domingo, 12 de setembro de 2010

Comendador Kiyoshi se prepara para nadar com atletas mais jovens


Atleta de 62 anos quer fechar um ciclo dentro do esporte catarinense

O Comendador do Esporte de Santa Catarina, João Kiyoshi Otuki, esteve neste sábado em Brusque, participando de uma homenagem a todos os comendadores já agraciados pelo Conselho Estadual de Esporte. Na terça-feira ele retorna, mas desta vez para participar da competição como atleta, representando o município de Biguaçu, na modalidade de natação, na prova de 200 metros rasos.

A decisão de Kiyoshi de disputar os Jogos Abertos, em sua edição Cinquentenária, é um uma forma de completar o seu ciclo no esporte de Santa Catarina. A prova é justamente aquela na qual foi campeão paranaense em 1967.

Nascido em São Paulo fixou residência em Curitiba, onde foi atleta. A vinda para Santa Catarina foi para dar aulas de educação física e sua estréia nos Jasc foi em 1971, em Rio do Sul, como técnico de Joinville. No seu currículo esportivo Kyioshi tem atuações como árbitro e coordenador da modalidade, dirigente, membro do Conselho de Julgamento e comentarista esportivo. Foi presidente da Comissão Organizadora dos Jogos Abertos de 1986 em Joinville. Também presidiu a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) no biênio 1993/94. “Só faltava completar o ciclo como atleta e por isso decidi competir”.

Aos 62 anos Kiyoshi continua competindo no Circuíto Master promovido pela Federação Aquática de Santa Catarina. Em 2009, foi o melhor do ranking. Como está em atividade ele garante que não existe a necessidade dos organizadores disponibilizarem tubos de oxigênio e UTI móvel no Clube Caça e Tiro Araújo Brusque, local onde a competição acontece a partir de terça-feira.

Central de Imprensa da Fesporte

Orlando Pereira

Nenhum comentário: