domingo, 12 de dezembro de 2010

Djenyfer Arnold é bicampeã da Travessia Internacional da Lagoa da Conceição

Entre os homens o garoto Fernando Ponte, de Porto Alegre, desbancou o favorito Pavão


       Se no ano passado os gaúchos dominaram a Travessia Internacional da Lagoa da Conceição ganhando os troféus de campeão no masculino e feminino, este ano a 28ª edição da prova, ocorrida neste domingo, 12, em Florianópolis, foi diferente, pois a catarinense Djenyfer Arnoldo, que havia vencido a prova em 2008, voltou a repetir o feito sagrando-se bicampeã.
      Com apenas 17 anos, natural de São Bento do Sul, mas competindo pela Unisul de Palhoça, Djenyfer nadou todo tempo na frente os 2.200 metros de percurso, que teve a largada no WindCenter, no Canto dos Araçás, e chegada no Praia Mole Eco Village, na Praia Mole.
            Para vencer a campeã nadou o percurso da prova em 26min17s. Em segundo lugar chegou Amanda Guimarães, de Jaraguá do Sul, com o tempo de 26min56s e em terceiro, Aline Alarcon, de Campinas, que competiu pela Unisul de Palhoça, com 27min1s.
            Entre os homens a disputa foi mais acirrada. O gaúcho Fernando Ponte, de Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, e de 18 anos, venceu somente nos 300 metros finais da travessia quando conseguiu ultrapassar o paulista, de Santos, Luan de Souza, que acabou chegando em segundo lugar. O campeão Fernando nadou o percurso de 2.220 metros em 23min10s, enquanto que Luan fez 23min22. Em terceiro lugar o joinvilense Fernando Duarte Prochnow fechou a prova em 23min25s.
       Ao fazerem uma análise da competição os campeões tiveram pensamentos distintos, pois enquanto Djenyfer disputava sua quarta travessia Fernando Ponte era apenas um novato entre os 370 atletas inscritos. Para Djenyfer, vencer este ano foi mais fácil que em 2008. Os números comprovam, pois ela conseguiu baixar com o titulo deste domingo dois minutos em relação ao título anterior. “Isso e fruto da mais treinamento e além do mais estou mais experiente e isso conta na hora da prova”, admitiu.
      Para o campeão Fernando Ponte vencer em uma competição que participa pela primeira vez é sempre bom. “A prova entre os três primeiros colocados foi bastante forte. Gostei muito da organização e o lugar é lindo, pretendo vir mais vezes. E digo que vencer do favorito Carlos Eduardo Pavão (gaúcho,campeão do ano passado e que chegou em quinto lugar) foi algo maravilhoso ”.
            Na categoria deficiente físico venceu, entre os homens, Roberto Alcalde Rodrigues, 18 anos, de Florianópolis, bicampeão da prova com o tempo de 33min46s. Ele tem atrofia nas pernas devido a uma doença chamada mielomenigocele. Em segundo lugar ficou Vanderlei Quintino, de Joinville, com a marca de 37min3s. Os dois repetiram a mesma posição em relação ao ano passado.  O troféu de terceiro colocado ficou com  Lucas de Souza, de Palhoça, que cravou 38min.
              Entre as mulheres com deficiência a  campeã foi Ana Paula Fernandes, de 15 anos, de Joinvile, que fez o tempo de  39min14. A atleta nasceu com má formação no braço direito. O troféu de vice-campeã da categoria ficou com Lediane da Silva Joaseiro, também de Joinville, que fez a marca de 39min51. E em terceiro lugar chegou Rosani Arins, de Curitiba, com o tempo de  56min7.
       A 28ª Travessia da Lagoa da Conceição encerra o calendário de eventos esportivos da Fesporte em 2010 e abre o VI Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina. O evento é composto também pela Travessia Cidade de Itajaí, a ser realizada dia 23 de Janeiro na Praia das Cabeçudas; Travessia Represa Palmeiras, dia 31 de janeiro em Rio dos Cedros; Travessia Ilha de Porto Belo e 11ª Troféu Jasmine de Natação, dia 07 de março, na Praia de Porto Belo. O circuito termina dia 21 de março com a Travessia do Lago Itá, em Itá.
       O Circuito de Maratonas Aquáticas e a Travessia da Lagoa são realizados em parceria pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e pela Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc) com apoio do Fundesporte. Todo os resultados por categoria estarão no site da Fesporte (www3.sol.sc.gov.br/fesporte) e da Fasc (www.webesportes.com.br/sc).
       

         Antonio Prado 
         Fesporte – Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: