domingo, 31 de janeiro de 2010

Jornalismo Festivo

Por:Mario Medaglia

Tem uma coisa que me incomoda muito no jornalismo esportivo de hoje que é essa cobertura festiva, recheada de oba-oba, independente da modalidade. Claro que o futebol é a maior vitrine para essa relação promíscua que se estabeleceu entre jornalistas e fontes, intimidade incomum, inadequada e bem visível quando se trata de material veiculado principalmente por televisão e rádio. Os programas de debates, às centenas por esse país futebolístico, expõem outra face, a que pertence ao segmento da mídia impressa.

São poucos os repórteres, comentaristas ou narradores que resistem à tentação de uma boa puxada de saco, em prejuízo da informação, das perguntas pertinentes, reproduzindo inverdades ou situações mais próximas da ficção.

Há grandes especialistas nesta fórmula que toma conta do jornalismo esportivo brasileiro. Nem é preciso citá-los individualmente, são bastante conhecidos do ouvinte-telespectador-leitor. É uma praga que se espalhou pelas redações do país inteiro. Alguns jornais, raros programas de televisão, número menor ainda em se tratando de rádio, escapam dessa mania nacional.

O passionalismo do torcedor impede maiores reflexões sobre o assunto. Elogios ao seu time e seus ídolos acomodam arquibancadas, dirigentes e profissionais envolvidos com o meio futebol ou modalidades que margeiam o dia a dia do noticiário esportivo. A crítica, mesmo que isenta e bem intencionada, provoca efeito contrário. Tem gente que já apanhou ou foi ameaçado de morte por emitir opiniões livres de paixões, deixando a festa e o foguetório para os torcedores de carteirinha. São chamados de ranzinzas, “do contra” e acusados de torcerem pelo adversário.

Tostão escreveu esta semana na sua coluna da Folha de São Paulo abordagem parecida com a que faço aqui, mas com a mesma conclusão: “O jornalista tem de estar perto da fonte e das notícias e, ao mesmo tempo, ter um distanciamento crítico”. Nosso distanciamento na realidade é outro, bem longe do que deveria ser uma regra e se transformou em honrosas exceções.

Erechim recebe domingo o primeiro Gre-Nal do ano

Gremistas estão em festa, pois o Internacional não contará com D’Alessandro. Uma joelhada no rosto vai deixar o meia sem atuar por dois meses. Esse será o quinto jogo pelo Gauchão, porém para os Colorados será somente a segunda partida da temporada, pois nas três primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho o time B é que entrou em campo.

“É um jogador de qualidade. O time do Inter vai perder e isso é muito bom para a gente. Ele pode decidir uma partida”, opinou o atacante Jonas. D’Alessandro será substituído por Giuliano. A intenção do técnico Jorge Fossati era utilizar os dois juntos diante do Grêmio. Como não será possível, Andrezinho e Taison brigam pela última vaga no time. Desde sua chegada ao Inter, em 2008, o argentino D’Alessandro disputou sete Gre-Nais, tendo perdido somente uma vez, vencido quatro e empatado em duas oportunidades. “Ele é um jogador decisivo, que desequilibra. Mas o Inter tem elenco forte, quem entrar buscará seu lugar.

Qualidade eles têm bastante”, comentou o goleiro Victor.


Mesmo assim será um teste para os dois clubes. O recém-chegado Jorge Fossati encarará, em seu segundo duelo à frente da equipe, um confronto que poderá ditar o humor dos colorados em relação ao seu trabalho. A situação de Silas é semelhante. Contra si, o comandante gremista leva quatro atuações abaixo da expectativa, onde os pontos foram conquistados após grandes esforços. Como vantagem, ele possui o conhecimento da pressão existente num encontro entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. No começo da década de 90, quando ainda era jogador, Silas disputou quatro Gre-Nais, todos com a camisa colorada. Seu desempenho foi satisfatório, com três empates, dois deles pela Copa do Brasil, que levaram o Inter à final após decisão por pênaltis, e uma vitória.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Definidas ações para o Futsal

A direção da IACC/Águia Seguros/UNIMED Concórdia esteve reunida na noite desta quarta-feira, nas dependências da Ser Sadia discutindo ações para viabilizar financeiramente a temporada 2010. Uma das decisões é que a partir
da segunda quinzena de fevereiro já estará à disposição do torcedor o carnê ingresso. O carnê custará R$ 150 reais e dará direito ao portador de assistir todos os jogos da equipe em Concórdia e concorrer a um carro zero quilômetro. Outra decisão na reunião é que o clube apoiará uma promoção da União Municipal das Associações de Moradores - UMANC. A entidade deverá realizar o evento neste primeiro semestre e sorteará 10 prêmios como:


Computador, Notebook, Forno microondas, três TVs LCD 42 polegadas, Três motos e um carro zero quilometro.

O presidente da ACF, Serginho Primam, diz que estas ações são importantes e servem para ajudar na questão financeira, já que, o clube fechou 2009 com dívidas e teve de fazer empréstimo para quitá-las. "Mas temos que correr atrás da máquina, pois, pelas nossas estimativas em março a nossa dívida deverá estar em torno de seis a 10 mil reais a mais do que a nossa receita mensal", afirmou Primam.

A direção está visitando empresas em busca de apoio financeiro, seja através de patrocínio ou na venda de placas que estarão no Centro de Eventos nos dias de jogos.

Na noite da um quarta-feira foi anunciada a permanência do ala Éder. Como o atleta é vinculado a Malwee e a parceria com a IACC/Águia Seguros/UNIMED Concórdia continua, o ala fica por mais uma temporada em Concórdia.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Notas esportivas do dia 29 de janeiro Taça Lages Futsal

Taça Lages de Futsal. Hoje a partir das 19h30min, mais seis jogos movimentam os ginásios Ivo Silveira e Jones Minosso. No Ivo, se enfrentam, às 19h30min, Criciúma x KTK Brindes/Stillos Decorações, às 20h30min, entram em quadra DMC Papéis/ Correia Pinto x Joalheria Nova Pérola e às 21h30min os adversários são Super Casa Nossa x Inter/Honolulu/Uniplac Futsal (21h30). No Minosso, às 19h30min, 4You/Colégio Energia/Blog Tri de Trez xPanificadora FCN/Movimento, às 20h30min, Gerdam x CME Cerro Negro e às 21h30min, Mecânica Mecatel x ACBV fecham a rodada.

Últimos resultados (quarta-feira - 27), pela Chave C, o Morphos/Bella Janella venceu pelo marcador de 7 a 5 o Mecânica Rosa Futsal. No segundo jogo da noite o Madelages perdeu por 3 a 2 para o Vila Maria/Paraquedas Bar. O Vancar/Boi na Brasa/Vidrosul marcou os três primeiros pontos na Chave E, ao vencer por WO o CME de Lontras, devido à quebra do veículo que trazia os atletas para o município de Lages.

No Minosso também foram três jogos. Os jovens atletas do ADR Camões não tomaram conhecimento do Pizzaria Veneza e venceram por 5 a 1, destaque para o jovem "Gui", que deu o passe para os cinco gols da equipe. O Clube Atlético Unibol também estreou com vitória, bateu por 6 a 5 o Bebidas Andrade/Pizzaria Johann. Na sequência da noite aconteceu o clássico regional, entre CME Urubici e Esquadrias Godoy. O jogo terminou antes do tempo regulamentar, com 31min25seg de bola rolando, devido a uma queda de luz na região adjacente ao bairro da Várzea. Os árbitros Beto e Diego Pereira aguardaram os 30 minutos que regem a regra e encerram a partida, que terá continuidade na próxima semana. O CME Urubici vencia o jogo por 4 a 2.

Fonte:Correio Lageano

Seara pode ficar fora da Copa Santa Catarina

A diretoria do Futsal Seara continua trabalhando na montagem da equipe para 2010. Segundo o técnico Murilo Somensi, o Xavatina, confirmados estão Nano, que renovou, e Airton e Wilson que vem de São Bento do Sul. Zezinho, que estava em Chapecó, deve retornar: dois atletas do São Bento também interessam ao time searaense que fez proposta também para Guinho, ex-Xaxiense.

Deixaram a equipe Teixeira e Joari, que foi para a Chapecoense. Ainda não está confirmada a participação na Copa Santa Catarina, pois nenhum patrocinador renovou com a equipe. Na segunda-feira, o técnico Xavantina viajará para Rio do Sul onde assistirá o torneio Brejeiros da Madrugada, na tentativa de contratar jogadores para a equipe.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

XI CONGRESSO NACIONAL DE FUTSAL

Acontece neste final em Guarapari,no estado do Espírito Santo,sudeste brasileiro,o décimo primeiro congresso nacional de futsal,que terá em sua grande maioria de participantes,profissionais da arbitragem,Presidentes de federações,dirigentes e outros.

O Congresso é um evento esperado já a bastante tempo por todos os árbitros,do estado tanto que a Ascofutsal,entidade que representa toda a arbitragem, catarinense de futsal,locou um ônibus especialmente para este evento.

Como todos sabem,a arbitragem fraiburguense não vive seus melhores momentos já a bastante tempo,e sabendo disso um dos poucos árbitros que temos e que podemos dizer é de confiança estará neste evento.É claro que estou falando de Ademir Torri,que hoje é sem dúvida nenhuma o melhor árbitro de Fraiburgo,um dos melhores da região e mesmo não tendo mais idade para apitar jogos da federação catarinense de futsal,tem moral com árbitros de todo o estado,e é claro não podemos esquecer que é pai da única arbitra Fifa que o Brasil possui que é Giseli Torri.

Conversando com ele está semana,disse que suas expectativas são as melhores possíveis,colocando apenas como um pequeno impecilio o fato de estar apitando a Oliza em Fraiburgo,ter que viajar a capital do estado,e de lá enfrentar quase vinte horas de estrada até a cidade sede do evento,mais também disse que o cançasso da viagem é superado devido a magnitude do evento.''vou buscar o máximo possível de novas informações,para podermos atualizar nossos árbitros da liga de Fraiburgo''.

Ademir á está hora já está na estrada a caminho de Florianópolis,e junto com uma delegação de quase cinquenta árbitros embarca a no final da tarde as 18:00 hs,e devem chegar em Guarapari amanhã no final da tarde,já que antes dão uma pequena parada no Rio de Janeiro para conhecer alguns pontos turísticos, como por exemplo o Maracanã,que será o palco da final da 2014,que se Deus quiser e ele quer será o Brasil contra Argentina.

Assim que Ademir retornar no inicio da próxima semana,trarei todas as noticias deste evento,que não é só importante para a arbitragem local ou do estado e sim para o futsal nacional.

CBFS divulga calendário para 2010

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou o calendário de competições para a temporada 2010. A reestruturação nas formas de disputa das competições nacionais promovidas pela entidade entra em vigor em 2010.

A bola rola nas quadras do Brasil a partir de março, quando será disputada a quinta edição da Superliga. A competição, que ocorrerá em Betim (MG) entre os dias 2 e 7 de março, reunirá os campeões das Ligas Regionais, na temporada passada, além dos dois primeiros colocados da Liga Futsal 2009: ACBF (campeão) e Malwee (vice).

Já na semana seguinte, os campeonatos nacionais começam a ser movimentados dentro do novo formato, que prevê a segmentação dos clubes e seleções estaduais por divisão.

A proposta aprovada muda radicalmente o formato de disputa das Taças Brasil e Campeonatos Brasileiros de Seleções, em todas as suas categorias (sub-15, sub-17, sub-20 e adulto), tanto no masculino quanto no feminino. A partir deste ano, as competições nacionais serão realizadas em três divisões: Especial, Primeira Divisão e Segunda Divisão.

Com o estabelecimento de acesso e descenso entre as divisões. O calendário de competições nacionais e a forma de disputa dos certames serão alterados. Enquanto os Campeonatos Brasileiros de Seleções passam a ocorrer de quatro em quatro anos, em todas as suas categorias, as Taças Brasil de Clubes serão anuais. Cada divisão terá nove federações representadas.

Prazo para indicação de árbitros termina hoje

Termina hoje o prazo para que as Ligas entreguem a ficha de inscrição dos oficiais e árbitros que estarão a disposição da Federação Catarinense de Futsal neste ano.

Após essa data a Federação não aceitará mais nenhuma indicação. Já para o dia 9 de fevereiro foi marcada a reunião de organização da Copa Santa Catarina e do Campeonato Estadual da Primeira e Divisão Especial.

No encontro serão definidos os times que estarão no envento, bem como também na Copa Santa Catarina, torneio preparatório para o Catarinense.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Moitas confirma mais 4 reforços para a temporada

O Moitas Atlético Clube de Ituporanga acertou a contratação de mais quatro jogadores para a disputa do 35º Torneio de Verão da Associação Brejeiros da Madrugada que acontece a partir de segunda-feira, dia 1 de Fevereiro.

Vieram o pivô André que estava no Caçador, o ala Ezequiel do Praia Clube/Uberlândia, o fixo Cris que estava no São Miguel do Oeste e o ala esquerda Marcelinho do Joinville/Krona.

A equipe manteve o bom time que terminou em terceiro lugar no estadual da 1ª Divisão de 2009 com os goleiros Marcos e Cléber além de Gerson Paranhos, Graxa, Paraíba, Buraco, Banana, Pedrinho e também acertou com Japa que estava em Rio do Sul.

Além do Torneio de Verão a equipe de Ituporanga estará disputando a Copa Santa Catarina e confirmou presença na 1ª Divisão.

A diretoria não aceitou a vaga para disputar a Divisão Especial em 2010. Segundo um dos diretores, Deonízio dos Santos, a equipe ainda precisa de uma melhor estrutura com patrocinadores firmes e fortes para uma competição de tamanha importância e receber os melhores times do futsal catarinense na Terra da Cebola.

Jair Aguiar - Assessoria de Imprensa

Rodada do Catarinense com quatro jogos

4ª rodada do Campeonato Catarinense tem quatro jogos nesta quarta-feira. Às 19h30, Brusque x Joinville: às 20h30, Imbituba x Metropolitano, Chapecoense x Juventus e às 22h Criciúma x Avai. Na quinta-feira encerram a rodada Figueirense x Atlético de Ibirama às 21h50. O Atlético de Ibirama lidera a competição com 9 pontos ganhos, ou seja, 100% de aproveitamento. A Chapecoense está em sétimo lugar com apenas 3 pontos.

Hoje tem Taça Lages

Quatro jogos abriram a 1ª Taça Lages de Futsal de Verão. Um dos confrontos entre Inter/Honolulu/Uniplac Futsal e ACBV contou com o pivô Japonês. Ele está de férias em Lages até começar a Chave Ouro do Campeonato Paranaense, quando joga pelo Francisco Beltrão e a Liga Nacional. Hoje tem rodada.

"É muito bom poder atuar em casa, principalmente na estreia de uma competição que chegou com objetivo de revelar novos talentos e manter em atividade os desportistas no período de férias", comentou o pivô Daniel Mendes (Japonês), que vai jogar poucas partidas pelo Inter, pois brevemente deve se apresentar ao clube paranaense. Ele marcou dois gols dos cinco da sua equipe, que venceu por 5 a 1 o ACBV do Sargento Pacheco. "Jogamos sem goleiro oficial. Tínhamos dois inscritos e eles não apareceram, mas no próximo jogo vamos contar com dois novos goleiros e mais dois jogadores de linha", adianta Pacheco tentando explicar a derrota. Seu time volta a jogar nesta sexta-feira (29) contra a Mecânica Mecatel e vai pegar um time embalado, uma vez que o Mecânica Mecatel venceu o Super Casa Nossa, por 3 a 1, na segunda-feira.

No Ivo Silveira também teve rodada e foi lá a abertura oficial da competição, que reúne 28 equipes, sendo 17 de Lages, 10 da região da Amures e uma do Alto Vale. No clássico regional entre Associação Marka/Bastos e CME Campo Belo do Sul, equipes que disputaram o Estadual da 1ª Divisão em 2009, quem levou a melhor foi a torcida, que acompanhou um grande jogo. Campo Belo venceu por 5 a 2 os lageanos, que vieram à quadra com um time totalmente reformulado. "Essa foi a nossa segunda apresentação este ano, não contamos nem com a metade do nosso grupo. Na realidade a competição para nós é um laboratório, pois vamos promover várias experiências", destacou Zé Elias, treinador do Associação.

Mesmo com a vitória, o jogador e técnico do CME, "Maninho", destacou que a equipe atravessa um período de renovação, haja vista a jovialidade do grupo, que não ultrapassa a casa dos 20 anos. "Tivemos um melhor aproveitamento nas finalizações e isso servirá de motivação para o grupo", destacou.

Hoje, acontecem mais seis jogos da Taça que premiará os campeões das chaves Ouro e Prata com duas motos 0 km. No Ivo Silveira jogam, às 19h30min, Morphos/Bella Janela x Mecânica Rosa, às 20h30min, Vila Maria Paraquedas Bar x Madelages e às 21h30min, Vancar Móveis/ Vidrosul/Churrascaria Boi na Brasa x CME Lontras. No Jones Minosso: às 19h30min, Pizzaria Veneza x ADR Camões, às 20h30min, Bebidas Andrade/Pizzaria Johann e às 21h30min, Esquadrias Godoy x CME Urubici.

Classificam-se para a Chave Ouro os dois melhores colocados de cada grupo (sete no total), os dois menos pontuados disputam a Chave Prata. Na segunda fase todos os jogos são eliminatórios e as finais estão previstas para acontecer na última semana de fevereiro.

Fonte:Correio Lageano

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Congresso técnico do Torneio de Verão é nesta quinta

Será realizado nesta quinta-feira, dia 28, o congresso técnico do Torneio de Verão. O evento vai acontecer no Fabricenter, na BR 470, a partir das 20h. Nesta noite, os membros da diretoria da Associação Brejeiros da Madrugada vão apresentar as novidades para esta edição. Na sequência será realizado o sorteio das chaves.

Equipes confirmadas na categoria Adulto:

CME de Indaial
CME Agronômica
Moitas Atlético Clube (Ituporanga)
Berlanda/Ponte Alta do Norte
CME Ascurra/Cativa
Servimaq/Ibirama
CME Aurora; Liderlar/O Baratão/Santa Cecília
Colisão/Indaial
CME Agrolândia
CME Taió
CME Laurentino
CME Apiúna
CME Lontras
Internacional de Lages
FMD Rio do Sul

Festival de Futebol de Areia reúne 13 equipes na praça neste final de semana

Neste final de semana, nem a chuva impediu a prática esportiva da criançada. No sábado (23/01) os professores do projeto “Brincando nas Férias”, da Secretaria Municipal de Esportes, promoveram um Festival de Futebol de Areia na Praça Lauro Müller, reunindo 65 crianças, que formaram 13 times.

As crianças escolheram como nome para seus times os seguintes: Coiote, Osni Jacomel, Farmácia Becker, Tabajara, Chapecoense, Brasileirinhos, Milan, Manchester, CSK, Real Madri, Fuscão Branco, Avaí e Mengo.

Os três primeiros colocados receberam como premiação medalhas e foram eles:
1º Lugar – Osni Jacomel
2º Lugar – Avaí
3º Lugar – Fuscão Branco

“O objetivo da realização deste evento é fazer com que as crianças não fiquem nas ruas incentivando a prática esportiva, não somente como forma de competição, mas como lazer, diversão, integração e companheirismo entre eles”, ressaltam os professores Francieli Kunen e Lucas da Silva. “ Em nome de todos os professores que organizaram o festival ,agradecemos a Secretaria de Esporte e Lazer pelo apoio e incentivo em mais este evento” finalizam.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

104.9 – Tangaraense FM Comunitária, a novidade no ar!

Dentro de alguns dias estará no ar, a mais nova alternativa de rádio em Tangará-SC. Trata-se da 104.9 Tangaraense FM Comunitária que estará no ar em caráter experimental até o final da primeira semana do próximo mês, e definitivamente a partir da segunda quinzena de fevereiro. 104.9 Tangaraense FM Comunitária é fruto de mais de 11 anos de organização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

A principal novidade é que a 104.9, estará disponível na internet, o site está sendo construído pelo web-designer João Leandro Pereira da Silveira, veja proposta ao lado. Para garantir uma excelente qualidade a coordenação da 104.9 Tangaraense FM Comunitária tem realizado visitas técnicas em Rádio Comunitárias da Região, até a presente data duas foram visitadas a Maria Rosa em Curitibanos e a FM Campos Novos Comunitária.

Rádio Comunitária Tangaraense conquista outorga de funcionamento

Depois de 11 anos aguardando a licença de funcionamento junto ao Ministério da Comunicações, a Rádio Comunitária Tangaraense, da cidade de Tangará (meio-oeste de Santa Catarina), comemora a conquista da outorga concedida pela Secretaria de Serviços de Comunicações Eletrônicas.

O presidente da entidade mantenedora da rádio, Roberto Bohnenberger (foto), foi pessoalmente a Brasília buscar o documento. Participante do 1º Seminário Rede Abraço de Rádio Comunitária, encontro nacional que visa a formação das RadCom, ele lembra das dificuldades que passou até receber a autorização. "Fomos fechados pela Anatel, com uso da força da Polícia Federal, por quatro vezes.

“Eles vieram com camburões, entraram armado nos estúdio e levaram transmissor, mesa de som, todos os CDs e até os vinis doados pela população, Além da perda dos equipamentos, a rádio também recebeu multas que hoje somam mais de R$ 5 mil reais”. Lembra.

Fora do ar desde 2005, Roberto agora só pensa em voltar a colocar a rádio no ar. "Estamos fazendo um encontro de talentos da cidade para arrecadar fundos e comprar novos equipamentos", explica. A idéia é que até o mês que vem a emissora comunitária volte a funcionar.

Por: Juliana Bassetti, jornalista do Pontão Ganesha

NAPOLI/UNIARP/FME/CAÇADOR 2010

A EQUIPE DO NAPOLI/UNIARP/FME CAÇADOR JA COMEÇOU 2010 COM O PÉ DIREITO OBTENDO TRES VITÓRIAS EM ESTRÉIAS PARTICIPANDO DA TRADICIONAL COPA ZABLOSKI NA CIDADE DE FRAIBURGO ONDE PARTICIPA EM SETE CATEGORIAS:

FUTSAL: SUB 13, JESC, SUB 20, ADULTO LIVRE, FEMININO LIVRE, VETERANOS E FUTEBOL SUIÇO MASC.

A EQUIPE PARTICIPA DESTA COMPETIÇÃO COMO PREPARATIVO PARA OS CAMPEONATOS ESTADUAIS, ESPERANDO A FME VOLTAR AS ATIVIDADE NORMAIS EM FEVEREIRO ONDE APÓS ACERTAR DETALHES COM SEU PRESIDENTE INICIAR OS TREINAMENTOS DE TODAS AS CATEGORIAS.

Colaborou Assessoria de Imprensa.

Está na hora de criar a ANE

O Campeonato Brasileiro de 2005 vai ser eternamente lembrado pela intervenção do árbitro Edílson Pereira de Carvalho na manipulação de 11 jogos. Dentro desse contexto, a proposta de criação de uma entidade mediadora entre o interesse público e o privado ajudaria a garantir direitos e deveres das duas partes.

Está na hora de pensar numa Agência Nacional do Esporte (ANE). Para fazer o meio-de-campo entre o público e o privado, entre o cidadão e o governo.

É verdade que a idéia das agências não pegou direito no país. A velha história de sempre. Os governos tentam instrumentalizá-las, por mais garantias (ou exatamente por isso) de autonomia e imunidade que haja para seus integrantes. Foi assim no governo FHC e tem sido assim no atual, de Lula.

Mas a ideia é boa e seria um avanço para garantir os direitos do torcedor neste Brasil que tenta confundir o direito assegurado de autonomia das entidades esportivas (garantido na Constituição) com a farra do boi, como se o esporte fosse uma terra de ninguém.

O artigo que a garante, o 217, nasceu da natural preocupação dos legisladores devido à ingerência indevida do Estado no período da ditadura, mas acabou por se transformar numa carta de alforria às barbaridades cometidas por CBF, COB e seus apêndices.

Uma ANE, que de fato representasse a sociedade civil, seria instrumento poderoso contra os absurdos, funcionaria como um ponto de equilíbrio para definir responsabilidades no mundo do esporte. Por exemplo: a CBF, que sempre argumenta ser uma entidade privada, embora lide com uma das áreas mais públicas do Brasil, provavelmente não escaparia ilesa de mais um escândalo nas arbitragens.

Sindicâncias não seriam feitas por pessoas indicadas pelas próprias entidades que deveriam ser investigadas, como estamos vendo tanto na CBF quanto na FPF.

O Ministério do Esporte seria cobrado em seus deslizes, que têm sido muitos, como se vê a cada dia na imprensa de modo efetivo e rápido. Não se sentaria, como está sentado, há um ano num escandaloso episódio de liberação de verba para municípios e entidade (a UNE, controlada pelo PC do B do atual ministro) inadimplentes.

É claro que da democratização do país para cá já estamos mais que vacinados contra tudo que possa surgir como panacéia, pois aprendemos que nada tem tal efeito. Mas nem por isso devemos desistir de tentar aprimorar os mecanismos de controle e de influência da sociedade nos temas que lhe dizem respeito de perto.

Apesar de a esmagadora maioria da imprensa esportiva ter apoiado a decisão de anular os 11 jogos apitados por Edilson Pereira de Carvalho, a opinião pública, em não menor esmagadora maioria, ficou contra.

(Publicado na “Folha de S.Paulo” de 09/10/2005)

domingo, 24 de janeiro de 2010

Abra as asas sobre nós

O passe era a propriedade que os clubes tinham sobre o jogador de futebol. Ele acabou em 1995 na Comunidade Européia quando Jean-Marc Bosman venceu uma longa batalha jurídica pelo direito de jogar no time que lhe desse a melhor condição assim que seu contrato chegasse ao final, sem a necessidade de ressarcimento para o antigo time.

A entrevista do jogador belga Jean-Marc Bosman que a "Folha de S.Paulo" publicou no domingo, 25 de fevereiro de 1996, merece ser copiada pelos sindicatos de atletas brasileiros e distribuída a todos os seus filiados.

Trata-se de uma aula de como os métodos da cartolagem são semelhantes pelo mundo afora e de como o futebol pode ser modernizado.

Entidades que se julgam acima das leis, tentativas para comprar a consciência de quem luta pelos seus direitos e contra as injustiças, pressões as mais variadas e uma visão correta sobre o que é o futebol hoje em dia e sobre o seu futuro, tudo isso está contido na lúcida entrevista de Bosman.

Ele se queixa da falta de solidariedade de seus companheiros no início do processo, seis anos atrás.

Ele mostra que os grandes clubes europeus poderão começar a enfrentar as entidades dirigentes e que no mundo da rentabilidade não há mais espaço para o paternalismo.

E ele propõe até a criação da formação de um fundo financiado pelos clubes para a formação de atletas, agora livres para trabalhar onde quiserem no continente europeu.

Talvez nem seja necessário montar tal fundo.

No mundo do trabalho as empresas investem em formação e treinamento de mão-de-obra porque sabem que o retorno é garantido, embora o procedimento não garanta a permanência do empregado na empresa.

A discussão já chegou ao Brasil. Há quem ache, por exemplo, que a falta de limite para a concentração de jogadores estrangeiros pode acarretar a descaracterização do futebol brasileiro.

“O Campeonato Italiano era o melhor do mundo porque repleto de estrangeiros e a seleção italiana não ganhava nada”, argumenta o presidente da CBF.

Sobre passe livre, então, nem pensar.

Mas não é assim. Em primeiro lugar, porque a Itália que não ganhava nada foi campeã mundial em 1982, terceira em 1990 e vice-campeã em 1994.

Além do mais, mesmo que fosse verdade, certamente o torcedor prefere ver um campeonato nacional forte e cheio de atrações anualmente a ver sua seleção campeã a cada quatro anos.

O clube do coração é uma opção de cada um, uma escolha, diferentemente do país em que nascemos.

Antes de se dizer brasileiro, o torcedor rubro-negro diz, com orgulho, que é Flamengo – e aí não está nenhum sinal de falta de patriotismo ou coisa que o valha.

Quanto ao passe, só mesmo uma mentalidade escravagista pode achar razões para defender sua manutenção.

A União Européia de Futebol, a mais avançada de todas as entidades dirigentes, veja bem, a UEFA que briga hoje contra o autoritarismo da Fifa, passou anos acima das leis da União Européia, tentou comprar o silêncio de Bosman e agora teve de se curvar.

Esperar que os nossos cartolas tenham a sensibilidade de não brigar com os fatos é ingenuidade.

Mas que as asas da liberdade abrirão suas asas sobre nós parece inexorável.

Geraldo Vandré já ensinou que quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

(Publicado na “Folha de S.Paulo” de 27/02/1996)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Catarinense de futsal pode ter apenas uma divisão em 2010

A desistência de várias equipes classificadas para a Divisão Especial pode fazer com que Federação faça um campeonato único.

A Federação Catarinense de Futsal confirmou para dia 9 de fevereiro a reunião de elaboração da Copa Santa Catarina e Campeonato Catarinense da Primeira Divisão e Divisão Especial.

Caso sejam confirmadas as desistências de várias equipes na divisão especial, o Campeonato Estadual deste ano poderá ter uma única divisão, envolvendo times da Especial e da primeira divisões.

Tudo vai depender das negociações que os dirigentes dos clubes farão no encontro a ser realizado em Florianópolis.

E isso que o ano esportivo ainda nem começou,prá vales ainda!

COPA REGIONAL DOS CAMPEÕES

A Copa Regional dos Campeões, promovida pela Rádio Vitória em parceria com a SDR iniciará no dia 07 de fevereiro e não mais no dia 06 como estava previsto, pois o São Luiz de Rio das Antas não poderia atuar nesta data. Sendo assim, todos os jogos da primeira rodada acontecerão no dia 07 de fevereiro (domingo).

Uma das novidades nesta competição que reúne as principais equipes da região é a entrega do prêmio "craque da rodada", patrocinado pela Farmácia Geremias e que será entregue ao melhor jogador de cada rodada (do jogo transmitido pela Rádio Vitória). Além do prêmio por rodada e dos troféus, a Rádio Vitória inovou na premiação, pois ao invés das tradicionais medalhas serão distribuídos pequenos troféus aos campeões.

Fonte:Boteco do Pardal

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ibirama desiste e Indaial entra no TV

A equipe do Ibirama Futsal/CME/Pré-Fabricar/Manoel Marchetti, que disputou o campeonato catarinense da 1ª Divisão em 2009, desistiu de participar do 35º Torneio de Verão da Associação Brejeiros da Madrugada.

No lugar entra a equipe da CME de Indaial. O time do Vale se junta á: CME Agronômica; Moitas Atlético Clube (Ituporanga); Berlanda/Ponte Alta do Norte; CME Ascurra/Cativa; Servimaq/Ibirama; CME Aurora; Liderlar/O Baratão/Santa Cecília; Colisão/Indaial; CME Agrolândia; CME Taió; CME Laurentino; CME Apiúna; CME Lontras; Internacional de Lages e FMD Rio do Sul.

O Congresso Técnico da competição é quinta-feira (28), às 20h, no Fabricenter-470. O Sapão 2010 acontece de 01 a 12 de fevereiro.


Com informações de Jair Aguiar - Assessoria de Imprensa

Liga Futsal 2010 poderá ter 21 participantes

A reunião da Liga Futsal ocorrida nesta terça-feira (19/1), em São Paulo (SP), confirmou a participação de 18 clubes na edição 2010 da competição nacional. O número de equipes, no entanto, ainda não está fechado. De acordo com o deliberado na assembléia, até o dia 1º de fevereiro ainda há prazo para confirmação de participação.

Tal prazo é válido para as equipes do Álvares/Vitória e do Diplomata/Muffatão/Cvel, que disputaram a edição passada da competição. O clube capixaba é detentor de uma das franquias, enquanto os paranaenses estão na dependência de acerto com seus parceiros e mesmo que a franquia a qual ele foi beneficiário em 2009 seja cedida a outro clube, os cascavelenses terão prioridade para receber um convite de participação.

Caso estes times não participem do campeonato a Administração Executiva da Liga Futsal poderá convidar outras equipes interessadas. “Existem vários times com interesse de participar da Liga. Temos que esperar a definição dos franqueados, para depois sairmos em busca de quem realmente tem interesse e condições de participar do campeonato”, destacou Hideraldo Jorge Santana Martins, diretor executivo da Liga Futsal.

De acordo com o regulamento da Liga, o clube que for convidado terá que arcar com o pagamento referente a 30% do valor estipulado para uma franquia da competição, que custa R$ 350 mil, com isto, a equipe convidada terá que pagar R$ 105 mil. “Isto é algo de praxe e tradicional na Liga Futsal, serve como proteção e valorização da competição”, concluiu Hideraldo.

O encontro definiu também que haverá a possibilidade do convite de um 21º time (até então o número limite de participantes era 20 clubes). Com isso, a competição poderá ter 21 participantes, número que seria recorde, já que nas temporadas de 2006, 2007 e 2008 a Liga foi disputada por 20 clubes.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Torneio de Verão promete!

De todas as 16 equipes que vão disputar o 35º Torneio de Verão da Associação Brejeiros da Madrugada em Rio do Sul de 01 a 12 de fevereiro, certo apenas é que os contatos com jogadores estão sendo feitos para reforçar e bem o grupo para a disputa do Sapão 2010.

Para confirmar o forte nível técnico que se espera da competição deste ano, basta verificar que Moitas e Ibirama estarão na Divisão Especial catarinense neste ano.

- Rio do Sul já treina e deve ser representado pela Flavale;

- Laurentino pretende acertar com atletas do Florianópolis/Colegial;

- Aurora além dos bons jogadores da casa confirmou três reforços do Marka/Lages.

- O Colisão sempre traz um bom time assim como Inter de Lages, Berlanda e Santa Cecília.

- A equipe de Ascurra com forte apoio da Cativa terá bons reforços de Blumenau e região.


Assessoria de imprensa Associação Brejeiros da Madrugada

Reunião define detalhes da Liga Futsal 2010

A Liga Futsal 2010 começou a ganhar contornos. Nesta terça-feira (19/1), representantes dos clubes, empresas proprietárias de franquias e dirigentes da CBFS estiveram reunidos em São Paulo (SP) para delinear a próxima edição da competição mais importante do salonismo nacional.

Vários detalhes foram discutidos, desde a confirmação de participantes, passando pela fórmula e período de disputa, além da aprovação de relatórios referentes à temporada passada da Liga Futsal. Ao todo, a reunião contou com 53 pessoas.

“A CBFS tem dado a importância que a Liga conquistou durante os anos. Nos jogos finais da Liga do ano passado foi possível perceber a magnitude que o evento ganhou durante os anos”, pontuou o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, que comandou o encontro.

Dezoito equipes confirmaram participação na competição deste ano. Uma das novidades é o retorno do Macaé, detentor de uma das vinte franquias do campeonato e que esteve licenciado em 2009. Além do time fluminense, o Foz Futsal confirmou participação na Liga 2010. O time participará por meio de uma parceria com a Penalty, também dona de uma das franquias.

O número de participantes na edição deste ano ainda não está fechado. Ficou acordado que até 21 times poderão disputar a Liga Futsal nesta temporada. Os três clubes restantes devem confirmar participação até o dia 1º de fevereiro.

Dentre os que disputaram a competição no ano passado, o Diplomata/Muffatão/Cvel e o Álvares/Vitória exercerão o direito de aguardar até o início do próximo mês para confirmar ou não participação na Liga.

Fórmula e período de disputa

Independente do número de clubes, a fórmula de disputa foi mantida em relação à 2009. O campeonato, que deve começar em abril e terminar em novembro, será dividido em cinco fases. Na primeira etapa, todos os times jogam entre si, em turno único, classificando-se os 12 melhores para a segunda fase da competição.

Na segunda etapa, os classificados serão divididos em duas chaves, com seis times em cada grupo. Os quatro primeiros colocados em cada chave se classificará, após os duelos em turno e returno contra as equipes do mesmo grupo. A partir da terceira fase os jogos passam a ser eliminatórios (ida e volta), passando pelas quartas-de-final, semifinal e final.

Confira os clubes confirmados na Liga 2010

Atlântico/Erechim (RS)
Carlos Barbosa (RS)
Copagril/Faville/DalPonte (PR)
Cortiana/AFF (RS)
Florianópolis Futsal (SC)
Foz Futsal (PR)Intelli/Orlândia (SP)
Krona Futsal (SC)
Macaé (RJ)Malwee/Cimed (SC)
Poker/PEC/Ikinha (RJ)
Praia Clube/Pref. de Uberlândia (MG)
RCG/Garça/Umbro (SP)
São Caetano/Corinthians/Unip (SP)
São Paulo (SP)
Seguridade/Unisul (SC)
V&M Minas (MG)
Zaeli/Penalty/Umuarama (PR)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Congresso Técnico da Taça Lages

Hoje a Liga Atlética da Região Serrana (Lars) realiza o congresso técnico a partir das 20 horas, da 1ª Taça Lages de Futsal de Verão. O presidente da entidade, Jaime Refinski, explica que na ocasião serão feitos os sorteios das chaves, na sede da entidade no Ivo Silveira e que muitas equipes já confirmaram presença e que ainda aguarda a adesão de equipes que disputam os Estaduais.

A inscrição custa R$ 350,00 tendo como benefícios as arbitragens gratuitas. Os jogos serão disputados no Ivo Silveira e no Minosso, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h30min.

São Miguel do Oeste desiste do Estadual de Futsal

São Miguel do Oeste oficializou a saída do Campeonato Catarinense. Xaxim e Pinhalzinho podem seguir o mesmo caminho nas próximas horas.

O Oeste Catarinense poderá ficar com apenas duas equipes de futsal na Divisão Especial deste ano: Chapecoense, de Chapecó e Iacc/Águia Seguros/Unimed, de Concórdia. A equipe de São Miguel do Oeste enviou oficio, ontem, à Federção Catarinense de Futsal, solicitando afastamento do Campeonato deste ano sob alegação de falta de apoio financeiro.

"Estamos cançados de colocar dinheiro do nosso bolso para manter a equipe", afirmou o presidente Vilson Wate. Como ninguém quiz assumir a presidência do clube, já que seu mandato expirou, Vilson resolveu fechar as portas da equipe na quarta-feira.

Os outros times, Xaxiense e Pinhalzinho anunciam que poderão desistir da competição também devido a problemas financeiros. Os times correm o risco até mesmo de não aceitarem disputar a primeira divisão. Esses dois clubes deverão dar uma positição definitiva à Federação Catarinense, na reunião do dia 9 de fevereiro que anunciará os participantes da 1ª Divisão e da Divisão Especial de 2010.

Venda de ingressos para o Grenal é aberta na região

Está é para os gremistas e colorados da terra da maçã.

Os torcedores da dupla Gre-Nal que quiserem ir ao estádio Colosso da Lagoa para assistir ao clássico válido pelo Gauchão, dia 31 de janeiro, terão que se apressar para garantir um ingresso. Os bilhetes começaram a ser vendidos ontem em nove cidades, sendo seis gaúchas e três catarinenses. São 10 mil bilhetes à venda nesse primeiro lote. Em Erechim - local do jogo - foram disponibilizados 5 mil ingressos.

Os demais estão divididos entre as cidades de Santo Ângelo, Cruz Alta, Carazinho, Passo Fundo, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Porto Alegre. Em todas essas localidades, os ingressos estão à venda nas lojas Multisom (na Capital, na loja da Esquina Democrática). Quando acabar o primeiro lote, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) colocará à venda mais 12 mil bilhetes.

A FGF manteve os mesmos valores cobrados em 2009, quando o primeiro clássico Gre-Nal do Gauchão também foi em Erechim. Um ingresso de arquibancada custa R$ 60,00 e a cadeira sai por R$ 150,00. Grêmio e Inter receberão, cada, R$ 400 mil líquido. A renda do jogo é da FGF. Os interessados em organizar excursões devem entrar em contato com a Federação Gaúcha no telefone (51) 3214.6000, das 13h às 19h.

(fonte Correio do Povo)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Por que acabaram os líderes?

São poucos os jogadores que tem voz ativa para comandar seus companheiros dentro de campo. O capitão, muitas vezes, nem líder de seu grupo é. Essa mudança pôde ser vista em maio de 2001, quando o meia Ricardinho e o goleiro Maurício, do Corinthians, utilizaram um ponto eletrônico para ouvir as instruções do técnico Vanderlei Luxemburgo.


É uma tese dessas boas para discutir nos botecos da vida: será que há alguma relação entre a criação da área para os técnicos se movimentarem durante os jogos fora do campo e o fim dos líderes dentro do campo?


Será que acabou o tempo dos líderes e vivemos a era dos treinadores no papel de comandantes até durante os jogos? Os xerifes acabaram?

Quem é o líder do Flamengo? E do Corinthians? E do São Paulo, Palmeiras, Vasco?


A seleção de 1958 nunca foi chamada de a seleção do Feola, como a de 1962 não foi apelidada de a seleção do Aimoré nem a de 1970 era a do Zagallo, embora os três sejam reconhecidos pelo papel que tiveram como treinadores.


É verdade que em 1994 ainda não havia a área dos técnicos e a seleção do tetra era também a seleção do Parreira.


Mas, lembramos, era ainda a seleção do Romário e do Dunga.


Já a de 1998 era só de Zagallo, como depois passou a ser do Luxemburgo, do Leão, do Felipão etc. E isso é bom?

Parece que não.


Ao saírem do banco para ficar ao lado do campo, os técnicos está inibindo que as lideranças se exerçam dentro, estão impedindo até que um jogador desobedeça uma ordem ou dê outra, contrária a do treinador.


Pode ser tudo mera imaginação, fruto de um momento específico em que não temos nenhum jogador com personalidade de líder e técnicos muito fortes, não necessariamente castradores.


Mas que a coincidência da falta de líderes com a criação da área dos técnicos existe, existe.


(Publicado no “Lance!” de 07/08/2001)

Na técnica ou no pedal?

Há duas semanas Dunga e a seleção estavam à margem do noticiário, apesar de vivermos um ano de Copa do Mundo. A não ser por citações esporádicas, o assunto permanecia no fundo das gavetas de editores da grande mídia do país.

Bastaram algumas firulas e alguns gols bonitos, outros nem tanto, para Ronaldinho Gaúcho voltar ao noticiário com volume e freqüência impressionantes. Dunga deve andar com as orelhas quentes pela insistência com a tal nova fase do dentuço e a possibilidade da sua convocação. Realmente ele vem mostrando futebol próximo do que jogou principalmente no Barcelona. Nessa hora ninguém resiste a uma boa especulação, principalmente em paralelo à péssima fase do Robinho no Manchester City.

Ronaldinho em forma e mostrando os dentes pela alegria de jogar futebol é titular da seleção para com sua técnica ajudar Kaká, hoje uma andorinha no time brasileiro. Se depender de coerência Dunga pode chamar Ronaldinho de volta, jogador a quem ele já deu atenção nos seus piores momentos. Já tem gente torcendo para a imprensa calar o bico antes que aflore o Dunga birrento e o Brasil vá para a África do Sul pedalando.

Novo técnico no Ibirama Futsal

O Ibirama futsal está de treinador novo. O nome dele é Daniel Junior, de 30 anos, que substituiu Fabio Beninca, que agora é supervisor da equipe. O treinador já chegou a Ibirama no dia 11 de janeiro, para realizar junto com a diretoria toda a reformulação de elenco e estrutural no futsal da cidade. A última equipe de Daniel foi a Xaxiense.

Com informações de Daniel dos Santos

Esportes são febre do verão

Ainda no clima das férias algumas modalidades viraram febre neste verão nas praias brasileiras. Esportes derivados do futebol, do vôlei, do tênis e até mesmo do futebol americano ganharam as areias e se tornaram uma das principais diversões de famílias inteiras.

Primeiro a famosa, velha e boa “pelada” tomou conta das areias da praia. Amigos reunidos para bater uma bolinha durante a maré baixa. Depois, o vôlei tomou o espaço, ganhou força e sucesso de público. É comum andar pelo calçadão e ver disputas de futevôlei, uma mistura de futebol e vôlei, com uma rede separando os jogadores.

Não há praia sem pelada, fim de tarde sem vôlei e férias sem torneios de futevôlei, beach soccer. Mas parece que outras modalidades vão invadir a praia. Esportes como o futetênis, uma brincadeira feita entre duplas com uma bola de futebol em quadra de tênis em miniatura, com uma rede de tênis geralmente imaginária, prometem virar febre, assim como o stand-up paddle, surfe praticado com um pranchão (maior que um long board e mais larga que as normais) e com auxílio de um remo.

Outra modalidade que está chamando a atenção é o futebol americano de praia, esporte que consiste na conquista de território, com possibilidade de marcar pontos. Nesse caso, recomenda-se o uso de protetores bucais e corporais (com material menos denso que o do futebol tradicional). De acordo com as regras, pode-se usar bandeiras na cintura e arrancá-la significa o mesmo que derrubar o adversário.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

COPA REGIONAL DOS CAMPEÕES

Aconteceu na última sexta (15) nas dependências do CDL o congresso técnico da I Copa Regional dos Campeões, evento idealizado e organizado pela Rádio Vitória em parceria com a SDR e patrocínio da Farmácia Geremias, Auto Elite, Baterias Slongo, Reloótica São José, Supermercado Minibox, Mecânica Zago e Friguzzi.


Autoridades, representant das equipes e imprensa participaram do evento.

A competição reunirá oito campeões de municípios da região, com suas respectivas equipes sub-16 em quase três meses de disputa. No congresso, além do regulamento que norteará a competição também foram sorteadas as chaves e definidos os confrontos até o final da primeira fase.

A rodada de abertura inicia no dia 06 de fevereiro (SÁBADO) em Pinheiro Preto quando a ABEC/Vinhedo recebe o São Luiz às 14h45min para o sub-16 e logo em seguida acontece o confronto da categoria livre. No domingo (07) três jogos complementarão a rodada: Em Arroio Trinta tem São Roque e Ipiranga (Tangará), em Sede Etelvina se enfrentam Ipiranga e CME/Salto Veloso e no Macieirão em Fraiburgo tem Movest/Transcoelho e América.


Prefeito Wilmar Carelli foi um dos escolhidos para participar do sorteio.

CHAVE A
ABEC/VINHEDO/PINHEIRO PRETO
SÃO LUIZ/RIO DAS ANTAS
SÃO ROQUE/ARROIO TRINTA
IPIRANGA/TANGARÁ

CHAVE B
IPIRANGA/VIDEIRA
CME/SALTO VELOSO
MOVEST/TRANSCOELHO/FRAIBURGO
AMÉRICA/IOMERÊ

Fonte: Boteco do Pardal

Transcatarina abre o ano com 70 carros inscritos

O maior rali de regularidade catarinense já tem 78 por cento dos inscritos na edição passada e mais uma cidade confirma apoio ao evento.

Em 2009 os organizadores tiveram como um dos principais desafios atrair competidores do país, fazendo um rali que agradasse a todos e que, principalmente, que voltassem na segunda edição, além de convidarem novos pilotos e navegadores. Com o dever feito o resultado não poderia ser melhor: 70 carros já se inscreveram no maior rali de regularidade de Santa Catarina. A prova neste ano será realizada entre os dias 14 e 17 de julho.

Além dos novatos, mais competidores do ano passado confirmaram presença. Este é o caso da dupla Felipe Lehmann e Fábio Barros. Piloto e navegador começaram a correr juntos em 2009, se prepararam para o Transcatarina e aprovaram a experiência: “Foi uma aventura e tanto. A cada dia na trilha enfrentávamos os desafios do trecho, como as serras, e alguns problemas mecânicos do Willys, mas sempre persistimos em finalizar. Treinamos em algumas etapas da Copa Troller, o que ajudou muito no Transcatarina, principalmente com as médias. Foi meu primeiro rali longo e se no mínimo as trilhas forem que nem as do ano passado, para mim já estará ótima a segunda edição”, conta o navegador Fábio, que neste ano irá competir na categoria Super Master.

Aplicar a experiência adquirida com raids deu certo para o Felipe Lehmann. O piloto afirma que a prova foi bem organizada e que não faltou nada: “Se tratando de dificuldades em ralis de regularidade, não faltou nada. O que mais me impressionou foram as travessias longas de rios, as descidas e subidas em penhascos e o visual maravilhoso das serras. Tomara que em 2010 possamos ter isso tudo de novo, além é claro da festa!”.

Mais uma cidade confirma apoio

E se tratando de festa, mais uma cidade catarinense que apoiou o Transcatarina em 2009 renovou parceria e irá sediar o rali. Atalanta, que fica na região serrana do estado, será pela segunda vez uma das paradas dos participantes, na metade do percurso. Segundo o secretário administrativo da cidade, Renato Esser, o resultado de 2009 que impulsionou o acordo deste ano: “A população achou diferente um monte de jipes passarem pela cidade, mas todos se interessaram e gostaram da festa. Para o comércio e turismo de Atalanta também foi muito bom. A prefeitura ainda está analisando novas formas de patrocínio para o Transcatarina, além do apoio que foi firmado”.

A disputa em 2010 será entre as categorias Super Master, Graduados, Jeep, Junior, Turismo e a inédita quadriciclos. O rali passará por Fraiburgo, onde será a largada, passando por São Cristóvão do Sul e chegando a Lages no dia 15 de julho; na manhã seguinte, partem de Lages, vão para Atalanta e depois para Rio do Sul; e no último dia, 17 de julho, saem de Rio do Sul, passam por Apiúna e chegam a Balneário Camboriú. Serão cerca de 750 quilômetros de prova. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site WWW.transcatarina.com.br.

O 2º Transcatarina tem o patrocínio de Goodyear, Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar e Trilha Troller SC.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Licia e Ativa Comunicação.


Realização: SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Com informações de Caroline de Paula e Junior Almeida

domingo, 17 de janeiro de 2010

Catarinense abre rodada hoje com quatro partidas

Dez times disputam o Campeonato Catarinense de Futebol da Divisão Principal e dos cinco jogos programados para a abertura da competição quatro são no domingo e um na segunda-feira.O último campeão, o Avaí recebe, às 19h30min, o Brusque na Ressacada e o Figueirense joga na segunda-feira em casa contra o Imbituba (único time que veio da divisão de acesso) às 20h30min, quando o torcedor alvinegro vai conhecer o time do Figueirense.

Além dos jogadores contratados, o torcedor alvinegro poderá acompanhar a estreia de vários atletas que foram promovidos para a equipe principal, casos do zagueiro Alexandre, do lateral Juninho, dos atacantes Alex Junior e Martín, dos volantes Ricardo e Robertinho, dos meias Renê e Roberto, entre outras jovens promessas oriundas da vitoriosa categoria de base alvinegra. O torcedor também poderá avaliar a atuação do mais novo reforço: Willian Gomes de Siqueira, de 23 anos.

Natural de Três Fronteiras/SP, Willina disputou o campeonato brasileiro da série B pelo Vila Nova-GO, ano passado, sendo um dos destaques da equipe goiana na competição. A delegação do Figueirense que realizou a pré temporada em Águas Mornas, na Grande Florianópolis, treina no Orlando Scarpelli desde terça-feira (12). O treinador Renê Weber não quis perder tempo e realizou treinos fortes para ajustar a equipe para a estreia do Catarinense.

Já o elenco avaiano volta aos gramados para realizar sua estreia no Catarinense. Na primeira partida oficial realiza na Ressacada, neste ano, partida que marca o início a caminhada para o bicampeonato estadual. A torcida azurra, que em 2009 apoiou de forma incondicional o clube em todas as partidas, poderá rever seu time do coração atuando e observar as melhorias que estão sendo realizadas no estádio da Ressacada, além, de torcer e apoiar os atletas que disputarão os 90 minutos de jogo diante do Brusque.

O Chapecoense, vice-campeão de 2009, enfrenta o Atlético de Ibirama fora de casa no domingo e não contará com o meia Neném. Ele não viaja com a delegação pois foi confirmada lesão muscular, estiramento grau 1. O atleta permanece em Chapecó sob os cuidados do departamento médico.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Bolas Oficiais do Catarinense estão em falta


Um problemão para várias equipes, a alguns dias da estreia do Campeonato Catarinense. Simplesmente, não se encontram as bolas oficiais da Penalty, do novo modelo "8 RACE", para os treinamentos.


A Federação, que seria a "revendedora oficial" das bolas de jogo, não as têm para venda. O Brusque treina com bolas do ano passado. Uma loja de esportes de Blumenau tinha o produto, mas um clube chegou antes e arrematou o pequeno estoque. O Julimar Pivatto, do Correio do Povo me informou que o Juventus também não conseguiu as bolas oficiais para os seus treinamentos.


E aí, Federação?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Vander convoca Seleção sub-20 para período de treinos

O técnico da Seleção Brasileira de futsal, categoria sub-20 masculina, Vander Iacovino, convocou nesta sexta-feira (15/1) quinze atletas para um período de treinos. Os atletas ficarão por cerca de 10 dias concentrados no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia, que fica na região metropolitana de Fortaleza (CE). A apresentação ocorre no dia 18 de fevereiro.

A expectativa é de que o grupo fique reunido até o dia 1º de março. O intuito da comissão técnica brasileira é preparar a equipe para as competições deste ano, sobretudo para a disputa do Campeonato Sul-americano da categoria, que deve ser realizado no meio do ano. O Brasil busca o tetracampeonato no sub-20.

Durante os dias que estarão reunidos, os jovens atletas serão observados de perto pelo preparador físico Guilherme Rodrigues, mais o técnico Vander Iacovino, auxiliar do treinador Marcos Sorato, da Seleção Brasileira principal. A comissão técnica tentará agendar um jogo-treino, possivelmente contra algum combinado ou time cearense.

Dos convocados, destaque para o pivô Ferrão, da Cortiana/UCS/AFF - RS, autor de nove gols na Liga Futsal 2009, e que esteve na seleção principal para dois jogos diante da Bielorússia, em novembro.

O clube que mais cedeu atletas foi a Krona/Joinville/DalPonte (SC), que teve o goleiro Dudu, e o fixo Hal e o ala Bateria convocados.

Confira a lista de convocados Seleção Brasileira sub-20 masculina
Goleiros

Dudu (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Alesi (Zaeli/Penalty/Umuarama-PR)
Guilherme (V&M Minas-MG)

Fixos
Arthur (Praia Clube/Uberlândia-MG)
Hal (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Brenno (Esmac/Ananindeua-PA)

Alas
Dian (Malwee/Cimed-SC)
Helton (Malwee/Cimed-SC)
Vitinho (São Caetano/Corinthians/Unip-SP)
Jamur (Cortiana/UCS/AFF-RS)
Franklin (Barueri-SP)
Cane (Hering-SC)
Bateria (Krona/Joinville/DalPonte-SC)

Pivôs
Ferrão (Cortiana/UCS/AFF-RS)
Ximbinha (Wimpro-SP)

Sorteio de arbitragem do Campeonato Catarinense

Ontem no final da tarde foram sorteadas as arbitragens para os jogos da 1ª Rodada do Campeonato Catarinense de Futebol Profissional Divisão Principal 2010. O sorteio aconteceu no Centro de Treinamento da CEFA (Bairro Tapera), em Florianópolis.

Para o confronto de domingo, às 19h30min entre Brusque e Avaí (1ª fase do turno) no Estádio Aderbal Ramos da Silva em Florianópolis o delegado será Manoel de Paula Machado, árbitro principal Raimundo da Luz Nascimento e Angelo Rudimar Bechi, assistente 2 André Eduardo da Silveira e 4º árbitro Jayson Giorgio Bernardi. O Brusque terá no seu comando o técnico Suca que passou pelo Internacional de Lages e conta também com o Viola.

Já o confronto entre Figueirense e Imbituba será na segunda-feira, às 20h30min, no Orlando Scarpelli. O delegado será Fábio Marcel Nogueira, árbitro- Evandro Tiago Bender. Assistente 1 Neuza Ines Back. Assistente 2 - Zelindo Matiasso. 4º Árbitro Altair José Schmitt.

O Metropolitano recebe o Juventus no domingo, às 17 horas no Estádio do Sesi e também no domingo, o Joinville enfrenta o Criciúma, às 17 horas na Arena. O Atlético de Ibirama espera às 17 horas no domingo, no Estádio Hermann Aichinger, o Chapecoense.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Catarinense de futsal tem congresso em fevereiro


A Federação Catarinense de Futsal vai reunir todos os clubes para definir a Copa Santa Catarina e o estadual de 2010.

No dia 9 de fevereiro será realizado na sede da Federação Catarinense de Futsal, em Florianópolis, a reunião de definição dos Campeonatos da Primeira Divisão da Divisão Especial e categorias de base.

No encontro também será definida a fórmula de disputa da Copa Santa Catarina, torneio preparatório para o estadual.

Aqui em nossa região até o momento nenhuma equipe confirmou presença nos estaduais deste ano,alguns dirigentes dizem que ainda estão fechando com os seus patrocinadores,já outros dizem que este ano é um ano de muita desconfiança junto a federação que devido aos problemas de 2009,a federação estaria com sua credibilidades muito em baixa com as equipes de todo o estado.

Vou continuar,a buscar informações,com os dirigentes da região e assim que tenha algo confirmado,trarei em primeira mão para todos e a todas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Futebol e geriatria

Talvez pela diversidade do clima e das belezas naturais da serra e do litoral, o que permite uma vida mais saudável. Com o calor, botamos os velhinhos lá em cima. Subindo a 282 não faltarão ar puro e casas de repouso. No inverno a turma fica aqui em baixo mesmo, ao nível do mar, onde não faz tanto frio assim. Quem sabe pela possibilidade de um final de carreira com aposentadoria bem remunerada, já que o futebol catarinense desfruta de um invejável potencial econômico. Ou talvez pela chance proporcionada por essa vitrine que poderá conduzi-los à seleção brasileira máster.

São algumas das hipóteses que precisamos considerar para tentar entender a contratação de Sávio, 37 anos, pelo Avaí, e de Viola, 41 anos, pelo Brusque. O primeiro já fez parte com Romário do ataque dos sonhos e que virou um pesadelo para os flamenguistas. Sávio não joga futebol há um ano. O segundo está em plena atividade, participando de torneios de showbol, inclusive de um que correu por toda Santa Catarina, arrancando R$ 1 milhão e setecentos do governo do estado. E não reclamem, foi mais baratinho do que a árvore do Cavalazzi.

Façamos justiça. O precursor desta idéia de ajuda aos aposentados foi o presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto Filho. Todo o dia ele se olha no espelho e, do alto dos seus 24 anos – e ainda fica até 2014 - de sucessivos mandatos, pensa em novas fórmulas que impeçam a renovação da entidade que dirige e do futebol que administra. Não é por nada que a Federação Catarinense é um exemplo de organização e modernidade.

Delfim até anda meio triste, pois acaba de perder um representante da terceira idade na arbitragem, o carioca Wagner Tardelli, que preferiu largar o apito para virar auxiliar de Luxemburgo no Atlético Mineiro. Seu medo agora é que Luiz Orlando de Souza resolva imitar Tardelli e peça aposentadoria. Não me deixem só, anda resmungando pelos cantos do palácio federaciano o irremovível Delfim.

Mas não pensem que Avaí e Brusque estão sozinhos nessa meritória campanha para garantir um reforço no orçamento daqueles que já pararam com a bola. O Santos acaba de contratar Giovanni, 37 anos. Tinha esquecido dele pelo tempo que ficou na Europa e fora dos gramados outro tanto. Pra não perder a forma vai bater uma bolinha no time do Dorival Junior. E parece que a água de coco opera milagres. Edilson que o diga. Aos 39 anos conseguiu uma vaguinha no Bahia, onde vai ganhar por produção. Que maldade com o Edilson.

Pelo exposto, tudo indica que na próxima Assembléia Geral os dirigentes de clubes vão sugerir a Delfim a extinção, pura e simplesmente, das competições das divisões de base. Pra que esse desperdício de gastar dinheiro investindo na garotada?

Antes que me chamem de preconceituoso e o escambau, entendam a ironia. O assunto é sério e vai bem mais longe. Com o Figueirense, por exemplo, que acaba de trazer de fora do estado praticamente um time inteiro de atletas na faixa dos 19/20 anos, quando tem em casa um título da Copa São Paulo de futebol júnior, conquistado na edição passada. Além de ter vencido este ano
todos os campeonatos oficiais envolvendo garotos.

Do blog do Medaglia

Campeonato Catarinense 2010 é lançado oficialmente

Na noite de ontem, no Hotel Majestic, foi realizada a cerimônia de abertura do Campeonato Catarinense 2010. O evento foi iniciado com a palavra do comentarista Roberto Alves, seguido por um vídeo de todas as cidades representadas pelos 10 clubes que disputarão a divisão principal do Catarinense 2010.

O evento ainda teve os discursos do presidente da FCF, Delfin de Pádua Peixoto, e da Associação de Clubes, João Nilson Zunino, além da apresentação do troféu UFSC 50 anos, patrocinado pela própria UFSC.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FCF cobra cobra taxa de jogo treino do Brusque''E isso pode?''

Como todo mundo sabe, um jogo-treino não é considerado um jogo amistoso, tanto é que os times nem jogam com seus uniformes principais. Convenhamos, é uma tática usada pelos clubes, já que a gloriosa Federação cobra taxas normais de um jogo oficial, em caso de jogo amistoso.

Pois bem, pelo jeito acabou a mamata de quem quer fazer jogo-treino.

Soube agora há pouco, através do Giovane Ricardo, nosso setorista na Rádio Cidade, que a FCF mandou para Brusque uma trupe de fiscais que ficou na portaria fazendo uma contagem (logo, sem exatidão) do público que veio assistir à apresentação do Viola na sexta-feira, e o jogo-treino contra o Rio Branco-PR, na sequencia.

Olha o argumento: segundo o repórter, jogo-treino inter-estadual tem que ter cobrança de ingresso. A FCF cobrou um real de cada torcedor, que veio para ver o Viola descendo do helicóptero, e não o jogo treino.

Gostaria de saber se nos outros jogos-treinos que aconteceram por aí, se houve a mesma coisa. Daqui a pouco, vão cobrar taxa de treino coletivo.

Do blog do Rodrigo Santos

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Profissionalismo é a alma do negócio

O papel de salvador da pátria é o mais disputado pelos dirigentes esportivos. Cada qual ao seu estilo perpetua-se no cargo máximo de seus clubes com um objetivo maior: ser útil à sua maior paixão. Só essa dedicação é suficiente para modificar a situação dos times brasileiros? Publicado em 1989, é como se tivesse sido escrito, digamos assim, ontem.

Era uma vez um time de futebol que usava camisas brancas. Imaculadamente brancas, como os calções. De preto só o distintivo – e um punhado de artistas como Dorval, Mengálvio, Coutinho e ele, o Rei Pelé.

O mundo parava para vê-lo jogar. E o Santos ganhava, ganhava e ganhava. Ganhava os jogos, as taças e os dólares. Muitos dólares. Enchia estádios por onde passava e os cofres da Vila Belmiro, a vila mais famosa do mundo, como se dizia então.

Os artistas se aposentaram, as camisas não são mais imaculadas, pois cederam espaço para os patrocinadores, e a Vila definhou porque os dólares eram de papel e o vento levou. Sobraram uma torcida imensa e uma enorme saudade. E a situação ficou preta.

Era uma vez um time de futebol que usava camisas rubro-negras. alegremente rubro-negras e de calções brancos. Como branco era, e ainda é, o seu maior artista, Zico. Um time que tinha Raul, Leandro, Mozer, Júnior, Tita, Andrade, Adílio, Nunes. E que, do outro lado do mundo, também conquistou a maior glória que um clube pode conquistar.

O Flamengo foi o clube brasileiro que mais venceu na década de 1980 e está longe de definhar. Tem a maior torcida do país, um patrimônio sólido, mas, também, já deixa saudade. Um branco difícil de preencher.

Saudosismo à parte, Santos e Flamengo, com destinos opostos em relação às fortunas acumuladas, são faces da mesma moeda num futebol administrado amadoristicamente. O clube paulista não teve a sorte de ser dirigido com competência. O Flamengo, ao contrário, até que teve, embora ainda sem a visão empresarial que exige tempo integral e só pode ser realizada profissionalmente.

Sim, porque não só os cartolas das entidades dirigentes deixam a desejar. Com triste freqüência, os dos clubes não são melhores. Tanto que abandonaram iniciativas como a que redundou no Clube dos 13. E até hoje não entenderam quem é que tem a força.

Nossa envelhecida legislação, para variar, tem culpa no cartório ao impedir, por exemplo, que os clubes tenham o lucro como finalidade. E tome amadorismo. Homens que, dizem eles, se sacrificam por amor ao clube. Não é por vaidade ou por paixão, nem por ambições outras. E por espírito público, juram.

Ora, basta de mártires. Que voltem para suas casas e descansem em paz, durmam o sono dos justos. O futebol brasileiro precisa de cabeças novas, de gente que saiba arrecadar os recursos para manter nossos craques por aqui – e não é preciso ser nenhum gênio em marketing para entender o que significam negócios como o Flamengo ou o Santos. Porque os gênios do mal já entenderam e fazem transações mirabolantes que revertem em seu próprio benefício. Que se dane o clube, que se danem os torcedores.

É claro que existem as exceções. Adílson Monteiro Alves, o da Democracia Corintiana, foi uma delas. Carlos Miguel Aidar e Márcio Braga, pais do Clube dos 13, outras. Paulo Odone, do Grêmio, mais uma. Eles, por sinal, jamais fizeram papel de mártires, ainda que padecendo dos males do amadorismo. Porque mártires, mesmo, são o torcedor e o futebol brasileiros.

Era uma vez a seleção canarinho que, hoje, mora na Europa. Por quê? Talvez porque, lá, a maioria dos clubes esteja organizada como empresas.

As camisas da CBF ainda podem maravilhar o planeta. Mas ao torcedor brasileiro restou apenas o amarelo no sorriso.

(Publicado em “O Globo” de 09/11/1989)

Projeto de vida. De Lages para o Paraná

Depois de 18 dias de teste no mês passado, em Curitiba, Alisson Alves Farias, o Azul, 13, foi aprovado pelo Atlético Paranaense e já neste dia 25 se apresenta ao clube. A primeira grande disputa do lageano é o Campeonato Paranaense sub 15 e vai jogar tanto no meio-campo como no ataque.

Revelado no futsal, Azul foi artilheiro da sub 13 do Estadual 2009 com 65 gols. Ele conta que não vai abandonar definitivamente a modalidade. O garoto vai continuar na relação dos jogadores da Ki-Bola que irá disputar a categoria sub 15 do Estadual nesta temporada. “Acredito que as chances no futebol são bem maiores e melhores”, explica o garoto, sonhando em fazer sucesso também nos campos. Azul vai morar no Centro de Treinamento do Atlético Paranaense e além de estudo terá uma ajuda mensal de R$ 150,00.

Mesmo com anos de intimidade com a bola disse que se sentiu surpreso por ter agradado o treinador Gustavo. “Meu desempenho não foi lá essas coisas, mas consegui convencer o treinador que tinha habilidade”, conta se referindo aos treinos físicos, táticos e técnicos pelo qual passou no Paraná. “No começo não fui muito bem, fiquei acanhado.

Bem no final me soltei mais. Agora tenho que me esforçar para ganhar a titularidade”, completa o garoto lembrando que esta é a primeira vez que ficará longe de casa, mas isso não o assusta porque segundo ele, tem que se preparar para o futuro que quer seguir. Alisson que começou no futsal aos quatro anos, está bem animado, disse que a estrutura do Centro de Treinamento o impressionou pela grandiosidade e opções de atividades. “Vou levar para o futebol a mesma garra e determinação embora os espaços sejam pequenos (quadra e campo) pois estou certo do que quero”, promete o menino que mora no Bairro Habitação com a mãe, a diarista, Ana Paula. Filho único do casal que atualmente está separado, Alisson quer se profissionalizar e com o dinheiro que ganhar melhorar a casa da mãe.

Mas, por enquanto quer guardar o que vai ganhar.O garoto já dá sinais de amadurecimento, e pelo jeito vai deixar seu tipo moleque e indisciplinado e às vezes até relapso no que se refere à assiduidade nos treinos. Fatos que geraram reclamações do seu técnico de futsal Marquinhos Reis, que mesmo assim reconhece o potencial do menino.

Marquinhos prevê um futuro brilhante para Alisson, pois segundo ele, nessa idade (13- vai fazer 14 dia sete de abril) as qualidades de Alisson podem ser comparadas a um jogador de 15 e 17 anos. No futebol Alisson quer fazer de tudo para ser lembrado como o seu ídolo, o atacante Cristiano Ronaldo.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Juventus contrata goleiro Ex-Big Brother


Olha, não é Sávio nem Viola, mas Nazareno Silva deu um jeito de contratar um jogador famoso para o Juventus: amanhã, será apresentado no João Marcatto o goleiro Giuliano Ciarelli, de 31 anos. Não lembra dele?

Ele foi um dos participantes do Big Brother Brasil 5, no ano de 2005. Antes disso, chegou a jogar no time do Tubarão (onde foi treinado pelo Nazareno), e depois da sua aparição televisiva,chegou a jogar no Bangu e no Madureira. Está fora dos campos desde 2008. Se dedicava a uma loja de artesanato brasileiro (Xica da Silva), que tem em sociedade com seu Pai.

Iniciou sua carreira profissional no Guarani (SP), passando por Paulista (SP), Volta Redonda (RJ), Araçatuba (SP), Joinville (SC), Tubarão (SC), CFZ (RJ), Bangu (RJ) e Madureira (RJ). Em 2009 atuou como treinador de goleiros da categoria infantil do CFZ (RJ).

A contratação foi confirmada via Orkut, por uma pessoa ligada a Life Sports Assessoria & Negócios Esportivos, empresa que gerencia a carreira do atleta. A apresentação acontece nesta segunda-feira, dia 11, 17h, no estádio João Marcatto.

Um amigo torcedor do Juventus me disse: "Deus nos salve nesse Catarinão!"

Com informações do Avante Esportes!, por Henrique Porto