Abertura oficial aconteceu na noite desta quinta-feira
Nove modalidades começam nesta sexta-feira, dia 10, a movimentar as competições do Cinquentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Brusque. É uma edição festiva para o município, onde o evento teve sua primeira sede em 1960. Os Jogos Abertos só não foram disputados em 1983, em Blumenau, e em 2008, quando se repetia as sedes de Timbó, Pomerode e Indaial, nas duas situações, por causa de enchentes na região.
A realização dos Jasc é da Fesporte e da Prefeitura de Brusque, com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.
O atletismo, na pista do Sesi, ou em Itajaí, no caso de chuva, realizará as duas primeiras etapas da sua programação, junto com o basquete feminino, a bocha feminina, o bolão 23 masculino, o handebol masculino, a primeira divisão do futsal masculino, o punhobol, o vôlei masculino e o tiro, este com a estréia de uma das suas três categorias – armas curtas, armas longas e tiro ao prato - a ser definida pelo congresso técnico específico.
Os Jogos Abertos em Brusque envolverão quase 7 mil atletas de 607 equipes representando 86 municípios na disputa de 43 troféus em 25 modalidades. Estão em jogo também 183 medalhas de ouro e prata, e 203 de bronze, porque o judô premia dois terceiros lugares.
O hipismo estréia este ano como modalidade de apresentação, enquanto o taekwondo chega ao seu terceiro ano no evento, atualmente na condição de modalidade provisória, dependendo agora do Conselho Estadual de Desportos para torná-la oficial.
O tênis e o duatlo serão disputados no feminino sem contar pontos para a classificação geral, valendo apenas troféus e medalhas. O regulamento dos Jasc determina a participação de um número mínimo de seis equipes, exigência não atendida por estas duas modalidades. O futsal masculino, devido ao grande número de inscritos, a partir deste ano será disputado em duas divisões.
Em número de títulos, Blumenau supera com larga vantagem seus adversários: são 39 conquistas contra 5 de Florianópolis e quatro de Joinville, únicos municípios que conseguiram quebrar a hegemonia blumenauense.
Centro de Imprensa da Fesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário