Modalidade acontece no Salão Paroquial São Cristóvão
Com a participação de 18 equipes masculinas e 11 femininas começou na tarde deste sábado (11/9) no Salão Paroquial São Cristóvão, em Brusque, a disputa de xadrez do Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
A competição será realizada pelo sistema suíço, sendo sete rodadas masculinas e cinco femininas. Os jogos masculinos serão realizados até a próxima sexta-feira (17/9), e o campeão feminino já será definido na quarta-feira (15/9).
A exemplo da ginástica artística, a antecipação da data do Jasc impediu a presença de alguns grão-mestres de outros estados brasileiros.
Segundo Carlos Calheiros, o coordenador da modalidade, os enxadristas normalmente participam dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, onde não precisam ser federados, e depois competem em Santa Catarina. Com a inversão das datas, quem participar da edição Cinquentenária do Jasc, onde os atletas devem ser federados, não tem tempo hábil para participar do evento paulista.
Mesmo assim, Calheiros destacou a presença dos mestres internacionais Francisco Trois, que vai defender Brusque; e Rodrigo Disconzi, de Joinville; e dos mestres Fide (Federação Internacional de Xadrez), Álvaro Aranha, de Rio do Sul e Adwilhans Souza, de Brusque. Segundo o coordenador, as equipes com maior possibilidade de conquistar o troféu masculino desta edição, são Joinville, Rio do Sul e Brusque.
As equipes femininas mais cotadas para o título são Joinville e Rio do Sul, que este ano conta com a número um do Brasil, a mestre Fide, Vanessa Feliciano. Outro destaque individual é a blumenauense Regina Ribeiro, mestre internacional e que é uma das enxadristas com maior número de participação nos Jogos Abertos.
Central de Imprensa da Fesporte
Álvaro Roberge
Nenhum comentário:
Postar um comentário