domingo, 12 de dezembro de 2010

Brasil é o primeiro campeão do Mundial Feminino

Há um novo campeão mundial no Brasil. É a Seleção Feminina de Futsal , que, neste sábado (11/12), derrotou Portugal por 5 a 1 na final do Torneio Mundial de Futsal Feminino, disputado na Espanha. As brasileiras foram superiores durante todo o jogo e não deram chances às adversárias na partida disputada no ginásio Poliesportivo José Caballero, na cidade espanhola de Alcobendas.

A vitória coroa a melhor campanha da competição. Foram quatro vitórias e um empate nos cinco jogos disputados, com 39 gols marcados e apenas três sofridos. Além disso, o Brasil termina como a única equipe invicta do torneio.

Foi um início de muito estudo das duas partes. Porém, o time brasileiro, mais tranqüilo, conseguiu imprimir o seu estilo de jogo aos poucos e controlou a partida. Com forte marcação, a equipe verde e amarela sufocava Portugal na defesa e evitava os ataques das adversárias.

Aos 4min49, a estratégia funcionou pela primeira vez. A pivô Lú e a ala Vanessa conseguiram roubar a bola na defesa brasileira e ficaram sozinhas com uma defensora portuguesa. As duas trocaram passes, e Vanessa finalizou cruzado. A bola encontrou Lú, que tocou para as redes e abriu o caminho da vitória brasileira. O Brasil seguiu melhor e teve chances de ampliar, mas parou nas defesas da goleira lusitana Ana Pereira.

Com uma atuação defensiva beirando a perfeição, o Brasil usou mais uma vez a estratégia de pressionar no campo adversário. Aos 17min03, a fixa Cilene marcou forte e acabou roubando a bola, saindo sozinha na frente da goleira portuguesa. Com um toque, ela ajeitou a bola e chutou rasteiro para marcar o segundo e fechar o placar da primeira etapa em 2 a 0.

Segundo tempo
No segundo tempo, Portugal teve que voltar mais ofensivo, mas o Brasil não deu tempo ao adversário para reagir. Aos 21min59, o time português saiu jogando errado e Lú roubou a bola. Com um drible curto, ela tirou uma adversária da jogada e finalizou com tranqüilidade para marcar o terceiro.

Aí, Portugal abriu-se de vez, deixando espaço para o time brasileiro. O jogo ficou aberto, e os dois times criaram muitas chances, mas as goleiras seguraram o placar. Do lado brasileiro, Jozi foi decisiva em pelo menos três lances e evitou o primeiro gol lusitano. Já a arqueira do time europeu, Ana Pereira, seguiu sendo a melhor jogadora da equipe e também salvou sua equipe.

Só que, aos 33min44, Jozi nada pôde fazer quando a portuguesa Catarina Silva apareceu livre na área para completar cruzamento, diminuindo o placar e recolocando Portugal no jogo. Pressionado, o Brasil conseguiu se defender enquanto procurava nos contra-ataques oportunidades de ampliar o marcador.

Aos 38min35, a chance surgiu em uma cobrança de lateral rápida, que parou nos pés de Vanessa. Ela chutou de primeira e fez o quarto do time brasileiro, trazendo alívio ao time. Valente, Portugal ainda lutou, mas, a dois segundos do fim, a ala Jéssika saiu sozinha com o gol vazio e só tocou para decretar a vitória por 5 a 1 e o primeiro título mundial para a Seleção Feminina.

Nenhum comentário: