O blog do Pinheiro existe aqui para que você leitor'a'possa ter sempre uma visão critíca do esporte de nossa cidade,região,estado e do Brail opinião jovem mais com bagagem de gente grande,você pode mandar o seu comentário,ou sua matéria a ser postada,para o email pinheirocomenta@gmail.com
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Balanço do esporte fraiburguense em 2009
APAFEC é homenageada pela Câmara de Vereadores de Fraiburgo
Na segunda-feira (21/12) a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, recebeu a moção de reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos 07 anos. A homenagem é oferecida pela Câmara de Vereadores de Fraiburgo, a pessoas e organizações sociais que se destacam no município. Essa moção é o sétimo prêmio que a APAFEC recebe em 07 anos de história, na luta e construção de uma educação de qualidade e emancipatória.
O autor da moção foi o vereador João Alvadi. "A APAFEC nunca trabalhou para receber moções ou prêmios, porém é de fundamental importância que o poder legislativo reconheça o que estamos fazendo. Nossa intenção é seguir gerando consciência e cidadania" comenta João Carlos Rodrigues da direção da APAFEC.
Galeria de Prêmio e Moções recebidos pela APAFEC:
ü Moção de reconhecimento da Câmara de Vereadores de Fraiburgo ao Projeto Esporte Bemlegal fevereiro de 2004;
ü Reconhecimento do Jornal Fraynews;
ü Troféu Vital para o Esporte, oferecido pela Associação Vital de karatê-dô de Fraiburgo em dezembro de 2008;
ü Prêmio AGECON - Categoria Esporte Como Fator de Inclusão Social, abril de 2009;
ü Prêmio Jornal Vitória - Desenvolvimento e Incentivo a Cultura e Esporte, abril de 2009;
ü Troféu Vital para o Esporte, oferecido pela Associação Vital de karatê-dô de Fraiburgo em dezembro de 2009;
ü Moção de reconhecimento da Câmara de Vereadores de Fraiburgo pelos 07 anos de trabalho da APFEC, dezembro de 2009.
Fonte: Núcleo de Comunicação da APAFEC
Site: www.apafec.org.br
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Rankings do Brasileirão
Abaixo, em mais uma contribuição de CONRADO GIACOMINI a este blog, você encontra dois rankings.
O primeiro dá 10 pontos ao campeão, nove ao vice e assim sucessivamente até o décimo colocado dos Campeonatos Brasileiros desde 1971 (em 1987 a Copa União é a competição levada em conta).
O segundo ranking é o feito com a soma dos pontos ganhos desde que, em 2003, o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corrridos.
RANKING DESDE 1971
1 | São Paulo | 191 |
2 | Internacional | 160 |
3 | Palmeiras | 155 |
4 | Atlético/MG | 150 |
5 | Corinthians | 148 |
6 | Grêmio | 140 |
7 | Cruzeiro | 140 |
8 | Santos | 125 |
9 10 | Flamengo Vasco | 125 111 |
11 Fluminense 94 38 Santo André e Uberlândia 1
12 Botafogo 77
13 Guarani 60
14 Coritiba 53
15 Goiás 46
16 Sport 40
17 Atlético Paranaense e Portuguesa 38
19 Bahia 37
20 São Caetano 30
21 Bragantino e Ponte Preta 27
23 Vitória 26
24 Operário-MS 18
25 Paraná 15
26 Santa Cruz 14
27 Bangu 12
28 América-RJ e Juventude 11
30 Brasil-RS 8
31 Londrina 7
32 Náutico e Avaí 5
33 América-MG, Ceará e Figueirense 4
36 Joinville e Remo 3
RANKING DOS PONTOS CORRIDOS(2003-09) 1.SPFC - 513 pontos 2.Inter – 459 pontos 3.Cruzeiro – 458 pontos 4.Santos - 455 pontos 5.Flamengo – 419 pontos 6.Goiás – 419 pontos 7.Atlético/PR – 403 pontos 8.Fluminense – 384 pontos 9.Palmeiras – 378 pontos 10.Corinthians – 363 pontos 11.Grêmio – 341 pontos 12.Figueirense – 335 pontos 13.Atlético/MG – 331 pontos 14.Vasco – 317 pontos 15.Botafogo – 316 pontos 16.Coritiba – 282 pontos 17.Paraná - 281 pontos 18.Juventude - 266 pontos 19.São Caetano - 215 pontos 20.Vitória – 204 pontos 21.Ponte Preta - 204 pontos 22.Paysandu - 146 pontos 23.Fortaleza - 142 pontos 24.Sport – 134 pontos 25.Náutico – 131 pontos 26.Criciúma - 110 pontos 27.Guarani - 110 pontos 28.Avaí - 57 pontos 29.Grêmio Barueri – 49 pontos 30.Bahia - 46 pontos 31.Santo André – 41 pontos 32.Brasiliense - 41 pontos 33.Lusa – 38 pontos 34.Ipatinga – 35 pontos 35.Santa Cruz - 28 pontos 36.América/RN – 17 pontos
Por Juca Kfouri
Exercícios sem obstinação é o que recomenda o personal trainer Éder
Ele explica que primeiro tem de ter uma regularidade nos exercícios e fundamentalmente o “aluno” deve passar por avaliação médica. Na academia, o aluno responderá um relatório chamado anamnese que caracteriza o condicionamento do indivíduo. Os testes de carga tanto em aparelhos quanto em níveis aeróbicos são alguns dos aspectos verificados. “Sempre respeitando os seus limites e obedecendo as regras. Só assim irá alcançar os resultados almejados”, orienta o professor de educação física e treinador de futsal.
Éder destaca que um primeiro “choque visual” não é motivo para correr para a academia e salienta que o ideal da beleza deve ser, sempre, inferior a necessidade de uma melhor saúde e não deve ser uma obstinação. Outro fato, que o professor destaca se refere à compleição óssea (esqueleto) que diferem de pessoa para pessoa e por conta disso cada um tem seu chamado “peso ideal” e consequentemente os programas de exercícios nunca serão os mesmos. “O respeito à individualidade biológica deve ser mútuo tanto de aluno como do professor”, justifica o instrutor que já foi professor de musculação e personal trainer de atletas de alto rendimento como o volante Sananduva do Inter de Santa Maria. “Trabalhamos por 8 meses depois que ele veio da Grécia”, conta.
O gaúcho de Palmeira das Missões ressalta que as academias ao ar livre são uma boa opção e viraram tendência nos últimos anos e são ideiais para quem quer iniciar as atividade físicas, mas lembra que os cuidados devem ser respeitados tanto como se fossem numa academia que tem a presença de um instrutor. “Tudo tem que ser seguido à risca e partindo disso acredito que não faça mal. Devemos valorizar a iniciativa de implementação das academias ao ar livre e aproveitar, pois a atitude motiva as pessoas a praticar exercícios físicos mesmo que fiquem distantes pela biomecânica dos aparelhos, visto que, a capacidade de se adaptar as mais diferentes formas humanas possibilita essa segurança”, explica.
O instrutor observa ainda que o jogador precisa de um estímulo diferente, tanto de força quanto de volume e que as pessoas não devem se comparar a eles. “Uma pessoa comum não tem a necessidade de ter o seu corpo como ferramenta de trabalho”, assegura. Cada um tem de ter a clareza dos seus objetivos e possíveis limitações”, completa o treinador que chegou a ser contratado pela diretoria do Inter futsal Uniplac para dirigir o clube na Primeira Divisão do Catarinense de Futsal nesta temporada. Não chegou a estrear. O time lageano foi pego de surpresa com a desclassificação na segunda fase.
Capivari Futsal é Campeão Catarinense
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Seleção Brasileira encerra temporada 2009 com vitória
Assim como no primeiro jogo, em Natal (RN), a Seleção Brasileira iniciou pressionando, dando pouco espaço ao adversário. Ofensivo, o time brasileiro abriu três a zero com menos de dez minutos de bola rolando Ciço, duas vezes, e Cabreúva marcaram os gols.
Em vantagem, os comandados do técnico Marcos Sorato diminuíram o ritmo na segunda metade da etapa e deixaram o adversário crescer no duelo. Santander, em jogada individual pela ala esquerda, carimbou o travessão do goleiro Tiago.
Contando com o apoio da torcida paraibana, que lotou o ginásio Ronaldão, o Brasil seguiu melhor e, naturalmente, construiu a goleada diante da Seleção de Estrelas, que não conseguiu repetir a boa atuação do primeiro jogo.
Com menos de um minuto do período final, Wilde sofreu pênalti Vinicius cobrou forte, no alto, e converteu para aumentar a vantagem brasileira, 4 a 0. Menos de cinco minutos depois, o pivô Wilde, que ainda não havia deixado sua marca na noite, finalizou rasteiro, debaixo das pernas do goleiro libio 5 a 0.
Restando nove minutos para o apito final, Wilde avançou em velocidade pela ala esquerda e tocou para o ala Gabriel, livre de marcação, concluir com precisão para assinalar o sexto tento da vitória.
Nos minutos finais, o fixo Santander se lançou ao ataque e marcou o gol de honra da Seleção de Estrelas 6 a 1, resultado final em João Pessoa (PB).
Artilheiro da Seleção Brasileira de Futsal nos desafios, o pivô Wilde comentou os resultados. "Nosso saldo foi positivo, mas fomos melhor na segunda partida. Fico satisfeito pelos gols, mas muito mais pelas vitórias. Agora é seguir de volta para a Europa e continuar a temporada por lá", disse o pivô, autor de três gols nos jogos contra as Estrelas.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Brasil e Seleção de Estrelas voltam a duelar nesta segunda
Assim como no jogo em Natal (RN), é esperado um grande público no segundo confronto entre os dois selecionados. O canal pago SPORTV fará a transmissão ao vivo da partida.
Apesar da vitória, a Seleção Brasileira de Futsal não encontrou facilidade para derrotar a agremiação estrangeira, comandada pelos técnicos Fernando Larrañaga, da Argentina, e Mico Martic, da Croácia.
Para o ala e capitão Vinicius, ele e seus companheiros não irão encontrar facilidade no confronto na capital paraibana, mas o objetivo é encerrar a temporada com mais uma vitória.
Novamente iremos ter um desafio complicado pela frente, mas a tendência é que nosso time melhore, assim como o deles. Será um duelo equilibrado, onde a condição física poderá ser determinante no final?, declarou o camisa 7 do Brasil.
domingo, 27 de dezembro de 2009
A Seleção Brasileira de Futsal, hexacampeã mundial, realizou na tarde deste sábado (26/12) seu único treino antes da primeira partida diante da Seleçã
Atual campeão mundial, o selecionado comandado pelo técnico Marcos Sorato tentará se aproveitar da falta de entrosamento do adversário para conquistar mais uma vitória na atual temporada.
Com promessa de casa cheia, a Seleção Brasileira de Futsal está confiante para a partida. Sorato, que contará tanto com os atletas que atuam no Brasil, quanto com os que jogam no exterior, espera continuar invicto no comando da equipe.
Do outro lado, a Seleção de Estrelas, formada por quinze atletas, tem como ponto forte a defesa, que realiza uma marcação forte e segura.
Além disso, o elenco conta com valores individuais importantes, como: o goleiro argentino Santiago Elias, o pivô iraniano Vahid Shamsaee (capitão do time), o ala libanês Khaled Takaji e outros.
São esperados quase dez mil torcedores no ginásio Nélio Dias neste domingo. Na segunda-feira (28/12), às 20 horas, as seleções disputarão a segunda partida do desafio, desta vez em João Pessoa (PB).
A rede Globo de televisão transmitirá Brasil e Seleção de Estrelas ao vivo, amanhã (27/12). Em seguida, na segunda, a transmissão será feita pelo canal SPORTV.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Moitas e Ibirama ficam no quase
Os jogos:
Na cidade de Tubarão, o Moitas até tentou, saiu na frente, mas cedeu a virada para o Capivari. Final: 2 a 1.
Já o Ibirama, vencia o duelo até 3m15s para o final. Resultado este que levava o jogo para a prorrogação. Mas, a Chapecoense marcou o gol de empate e o da classificação para a final: 2 a 2.
Brasileiros treinam antes do duelo em Natal
No trabalho, realizado no ginásio Nélio Dias (Natal RN), local do confronto deste domingo (27/12), às 10h45, o técnico brasileiro, Marcos Sorato, ensaiou algumas jogadas de canto e lateral.
Em seguida, o treinador realizou uma atividade de movimentação, onde todos os doze atletas estiveram presentes em quadra.
Por fim, foi disputado um coletivo, com duração média de quinze minutos.
Para o pivô Lukaian, que atua na Krona/Joinville/DalPonte (SC), a agremiação brasileira irá explorar a falta de entrosamento da Seleção de Estrelas.
O adversário tem qualidade individual, mas eles irão sentir a falta de ritmo de jogo e entrosamento. Sendo assim, iremos procurar impor nosso jogo, disse.
Seleção de Estrelas treina pela segunda vez
Logo após o treinamento brasileiro, o selecionado formado pelas estrelas estrangeiras entrou em quadra pela segunda vez no dia.
O objetivo da comissão técnica do time visitante é tentar diminuir o impacto negativo decorrente da falta de entrosamento dos atletas, oriundos de várias partes do mundo.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Karatê-dô de Fraiburgo Realiza Confraternização 2009 e Entrega do Troféu Vital..
Participaram aproximadamente 170 (cento e setenta) estudantes, pais, responsáveis, parceiros e torcedores da modalidade que tem representado Fraiburgo de forma diferente em diversos eventos de nível, municipal, regional, estadual e internacional.
A filosofia do Karatê-dô, estimulada pelo Shihan Paulo Mota e Sensei Simone Yonamine, faz com que a cada ano consigamos crescer enquanto seres humanos, antes de desportistas.
Destaques 2009.
ASSOCIAÇÃO HAYASHI-HA VITAL FRAIBURGO DE KARATÊ-DÔ – PROJETOS KARATÊ-DÔ CIDADÃO DO FUTURO e SEGUNDO TEMPO MACIEIRA / LIBERATA
Karatecas Campeões do Ranking 2009 –
Federação de Karatê Interclubes do Estado de Santa Catarina - FKIESC.
BRUNA PADILHA DA SILVA
KATA
BRUNO ORSATTO LANFERDINI
ELVIS DOS SANTOS MACEDO Bi-campeão Ranking Estadual
JEFERSON BUFFON Bi-campeão Ranking Estadual
JEFERSON ZAMPIERE
JONAS DE LIMA PALHANO Bi-campeão Ranking Estadual
KUMITE
LETICIA DOS SANTOS VARELA Bi-campeã Ranking Estadual
KATA
LUAN ESGANZELA Bi-campeão Ranking Estadual
KATA
2009
LUANA WALTER Bi-campeã Ranking Estadual
KATA e KUMITE
LUIZ ANTONIO LAUDELINO COELHO – Tri-campeão Ranking Estadual
MARCELO PIRES RIBEIRO
MICHELLE LOUISE BEONI DE ALMEIDA
TATIANA MONFROI Bi-campeã Ranking Estadual
Ranking Geral da FKIESC 2009
Campeão Geral: F.M.E. BALNEÁRIO CAMBORIU
Vice-campeã: HAYASHI-HA VITAL FRAIBURGO KARATÊ-DÔ
3.º Lugar: Associação INTECOM / CHAPECÓ
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009.
DIA.: 17/12 – 19h30min - Pavilhão Comunitário São Miguel
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Projeto Cidadão do Futuro
JEFERSON BUFFON
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Projeto Cidadão do Futuro
LUAN ESGANZELA
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Projeto Cidadão do Futuro
JACKSON MATHEUES DE SOUZA PIRES
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Projeto Cidadão do Futuro
MICHELLE LOUISE BEONI DE ALMEIDA
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Escolinha Centro
TATIANA MONFROI
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Escolinha Centro
LUIZ ANTONIO LAUDELINO COELHO
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Escolinha Centro
NICHOLAS PHELIPE GRIESHABER
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
APAFEC – Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – 06 anos de Parceria.
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
MICHELLE LOUISE BEONI DE ALMEIDA
Conquistou a 3.000ª medalha para o Karatê-dô de Fraiburgo.
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
SRA. MARIA ROSELI CORDOVA PEDROSO
VOVÓ DESTAQUE
“Amiga do Karatê-dô”
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
SRA. IVONE SALETE PIRES
VOVÓ DESTAQUE
“Amiga do Karatê-dô”
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
Professor Eroni Scolaro
“Amigo do Karatê-dô”
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
MARCELO PIRES RIBEIRO
Campeão Brasileiro 2009 – Classificado para Mundial
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
NICHOLAS PHELIPE GRIESHABER
Campeão Brasileiro 2009 – Classificado para Mundial
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
TATIANA MONFROI
Campeã Brasileiro 2009 – Classificada para Mundial
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
JEFERSON BUFFON
Campeão Brasileiro 2009 – Kata e Kumite Equipe – Classificado para Mundial
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
LUAN ESGANZELA
Campeão Brasileiro 2009 – Classificado para Mundial
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
PABLO HENRIQUE DO NASCIMENTO
Campeão Brasileiro 2009 – Classificado para Mundial
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
JONAS DE LIMA PALHANO
Campeão Brasileiro 2009 – Classificado para Mundial
TROFÉU VITAL PARA O ESPORTE 2009
NICOLE HELENA YONAMINE MOTA
5º Lugar – Campeonato Mundial WKF – Marrocos / 2009 – Categoria Cadete
Maiore detalhes podem ser obitidos na site da Agecon,cujo o link consta em nossa barra de blogs favoritos.Um grande Natal a todos.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Papai Noel existe?
Para dizer a verdade, hoje papais noéis existem.
Infelizmente.Estão por aí, espalhados pelas lojas, anúncios e tudo mais onde a intenção seja vender. simpáticos, aguentando o calor do nosso verão em suas roupas de inverno europeu, trazem em suas costas muito mais desastres que boas novas.
Alguns se dedicam, uma vez por ano, a amenizar o desejo artificialmente aflorado também nos menos favorecidos, que não podem mais que fantasiar o velhinho trazendo os presentes dos anúncios em suas casas.
O maior símbolo do consumo e desvirtuação do conceito natalino, de cuja falta o mundo padece o ano todo.
Gratidão pelo que está realizado ao passarmos por mais este portal, fé e coragem para as novidades que nos se descortinarão após.
Que a cada ano mais pessoas entendam que natal acontece todo dia, basta querer.
Que a idéia de pagar dois salários de uma vez e usufruir de tudo de bom que todos já sabem que advem disso se aplique a todos os meses do ano, por conquista ou porque alguém resolveu ceder e protagonizar a evolução, da qual todos colherão os frutos.
Que a disposição de se abraçar, se confraternizar, se compadecer, se mostre sincera e verdadeira em toda e qualquer época.
Que independente de tudo isso, possa se comemorar a consciência de que cada um de nós precisa desabrochar, manifestar a essência de seus sentimentos acima de quaisquer padrões, até mesmo os citados nesta mensagem.
c-o-n-s-c-i-e-n-t-e-m-e-n-t-e!
Paz e boa sorte pra você e para os seus.
No ano de comemoração dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin, relembremos sua notável conclusão sobre o ápice da evolução do homo sapiens ser a capacidade de distinção entre o bem e o mal.
Para Darwin, a mais sofisticada marca de evolução desta espécie é o altruísmo.
Chapecoense de volta a elite do futsal catarinense
A noite desta quarta quarta feira (23/12) ficará marcada na historia do futsal masculino Chapecoense, o empate em 2 a 2 entre a equipe de Chapecó e o Ibirama Futsal marcou a volta do salonismo Chapecoense a elite do futsal do estado de Santa Catarina, tornando assim a Associação Chapecoense de Futebol único clube catarinense a ter equipe na principal divisão tanto do futsal quanto do futebol.
O jogo de ontem foi muito equilibrado, a equipe visitante precisava de uma vitória no tempo normal para levar o jogo para a prorrogação, e ainda precisaria de outra vitória na prorrogação pra assegurar o acesso, já a Chapecoense q havia vendo fora precisava apenas de um empate, jogando bem o verdão saiu na frente com Diego aos 07’21”, melhor em quadra a equipe da casa chegava ao ataque fácil, mas em um erro de Chapecó Ricardo empatou aos 17’35”, no segundo tempo a equipe de Chapecó voltou desligado e aos 23’55” Rato marcou e virou a partida, o gol acordou o time da casa que partiu para cima, perdendo varias oportunidades mas jogando melhor, quando restavam menos de 5 minutos a equipe colocou em quadra o goleiro Géber para trabalhar com os pés, e o gol de empate saiu aos 36’45” novamente com Diego, o gol de empate fez o ginásio do SESC ficar pequeno para a imensidão de alegria do povo Chapecoense, após sofrer o gol Ibirama partiu para o goleiro linha mas Chapecó se fechou na defesa, o placar final de 2 a 2 coloca a Chapecoense na elite do futsal catarinense “essa vitória veio coroar todo o trabalho realizado durante o ano, éramos merecedores desse acesso” disse o treinador Agnaldo.
Agora a Chapecoense aproveita a parada de natal pra descansar e no domingo (27/12) inicia a disputa do titulo, o adversário será Capivari de Baixo que eliminou o Moitas de Ituporanga. A primeira partida será em Chapecó e a segunda em Tubarão, se for necessária a terceira partida também será no sul do estado. A Chapecoense decidiu liberar os atletas de fora e fazer a final com os jogadores da cidade “tínhamos vários jogadores de fora, eles precisavam passar o natal em casa e assim na haveria tempo deles irem e voltarem para jogar a final” disse o supervisor Ricardo Reche, o capitão Picolé ao final do jogo estava bastante emocionado “missão cumprida, vim aqui para fazer historia é minha segunda passagem pela cidade e mais uma vez cumprimos nosso papel” disse ele, agora a missão da comissão técnica e iniciar a renovação de contratos e contratação de novos atletas “já estamos contatando com jogadores e já conversamos com todos da equipe desse ano, mas ainda não temos nada acertado” disse o supervisor Ricardo Reche.
A final do campeonato inicio no domingo as 17 hrs no ginásio do SESC, para os jogos decisivo o treinador Agnaldo terá a disposição os jogadores, Onir, Geber, Rodney, Max, Gustavo, Thiago, Mayco, Xande, Roberto e Pedro, Dudu passará por uma avaliação e quem sabe possa atuar.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
O Ranking da Esquerda
Por ROBERTO VIEIRA
A eleição de Marta e Messi como os melhores do mundo prova que, pelo menos no futebol, a esquerda chegou ao poder.
Mas quais seriam os maiores canhotos da história?
Qual o ranking dos melhores pés esquerdos do futebol?
Excetuando-se Pelé, Di Stéfano e Bobby Charlton por serem ambidestros.
1. Maradona
2. Marta
3. Rivaldo
4. Puskas
5. Rivelino
6. Tostão
7. Gérson
8. Gento
9. Kempes
10. Messi
Por que Messi em décimo?
Porque ele é melhor que Resenbrink e Overath.
Por que Marta em segundo?
Porque falta um título mundial pra ela superar Maradona...
Você sabia?
Você sabia que a vitória de Lionel Messi no prêmio da Fifa foi a maior da história da premiação?
Pois é.
Eu também não sabia, mas Marcel Pilatti sabia e informou: o argentino livrou 721 pontos sobre o segundo colocado, o português Cristiano Ronaldo (1.073 pontos a 352).
A maior diferença até então aconteceu em 2005, quando Ronaldinho Gaúcho teve 956 pontos contra 306 de Lampard, diferença de 650 pontos.
Patrícia Amorim é empossada e garante: ‘Flamengo será maior do que é hoje’
O Flamengo tem, oficialmente, uma nova presidente. Em cerimônia no início da noite desta terça-feira, Patrícia Amorim recebeu o cargo de Marcio Braga na sede da Gávea. Com vestido vermelho, visivelmente emocionada e admitindo o nervosismo, a ex-nadadora tornou-se a primeira mulher a assumir a direção do clube mais popular do país.
Patrícia Amorim disse não ser 'mágica' e que vai estudar como reduzir a dívida do Flamengo
- Que meu coração rubro-negro pulse em cada um de vocês para que consigamos levar o Flamengo à grandeza que ele merece ter. Agradeço a todos que confiaram na capacidade do nosso trabalho. Sempre disse que ganharia a eleição e estou dizendo que o Flamengo será maior do que é hoje. Nós vamos conseguir isso – disse durante o discurso de posse.
Avisando que não será “mágica”, Patrícia pretende estudar a dívida de R$ 330 milhões para, então, saber como começar a reduzi-la.
- Nosso orçamento cresceu, mas a estrutura não. Temos que ajustar nossa casa. Meu compromisso é gerir o Flamengo de maneira profissional. Transparência é prioridade.
Após seis anos à frente do Flamengo, Marcio Braga se despediu exaltando as glórias de sua gestão, desejando sorte à sucessora e colocando-se à disposição para ajudá-la.
- Fomos tricampeões estaduais, conquistamos o hexa, fomos bicampeões brasileiros no basquete e obtivemos vitórias significativas no remo. Todos que alcançaram isso estão aos seus pés para lhe servir e fazer com que o Flamengo viva um novo momento. Estarei tão perto de você quanto o seu telefone.
Segundo colocado na eleição, o vice geral Delair Dumbrosck subiu ao palco para anunciar os entendimentos finais com o governo chinês para a conclusão do Ninho do Urubu.
- Estamos notificados pelo ministério dos Esportes para ir à China em meados de março para concluirmos o CT. É um projeto que não estamos fazendo para uma administração, mas sim para o Flamengo – disse Delair.
Patrícia Amorim também anunciou oficialmente alguns dos cargos da nova diretoria. O futebol, como informado anteriormente, continua sob o comando de Marcos Braz.
Cargos nomeados:
Vice de administração: Michel Levy
Vice esportes olímpicos: Cristina Callou
Vice presidente de futebol: Marcos Braz
Vice de Marketing: Antônio Henrique de Paula Brandão
Vice de Remo: Patrícia Amorim acumula
Procurador-geral: Rafael de Pino
José Nazareno Marcelino está fora do Catarinense 2010
Conforme Delfim de Pádua Peixoto Filho, que foi ao Caravaggio assistir a final do Regional da LARM, Nazareno foi reprovado nos testes. "Reprovado não apita", afirmou.
Delfim salienta que Nazareno só foi o melhor do Catarinense pois ganhou vários sorteios. "Ele é inteligente, mas precisa estudar mais e se preparar melhor para 2011".
Conforme o dirigente, cerca de 400 árbitros e auxiliares participaram dos exames físicos e teóricos, e 210 conseguiram aprovação.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Fifa. Marta é melhor do mundo pela 4ª vez
“Foi um ano perfeito para mim”, declarou Marta, emocionada. “Eu fiz minha estreia na liga americana, foi muito positivo. E de grande importância minha ida para o Brasil para dar uma ajuda à modalidade no País. Que não pare por aí e que a gente possa ver o futebol feminino como uma realidade”, disse a meia-atacante ainda emocionada. Ela fez questão de agradecer a Deus e frisar que ficou surpresa com a quarta premiação. “Muita coisa boa vem acontecendo constantemente na minha vida porque Deus permite. É inevitável me emocionar com tudo isso”, declarou Marta, em prantos.
De quebra, a jogadora do Los Angeles Sol, que ganhou a Taça Libertadores com o Santos neste ano, tornou-se a maior vencedora de prêmios da entidade máxima do futebol, batendo inclusive os atletas masculinos já congratulados. Marta recebeu quatro vezes o título, enquanto Zidane, Ronaldo e Prinz levaram em três oportunidades.
Marta alcança uma marca inédita: nenhum atleta jamais havia conseguido tal honraria por quatro vezes. Entre os homens, o atacante Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e o meia francês Zinedine Zidane (1998, 2000 e 2003) foram escolhidos três vezes. Entre as mulheres, Birgit Prinz foi a melhor também três vezes (2003, 2004 e 2005).
A decisão coroa o ótimo ano da brasileira, que retornou ao futebol nacional emprestada pelo Los Angeles Sol, dos Estados Unidos. Com o Santos, brilhou ao lado de Cristiane nas conquistas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América. Com a seleção brasileira, liderou a conquista do Torneio Cidade de São Paulo, na última semana, terminando como artilheira da competição, com sete gols.
“Estou realmente surpresa. É inevitável não se emocionar. O dia que eu parar de me emocionar, não vou mais sentir prazer em jogar futebol”, disse a jogadora, que agradeceu às companheiras de Los Angeles Sol, Santos e, especialmente, à seleção brasileira em seu discurso.
Marta já havia sido premiada nos Estados Unidos, depois de terminar com o vice-campeonato local com o Los Angeles Sol. Foi eleita a melhor jogadora da temporada, além de ser a vencedora da primeira edição do troféu Chuteira de Ouro no país. Para fazer história com sua quarta conquista da Fifa, a camisa 10 da seleção venceu adversárias altamente gabaritadas.
Indicada pela segunda vez ao prêmio, Kelly Smith é a primeira jogadora inglesa a atuar nos Estados Unidos - atualmente defende o Boston Breakers e foi vice-campeã europeia com a Inglaterra. Inka Grings foi indicada após excelente temporada. A jogadora se sagrou artilheira da Eurocopa feminina, vencida pela Alemanha. Além disso, venceu a Copa da Uefa feminina atuando pelo FCR 2001 Duisburg, atuando ao lado de Birgit Prinz, a maior estrela do futebol feminino alemão.
Kaká fora da eleição
O meia brasileiro Kaká, do Real Madrid, ficou de fora da eleição do melhor time do mundo em votação da Fifa e do FifPro (Sindicato Mundial de Jogadores Profissionais de Futebol) com mais de 50 mil jogadores pelo mundo. Esta foi a primeira vez que as duas entidades uniram-se para escolher esta seleção
Confira a seleção da Fifa: Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona- único brasileiro na lista), Vidic (Manchester United), Terry (Chelsea) e Evra (Manchester United); Xavi (Barcelona), Gerrard (Liverpool) e Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Fernando Torres (Liverpool).
Nada bom para o Alto Vale
As duas equipes da região que estão do Estadual da Primeira Divisão foram derrotadas nas partidas de ida das semifinais. Ambas jogaram em casa.
Em Ituporanga, o Moitas não foi páreo para a forte equipe de Capivari, que venceu o jogo por 4 a 1. Já na cidade de Ibirama, os donos da casa até tentaram, mas foram vencidos pela Chapecoense por 6 a 4.
Agora resta aos dois representantes do Alto Vale vencerem os jogos de volta no tempo normal e na prorrogação. Os duelos serão nesta quarta, ás 20h15, nas cidades de Chapecó e Tubarão.
Fonte: Esporte Alto Vale.
Um Calendário para a Copa do Brasil
Para tornar a competição mais democrática do país ainda mais popular e atrativa, molde seria a Copa da Inglaterra
Luis Filipe Chateaubriand
Quando a Copa do Brasil surgiu, em 1989, foi criada para que se pudesse dar chances aos pequenos clubes de disputarem uma competição nacional, com acesso direto à Copa Libertadores da América para quem obtivesse o título de campeão. Como se vê, desde os primórdios a competição pretende-se democrática.
É, portanto, por considerá-la democrática, que proponho que, sendo mais democrática ainda, possa incluir um número de participantes maior do que acontece atualmente. Em relação a isso, o norte deve ser a FA Cup, ou Copa da Inglaterra.
Tal qual na Copa da Inglaterra, proponho que o número de participantes seja o mais amplo possível. E, tal qual na Copa da Inglaterra, proponho que os jogos entre os clubes não sejam em esquema de “ida e volta”, mas únicos.
Objetivamente, a competição deve ser disputada em 10 datas, ou rodadas. Então, cabe indagar: como disputar a Copa do Brasil em 10 rodadas?
Devem participar do certame 1024 clubes, quais sejam:
• Os 700 clubes profissionais brasileiros
• 324 clubes amadores, selecionados/convidados pela Confederação Brasileira de Futebol
Na primeira fase da competição, os 1024 clubes devem ser divididos em 32 grupos regionalizados, com 32 clubes cada um. Então, os 32 clubes são divididos em 16 chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Em seguida, os 16 clubes sobrantes são divididos em oito chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Logo após, os oito clubes sobrantes são divididos em quatro chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Em continuidade, os quatro clubes sobrantes são divididos em duas chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Finalmente, os dois clubes sobrantes confrontam-se entre si, em jogo único, até se ter o campeão do grupo (uma rodada). Ao final dessas cinco rodadas, tem-se o campeão de cada um dos 32 grupos regionalizados, que disputarão a segunda fase da competição.
Na segunda fase da competição, os 32 clubes jogam em sistema eliminatório. Desta forma, os 32 clubes são divididos em 16 chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Em seguida, os 16 clubes sobrantes são divididos em oito chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Logo após, os oito clubes sobrantes são divididos em quatro chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Em continuidade, os quatro clubes sobrantes são divididos em duas chaves de dois para, em jogo único, um clube se classificar (uma rodada). Finalmente, os dois clubes sobrantes confrontam-se entre si, em jogo único, até se ter o campeão da Copa do Brasil. Nesta segunda fase da competição, têm-se, novamente, cinco rodadas.
Como a primeira fase do certame tem cinco rodadas, e a segunda, outras cinco, em 10 rodadas, ou datas, disputa-se a competição. Essas 10 datas podem estar distribuídas ao longo de meios de semanas de parte de março, abril e maio de determinado ano.
Uma pergunta se faz mister, a partir da proposta apresentada: por que a disputa se dá em jogo único, ao invés de jogos de “ida e volta”, em cada subfase?
Dois motivos para tanto são apresentados.
Em primeiro lugar, ao se fazer jogo único, tudo é resolvido em 10 rodadas e, se os jogos se fizessem em “ida e volta”, deveria haver 20 rodadas. Para se ter um calendário racional, recorrer-se ao menor número de rodadas para se realizar as competições parece algo benéfico.
Em segundo lugar, se os jogos são únicos, e não em sistema de “ida e volta”, já que cada subfase é disputada em eliminatórias simples, todos os jogos são decisivos! Ou seja: ao final de cada jogo, sempre há um clube classificado - e um clube eliminado, obviamente. Dar um caráter decisivo a cada jogo parece também ser benéfico, um atrativo tanto em termos de bilheteria, como em termos de audiência.
Mas, ao se fazer jogo único em cada subfase, e não jogos de “ida e volta”, outra pergunta faz-se necessária: onde cada jogo será realizado?
A ideia é que, para cada jogo, haja um sorteio entre os clubes que jogarão. O clube que vencer o sorteio decide se prefere jogar com o mando de campo – e, neste caso, concede a vantagem do empate para se classificar à agremiação com quem se confrontará –, ou se prefere jogar com a vantagem do empate – e, neste caso, concede o mando de campo ao seu adversário.
Um exemplo: imagine-se que o jogo seja Palmeiras x Icasa, do Ceará. Procede-se o sorteio, e há quatro opções, a saber:
• Icasa ganha o sorteio e opta por jogar com o mando de campo. Neste caso, o Palmeiras pode empatar para classificar
• Icasa ganha o sorteio e opta por poder empatar. Neste caso, o mando de campo é do Palmeiras
• Palmeiras ganha o sorteio e opta por jogar com o mando de campo. Neste caso, o Icasa pode empatar para se classificar
• Palmeiras ganha o sorteio e opta por poder empatar. Neste caso, o mando de campo é do Icasa
O signatário desta proposta considera que, sendo assim, dá para se fazer cada subfase em jogo único, e não em jogos de ida e volta. Afinal, se está concedendo uma vantagem para cada clube (ou jogar podendo empatar, ou jogar com o mando de campo), o que é justo. De quebra, essa metodologia elimina a necessidade de se decidir a vaga em prorrogação ou pênaltis.
Enfim, essa é a Copa do Brasil proposta.
*Luis Filipe Chateaubriand é autor do livro 'Futebol brasileiro: um projeto de calendário', pela editora Publit (www.publit.com.br).
Estava faltando este artigo.
Ética e transformação social das Instituições
Reina uma crise plural: política, econômica, ecológica, ética, das Instituições etc. Urge recriarmos a vida com relações éticas e estruturas de fraternidade ou a crise plural que atravessamos nos levará ao abismo. Como vivenciarmos relações éticas que viabilizem (mais do que transformação) a transfiguração das instituições?
Instituições são organizações criadas para organizar e gerenciar a convivência humana em sociedades mais complexas. Nas sociedades mais simples não há tanta necessidade de institucionalizar a vida social, mas a cada dia aumenta a complexidade do conviver. As instituições têm um início, muitas vezes libertador, mas com o passar do tempo, ao se desenvolverem, vão se enrijecendo e iniciam um processo de traição de seus princípios e inspirações originais. Assim acontece com todas as instituições, salvo exceções.
Se uma instituição não funciona bem, ao invés de voltarmos aos princípios originais, ou até mesmo ver se não seria melhor sua extinção – como é o caso do Senado no Brasil -, muitas vezes, cria-se uma outra instituição para remendar a primeira. Exemplos não faltam: excesso de controladorias, auditorias, comissões parlamentares, órgãos de assessoria, de fiscalização etc. É fiscal para fiscalizar fiscal, lei para fazer valer outra lei e ... No entanto a criação de diversos órgãos auxiliares, de conselhos, não tem sido eficaz para resolver o problema da crise institucional moderna que inclui corrupção, opressão e descrença nas próprias instituições.
Há questões de fundo que solapam as instituições. Por exemplo, a perda de valores morais, o apego a coisas supérfluas, a incapacidade de confiarmos na nossa capacidade de resolver socialmente nossos problemas, o que nos faz transferir para outros essa tarefa. Isso se sente no excesso de processos na justiça, na desvalorização da experiência histórica, no consumo exacerbado, no individualismo, na absolutização da tecnologia, no descaso com os empobrecidos e na devastação da biodiversidade.
Ética é uma categoria análoga, não tem conceito único. Aqui, optamos por entender ética como um jeito de conviver que encarna a regra de ouro: “Não faça aos outros aquilo que não quer que lhe seja feito”. Ou seja, mais do que um pensar ético, um agir ético é imprescindível para realizarmos o desafio de transfigurar as instituições e as pessoas.
Quatro pontos, vivenciados pelas CEBs – Comunidades Eclesiais de Base - e pela Via Campesina, são imprescindíveis para um agir ético de forma a contribuir para o processo de transfiguração das instituições. Pensar e agir
a) a partir do empobrecido - Karl Marx dizia que “o lugar social determina o lugar epistemológico”, ou seja, nossos olhos, em última instância, não estão no nosso rosto, mas nos nossos pés. Pensar e agir a partir do empobrecido – pobre, mulher, negro, indígena, criança, idoso, deficiente físico e/ou mental, governado, divorciada, mãe Terra, irmã água, biodiversidade, outra religião/igreja etc - do enfraquecido, do pequeno - é encarnar a regra de ouro.
b) de forma coletiva e participativa - Ninguém é dono da verdade, que deve ser uma busca conjunta. Envolver a todos na participação é vital. Discernir em mutirão.
c) a partir de toda a biodiversidade - Superar assim o antropocentrismo. Agir eticamente exige nutrir encantamento, veneração e respeito por todos os seres vivos. A luz e a força divina permeiam e perpassam tudo. Somos um elo vivo da grande rede da vida. Tudo no universo tem a ver com tudo em todos os pontos. Há uma inter-retro-dependência.
d) a partir de um modelo econômico justo e sustentável ecologicamente. Isso implica elevar a Economia Popular Solidária ao status de Política de Estado e coluna mestra da sociedade. Ser vassalo da idolatria do mercado e do capital é algo imoral e só aprofunda a crise das instituições.
A Via Campesina está mostrando como é possível transfigurar instituições ao fazer Política de baixo para cima e de dentro para fora. Age eticamente, ao defender a realização de reforma agrária, ao priorizar a agricultura familiar casada com a agroecologia, ao exercer o poder de pressão para que o Estado cumpra sua missão.
As CEBs consolam os aflitos e afligem os consolados. Misturam cotidianamente fé e política, sagrado e profano, pessoal e social, céu e terra. Sem dualismos, buscam cultivar a unidade que há de reinar na imensa vastidão dos infinitos pontos que entrelaçam a vida.
As CEBs constituem-se ambientes de relações propícias, em que os negros, historicamente escravizados e oprimidos, resgatam sua consciência de herdeiros da liberdade, reforçam sua autoestima e dignidade, cultivam suas raízes culturais e podem se sentir povo amado por Deus. Da mesma forma acontece com os indígenas, com as mulheres, os sem terra, deficientes, favelados, amasiados, divorciados, recasados etc. Todos os excluídos são considerados “convidados de honra” à mesa da partilha na Comunidade Eclesial de Base.
Por isso vemos as CEBs e a Via Campesina como inspiradoras de um agir ético que transfigura instituições.
Ipatinga, MG, 28 e 29/11/2009.
(Publicado na Revista CAMINHADA – Cuidar da Vida – Ecologia e economia – 7º Encontro Nacional de Fé & Política, Edição especial – 2009, p. 32.)
(*) Frei e Padre Carmelita, mestre
Congresso Nacional 1, Copa 2014 0
Comissão de Fiscalização da Câmara aprova por unanimidade relatório da Subcomissão da Copa de 2014
Por WILSON TEIXEIRA SOARES*
Relatório do deputado Paulo Rattes critica o governo federal e a CBF por não terem realizado um planejamento estratégico para o Mundial do Brasil
Brasília, 16 de dezembro. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou hoje, por unanimidade, o relatório da Subcomissão da Copa de 2014, de autoria do deputado Paulo Rattes (PMDB-RJ).
Intitulado "Brasil - Copa 2014: Desafios e Responsabilidades", o texto critica o governo federal e a CBF por não terem realizado um planejamento estratégico para preparar o Brasil para receber o Mundial de Futebol FIFA.
- A decisão da FIFA de estabelecer o sistema de rodízio para definir as sedes das Copas de 2010 e de 2014 antecipou a vitória da candidatura brasileira antes mesmo do presidente Lula assinar o Caderno de Compromisso da FIFA.
Havia, portanto, um confortável espaço de tempo para que os responsáveis pela realização do Mundial do Brasil levantassem os problemas a serem enfrentados, as ações a serem realizadas e quanto custariam aos cofres públicos - disse o deputado Rattes, depois da aprovação do relatório.
Autor do requerimento que criou, no dia 5 de março, a Subcomissão da Copa de 2014, para o deputado Paulo Rattes ficou claro que nem o governo federal nem a CBF se prepararam adequadamente para as demandas naturais decorrentes do direito de sediar o Mundial.
O que, segundo ele, ficou evidenciado na medida em que os requerimentos da Subcomissão encaminhados à Casa Civil da Presidência da República e aos ministérios das Cidades e do Esporte solicitando informações pontuais sobre ações e custos para a realização do evento foram respondidos evasivamente.
- Ficou claro para os integrantes da Subcomissão da Copa de 2014 que o governo federal acordou tardiamente para a necessidade de saber quais as verdadeiras necessidades dos estados e das cidades-sede onde a Copa do Mundo será disputada. A prova disso é que, até hoje, o governo federal não conseguiu informar quanto gastará, por exemplo, em mobilidade urbana, obras de infraestrutura aeroportuária, saneamento básico e transporte público - afirmou Rattes.
Em seu relatório, o deputado critica, também, a CBF.
Segundo ele, ao contrário da África do Sul, que optou por um modelo transparente de organização, envolvendo a Federação Sul-Africana de Futebol, o governo, organizações sindicais, o empresariado e as comunidades locais, o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 "constitui, na verdade, um pequeno enclave, sob a regência do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
- Esse fato ficou evidente, na medida em que tanto o presidente da CBF quanto o presidente do Comitê Organizador Local da Copa de 2014, Carlos Langoni, apesar dos reiterados convites da Subcomissão, negaram-se a comparecer à Câmara dos Deputados para debater as necessidades do país para realizar, adequadamente e sem gastos abusivos, o Mundial - criticou Rattes.
Ressaltando que o sentimento dos integrantes da Subcomissão da Copa é de preocupação, em virtude de o governo federal não ter, até hoje, divulgado dados substantivos sobre quanto custará o Mundial, Paulo Rattes salientou o o risco de os aeroportos brasileiros não terem capacidade para suportar o aumento da demanda turística internacional que ocorrerá em julho e agosto de 2014, estimada em pelo menos 500 mil turistas.
Rattes salientou, no texto aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que "o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Márcio Molo, assegurou, em audiência pública realizada pelas comissões de Viação e Transportes e de Desenvolvimento Urbano, que as empresas aéreas preveem a possibilidade de o Brasil viver uma nova crise aeroportuária".
Essa crise, segundo o SNEA, a persistir a situação atual dos principais aeroportos do país, ocorrerá em 2013, ano da Copa das Confederações.
Na conclusão do relatório, o deputado Paulo Rattes recomenda ao Poder Executivo que crie uma Comissão Organizadora da Copa de 2014 integrada por representantes dos governos federal, estaduais e municipais, do Congresso Nacional, de entidades independentes e representativas da sociedade civil, da indústria e do comércio, de entidades sindicais, da CBF, do Ministério Público Federal, dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios e, também, da Controladoria Geral da União (CGU).
Ele também recomenda que o levantamento elaborado pela Associação Brasileira de Infraestrutura de Bases (ABDIB) para o Ministério do Esporte e a CBF, encaminhado à presidência da República no mês de agosto, seja finalmente apresentado ao Congresso, para que a sociedade fique sabendo quanto custará para a Nação organizar a Copa de 2014.
O relatório sugere, ainda, que as ações e gastos federais com a Copa de 2014 sejam identificados no Orçamento Geral da União; que seja elaborado e divulgado pelo Poder Executivo estudo realizado por instituição internacional sobre os legados pretendidos com a realização da Copa; e que sejam concedidas pela Receita Federal às micro e pequenas empresas nacionais que, na condição de terceirizadas, comercializarão produtos e serviços relacionados com a Copa de 2014 as mesmas facilidades fiscais que serão oferecidas à FIFA.
*Wilson Teixeira Soares é jornalista e assessor da Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Cadê a árvore?
A árvore de R$ 3,7 milhões desapareceu misteriosamente na noite de sexta-feira. Florianópolis, pelo menos por uma noite, perdeu seu bem mais precioso dos últimos tempos.
E ninguém sabe explicar o que aconteceu para a escuridão repentina. O Prefeito virou Conceição, ninguém sabe, ninguém viu, sumiu. O secretário Cavalazzi e o vice-prefeito não sabiam de nada e a Celesc desconhece qualquer tipo de problema na rede elétrica da Beira-Mar. Tanto dinheiro e descaso total. Depois esse povo vem prá mídia com aquela cara de vaca atolada jurar inocência e se fazer de vítima da “oposição”.
Fifa anuncia hoje o melhor do mundo e Kaká é candidato
Sobre a lesão comenta que está avançado na fisioterapia, e já voltou a correr. “ Vou aumentando a intensidade. É provável que eu treine alguns dias no CT do São Paulo, mas seriam poucos dias, porque dia 28 já tenho de estar de volta à Espanha”
Em se tratando de Copa do Mundo, Kaká acha o grupo do Brasil um dos mais difíceis. Os brasileiros vão enfrentar os portugueses, a seleção da Costa do Marfim e a Coreia do Norte. “ Tomara que a Coreia não queira ser a surpresa da Copa.
E em Copa não se escolhe adversário. A Costa do Marfim tem muitos jogadores na Europa, Portugal teve dificuldade para se classificar, mas também tem ótimos jogadores... Aqui na Espanha os torcedores e jornalistas apostam muito na Espanha. Acham que é a grande favorita, que joga o futebol mais bonito”, finalizou o jogador, mostrando preocupação com a Copa do Mundo.
PORQUE EU DEVO MALHAR PERNAS?
Geralmente os homens adoram treinar somente a parte superior do corpo, mais exatamente, peito, peito , peito, braço, braço, braço.
E acabam por esquecer um importante músculo para o seu desenvolvimento: as pernas!
E assim tornam-se verdadeiros homens sorvetão!
Bom pra começar, as mulheres adoram nos ver com pernas fortes também,e por ser um grande músculo, ele desencadeia uma liberação extra de hormônios, principalmente com os exercícios compostos tipo, agachamento ou leg press.
Estes exercícios são muito importantes para a sua estrutura corporal, estimulam o sistema nervoso central e a liberação dos hormônios anabólicos, tipo testosterona, assim com a liberação de GH quando adormecemos.
O corpo é um conjunto e como tal deve ser totalmente trabalhado, portanto acrescente o treino de pernas a sua rotina, pois é tão importante quanto os outros músculos para o seu desenvolvimento.
Treine com dedicação, alimente-se e durma bem, são os famosos segredos para ter o corpo forte e saudável.
Grande abraço a todos!
ADRIANO RODRIGO SCHMITZ
PERSONAL TRAINER
CREF 05865-G/SC
A questão da justiça esportiva brasileira não é geográfica
O senador Osmar Dias (PDT-PR) resolveu jogar para torcida.
Para a torcida do Coritiba.
E propôs que o STJD se mude do Rio de Janeiro para Brasília.
Como se a Capital Federal fosse garantia de bons modos, e não exatamente o contrário como se vê no Senado presidido por Sarney.
Ou na Câmara de Temer e no governo de Arruda, para não falar da casa da Dinda, ou dos mensalões dos tucanos, dos petistas, dos demo e por aí afora.
A solução para a Justiça Esportiva é de outra ordem.
Passa por concursos para os auditores e por tribunais de penas, com ritos sumários, como se faz na Copa do Mundo, pela Fifa, e ninguém chia, nem recorre, nem exige direito de defesa, do contraditório, ou pede efeito suspensivo.
É claro que por ser no Rio, a tendência é a do STJD ter mais gente da cidade, gente que não se constrange a julgar casos que envolvem o time do coração dela e é claro que se fosse em Brasília menos gente gostaria de fazer parte do circo.
Mas não seria a solução.
Porque o STJD é a mais perfeita herança da tradição bacharelesca e cartorial que caracteriza os usos e costumes de nossos colonizadores há mais de 500 anos.