terça-feira, 5 de abril de 2011

Fundesporte patrocina obra que retrata os cem anos do futebol em SC



 As histórias do futebol catarinense estão presentes do Almanaque do Futebol Catarinense, que será lançado na próxima terça-feira (5), na Assembleia Legistaliva de Santa Catarina, em Florianópolis. A obra, escrita pelos jornalistas Emerson Gasperin e Zé Dassilva, é patrocinada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte.
 
O livro retrata o centenário do futebol catarinense, com os principais fatos de todas as edições do campeonato estadual e as decisões de cada ano mostrados em uma linha do tempo, desde o primeiro jogo realizado em Santa Catarina, em agosto de 1910, até passagens atuais, em uma época em que Estado aparece com dois times na série A do Campeonato Brasileiro.
 
As maiores conquistas dos times catarinenses e as taças conquistadas no exterior também são abordadas pela publicação, que conta ainda a trajetória de 60 times, muitos já extintos. Os principais atletas nascidos em Santa Catarina e os de outros lugares que vestiram as camisas das equipes do Estado receberam mini-biografias.

Os clássicos também são relembrados nas páginas do Almanaque, assim como as passagens folclóricas, como o dia em que o árbitro expulsou os 22 jogadores e a noite em que um policial fardado invadiu um programa de debates. O Almanaque do Futebol Catarinense será lançado em Criciúma, no dia 8 de abril, na Faculdade SATC, às 19h30min. Lançamentos em outras cidades também estão sendo agendados.

Nenhum comentário: