domingo, 12 de setembro de 2010

Só deu Joinville na modalidade de atletismo encerrada neste domingo



Foto: Epa Machado
legenda: Tamiris de Liz proemssa do atletismo para sonhar com às Olimpíadas de 2016


Troféus levaram nome da comendadora Alva Neves Pessi

A equipe de Joinville conquistou, no final da tarde deste domingo (12/9), na Pista e Campo Atlético do SESI, em Brusque, os títulos do atletismo do Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, este ano denominados Alva Neves Pessi. Os troféus receberam no nome da comendadora do Esporte Catarinense e árbitra da Federação Catarinense de Atletismo que esteve presente em todas as edições dos Jasc.


A equipe masculina somou 245 pontos contra 186 de Florianópolis e 181 de Blumenau. Já as meninas chegaram a 282 pontos, superando Brusque, que terminou com 223 e Concórdia, o terceiro colocado com 156 pontos.


O conselho técnico da Federação Catarinense de Atletismo, presidido pelo diretor técnico Deraldo Opa, escolheu os atletas destaque do Jasc, os blumenauenses Moacir Zimmermann, da marcha atlética e Josiane Soares, do lançamento do martelo, além da marchadora de Timbó, Alessandra Picagevicz. Segundo Deraldo, o critério foi exclusivamente técnico, comparando o resultado com as marcas nacionais e internacionais da prova.


Muito tranqüila após a conquista, a técnica joinvillense, Margit Weise, recordista de medalhas de ouro dos Jasc, (87), disse que o trabalho veio para ficar e a tendência é de manter Joinville no topo do atletismo catarinense. Uma equipe técnica de verdadeiros “craques”, coordenada por Lauro Holzaphel, composta por João Carlos dos Santos, Amauri Wagner Veríssimo, Alceu Carvalho e Laércio Alves Martins, além de Margit, matem mais de 100 atletas em treinamentos diários. De todo grupo que participou dos Jasc, apenas Roger Manarim, atleta paulista que defende Joinville há vários anos, não teve iniciação com estes técnicos.


A quantidade de bons atletas é tanta, que alguns foram emprestados para compor a equipe de Brusque. Bastante traquila ela disse “que mesmo correndo o risco de perder o título, o importante é dar a oportunidade a todos os seus atletas de competir entre os melhores”.

Futuro do Atletismo Catarinense

A opinião dos entendidos da modalidade era unânime. A maior promessa do atletismo do estado é a joinvillense Tamires de Liz, 14 anos, que debutou nos Jogos Abertos conquistando três medalhas de ouro, nas provas de 100m, 200m e revezamento 4x100. Nos Joguinhos Abertos em Criciúma, realizado no final de agosto em Criciúma, Tamires também ganhou três medalhas de ouro.


Sua rotina é a mesma todos os dias. De manhã freqüenta o primeiro ano do ensino médio na EEB Senador Rodrigo Lobo e a tarde vai para a pista da Univille treinar sob orientação da técnica Margit Weise.


Há pouco tempo competindo, ela participou em duas edições da Olimpíada Escolar Brasileira, em Poços de Caldas, MG; em 2008 foi medalha de bronze nos 75 metros rasos e no ano seguinte foi ouro nas provas de 75 e 250 metros rasos. Por ter sido campeã brasileira foi ao Campeonato Sul-americano Escolar, no Equador, onde conquistou medalha de ouro nos 80 metros rasos, 150 metros rasos e revezamento 5x80, provas específicas da categoria escolar.


Segundo a técnica Margit, a marca que Tamires estabeleceu nos Jasc, 23seg30 na prova dos 200 metros, é a melhor marca do Brasil na categoria menores, até 17 anos.


O sonho de Tamires é “continuar treinando, conseguir mais vitórias e quem sabe, disputar uma Olimpíada”.

Central de Imprensa da Fesporte

Álvaro Roberge

Nenhum comentário: