quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tamiris de Liz é indicada pelo COB para receber prêmio como atleta revelação

Catarinense de Joinville, dona de três medalhas de ouro em Goiânia, será homenageada

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou nesta terça-feira o nome da joinvilense Tamiris de Liz, do atletismo, como atleta revelação do ano de 2010. Dona de recordes e várias medalhas de ouro, a velocista será homenageada no próximo dia 20 de dezembro, no Rio de Janeiro, quando o COB fará a festa de entrega aos melhores do ano de 2010, no Prêmio Brasil Olímpico.

Tamiris, de 15 anos, foi um dos destaques catarinenses durante as disputas do atletismo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras de 15 a 17 anos, que estão sendo realizadas na cidade de Goiânia. A catarinense foi medalha de ouro nas provas de 100m e 200m sendo que neste último bateu o recorde da competição com 24seg01. Também ajudou a equipe de revezamento medley catarinense a vencer prova, ganhando assim mais um ouro e estabelecendo novo recorde (2min17seg).

De origem humilde, Tamiris começou a fazer atletismo na escola, com 10 anos. “Naquela época eu corria de pés descalços”, diz ela, explicando que não tinha condições de comprar um tênis de competição. Minha professora da escola, a Marli, disse que eu levava jeito e me incentivou a treinar. 

Um das primeiras competições que Tamiris disputou foi em 2006, nas classificatórias da escola para os Jogos Escolares. “Fiquei em segundo lugar no geral na categoria 75m, mas não consegui passar para a etapa estadual. De qualquer forma a técnica Margit Weiss me viu competindo e me chamou para treinar com ela”, revela.

A partir desse momento a vida de Tamiris vem mudando a cada ano. A técnica de corrida vem sendo aprimorada, e não raramente Tamiris tem deixado para trás muitas adversárias experientes. Prova disso foi a vitória incontestável da atleta nos Jogos Abertos deste ano, em Brusque, onde foi medalha de ouro nos 100m e 200m e revezamento 4x100m batendo atletas com muito mais experiência em seu primeiro ano de Jasc. Tamiris também foi campeã na Olesc e Joguinhos Abertos.

A velocista catarinense está sendo avaliada pelo COB e deve entrar no programa de treinamento da entidade visando a preparação para as próximas Olimpíadas. “Ela tem muito pontencial e seus tempos provam isso”, diz a técnica Margit. O próximo desafio da catarinense é baixar seu melhor tempo 11seg87 para chegar ao índice dos 100m de 11seg84 visando o Mundial de Menores que será realizado em junho de 2011 na França.

Tamiris conseguiu há pouco tempo o patrocínio de uma empresa para seguir treinando durante todos os dias da semana, mas com evidência alcançada nos últimos dias pode melhor sua condição e até mesmo se mudar para um grande centro esportivo fora de Santa Catarina.

 
Aos 15 anos Tamiris já coleciona medalhas de ouro nas mais diversas competições que participou. Além de campeã nos Jasc, Joguinhos e Olesc, no escolar brasileiro de 2008, foi 3ª colocada nos 75m e campeã nos 250m. Depois, em 2009, também nas Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos, foi campeã nas duas provas e convocada para o Sul-americano Escolar no Chile. Lá, além das medalhas de ouro foi recordista sul-americana.

Cláudia Sanz
Fesporte

Nenhum comentário: