível as mudanças empreendidas e liberou recursos do Fundesporte para que as atividades fossem realizadas.

Com isso, a Fesporte concluiu com êxito eventos importantes como os Joguinhos Abertos, realizados em Criciúma no mês de agosto; o Cinqüentenário dos Jogos Abertos, na cidade de Brusque; além dos Jogos Escolares que são classificatórias às Olimpíadas Escolares Brasileiras nas faixa de 12 a 14 anos e ainda de 15 a 17 anos. Jogos da Terceira Idade, Parajasc, Parajesc, e a participação dos catarinenses em eventos como as Paraolimpíada Escolares foram confirmados e realizados.

Nas próximas semanas a Fesporte dará prosseguimento ao calendário com a realização das etapas do Regional do Moleque Bom de Bola, evento que atinge o maior número de municípios do Estado com cerca de 90% de participação. Também a fase Regional do Festival de Dança, e o Regional do Jogos Escolares na faixa etária de 15 a 17 anos, o Estadual, e ainda a Olimpíada Estudantil Catarinense, em Tubarão, de 15 a 23 de outubro. Santa Catarina também tem garantida a sua participação na etapa nacional das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, que acontecerão em Goiânia de 13 a 20 de dezembro, e , encerrando o ano, a Travessia da Lagoa.

Pedro Lopes diz que seu compromisso, no comando da Fesporte, era o de dar continuidade ao que já vinha sendo feito, e ainda, de deixar ao sucessor um planejamento para o esporte de Santa Catarina. “Nos últimos meses fizemos inúmeras reuniões de trabalho com dirigentes, esportistas, federações, atletas, e representantes de outros segmentos envolvidos com esporte para ouvir sugestões e buscar um projeto único. Nossa idéia é deixar uma proposta para que Santa Catarina tenha uma política pública para o esporte arrojada e que contemple ações que visam dar visibilidade aos atletas catarinenses num futuro próximo, quando o Brasil será sede de uma da Copa de Mundo e das Olimpíadas de 2016”, finalizou o presidente da Fesporte.

Cláudia Sanz

Nenhum comentário: