quinta-feira, 30 de abril de 2009

Futsal da UnC Caçador viajou em busca de vitória

Já estão em Chapecó os 1.500 universitários que participarão da 53ª edição das Olimpíadas Universitárias Catarinenses, Jucs. A partir desta quinta (30) os estudantes disputarão basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, xadrez e taekwondo
O Futsal feminino e masculino da UnC Caçador que viajou ontem (29) para disputar em Chapecó os 53º Jogos Universitários Catarinenses (JUC`s), marcaram presença na cerimônia de abertura do evento que aconteceu às 20 horas, no ginásio Ivo Silveira. Toda a delegação saiu de Caçador com muito ânimo e disposição para lutar e fazer o melhor, tanto para representar bem a cidade de Caçador quanto para trazer um bom resultado para a UnC.
Confira as chaves e confrontos do Futsal Feminino:
Chave A Chave B
UnC-Caçador Unesc - Criciuma Uno-Chapecó
UFSC - Florianópolis Uniasselve - Brusque FURB - Blumenau
Univille - Joinville
Jogos:
30/04 - 10hs UnC - Caçador x Uniasselve - Brusque
01/05 - 9hs UnC - Caçador x Univille - Joinville
01/05 - 18hs UnC - Caçador x Uno-Chapecó
02/05 - 15hs Semifinal 1 - 16hs Semifinal 2
03/05 - 9hs Final
Confira as chaves e confrontos do Futsal Masculino:
Chave A Chave B Chave C
Unisul Unesc Unoesc
Furb Univille Uniasselvi
Uno Chapecó Ufsc Univali
Udesc UnC Caçador
Jogos:
30/04 - 14:30hs Unoesc X UnC Caçador
01/05 - 9hs UnC Caçador X Univali
01/05 - 18 hs UnC Caçador X Uniasselvi

Chapecó recebe estudantes para as Olimpíadas Universitárias

A cerimônia de abertura será nesta quinta-feira no ginásio Ivo Silveira

Já começaram a chegar em Chapecó parte dos 1.500 universitários que participarão da 53ª edição das Olimpíadas Universitárias Catarinenses, denominadas de Jucs. A partir desta quinta (30) os estudantes disputarão basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, xadrez e taekwondo. No mesmo dia participam do cerimonial de abertura da competição, às 20 horas, no ginásio Ivo Silveira.

Os Jucs se encerram dia 03 de abril. Com exceção do taekwondo (que ainda não contará ponto) as demais modalidades desportivas servirão como seletiva para compor a delegação catarinense que participará da etapa nacional das Olimpíadas Universitárias , os JUB´s, que será disputada no período de 14 a 23 de agosto de 2009 na cidade de Fortaleza-CE.

As Olimpíadas Universitárias Catarinenses têm o apoio Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A promoção é da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Prefeitura de Chapecó, Fundação Municipal de Desporto e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó).

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Atletismo, judô e natação movimentam as Olimpíadas Universitárias nesta quinta

A quinta-feira também será o dia de estréia das modalidades coletivas como basquete, futsal, handebol e vôlei

Atletismo, judô e natação são as modalidades individuais que iniciam nesta quinta-feira (30) nas Olimpíadas Universitárias Catarinenses, os Juc’s, em Chapecó. Com o encerramento dessas atividades na sexta-feira (01) serão definidos os primeiros medalhistas da competição. O atletismo será disputado no Complexo Esportivo Verdão. O judô, no ginásio de esportes da Unochapecó e a natação, na piscina da Academia Aquática Center. As disputas serão pela manhã e tarde.

Enquanto as modalidades não iniciaram técnicos da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e da Unochapecó, parceiros no evento, passaram esta quarta-feira (29) executando os últimos preparativos para o evento, como execução de boletins, tabelas e cerimonial de abertura.

A quinta-feira também será o dia de estréia das modalidades coletivas como basquete, futsal, handebol e vôlei. O basquete masculino inicia com o confronto entre Univali e Furb às 8h30 no ginásio de esportes da AABB. Já o feminino começa com UFSC e Unochapecó no mesmo local às 16h.

Furb e UFSC iniciam o futsal feminino às 9h00 no ginásio de esportes da Aurora. O masculino registra o confronto entre Unesc e Udesc às 8h30 no ginásio de Esportes do Complexo do Verdão.

O handebol masculino estréia a rodada às 8h30 com Univali e Furb no ginásio do Colégio Zélia Scharf. No mesmo local, às 11h00, será a vez de Ace e Unisul entrarem em quadra pelo feminino.

No vôlei masculino Univali e UFSC abrem a rodada às 8h30 no ginásio Ivo Silveira e depois, às 10h30, no ginásio de esportes do bairro Santa Maria, será a vez de Unoesc e Unesc se enfrentarem na estréia do feminino. Também será nesta quinta-feira, às 20 horas, no ginásio Ivo Silveira, o cerimonial de abertura da competição que inclui o tradicional desfile das delegações.

Os Juc’s se encerram no dia 03 de maio. Nesse período 1.500 universitários de 15 instituições de ensino superior de Santa Catarina disputarão basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, xadrez e taekwondo. Essas modalidades desportivas servirão como seletiva para compor a delegação catarinense que participará da etapa nacional das Olimpíadas Universitárias , os JUB´s, que será disputada no período de 14 a 23 de agosto de 2009 na cidade de Fortaleza-CE.

As Olimpíadas Universitárias Catarinenses têm o apoio Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fesporte. A promoção é da FCDU, Prefeitura de Chapecó através da Fundação Municipal de Desporto e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Unochapecó.

terça-feira, 28 de abril de 2009

ADV/Unoesc/Sintricavi bate Hervalense


Na última noite de sábado (25 de abril) a ADV/Unoesc/sintricavi realizou sua apresentação para mais de 500 amantes do futsal Videirense. O prestigio foi grande pela apresentação da equipe sub 09 que irá disputar o estadual e da equipe adulta que disputará a 1º Divisão do Catarinense de Futsal com a estréia marcada pelo campeonato no dia 09 de Maio em caçador contra o Napoli.


A equipe inicia o ano com o pé direito, onde venceu por 4 a 3 a equipe Hervalense de Herval do Oeste que disputará a Divisão Especial, num amistoso com cara de jogo valendo vaga.


1º Tempo: A ADV/Unoesc/Sintricavi bateu o Hervalense pelo placar de 4 x 3, onde a equipe da ADV abriu o placar com Rafael e ampliou para 2 a 0 com Cheleca. Depois dos 2 a 0 a ADV relaxou e cedeu o empate no primeiro tempo que terminou em 2 a 2.


2º Tempo: A equipe da ADV voltou como no inicio do primeiro tempo, à todo o vapor e abriu vantagem novamente com Rafael, tudo parecia encaminhado para a vitória em 3 a 2, quando Hervalense empatou novamente numa bobeira de marcação. Mas com uma bela torcida ajudando a equipe, embalando e botando fogo, o vermelhinho se transformou num caldeirão, onde parecia que tinha cerca de 1.500 pessoas empurrando o time da ADV. Foi no finalzinho em que ambas as equipes estavam com as faltas estouradas que o juiz marcou um tiro livre em favor da ADV, e Carlinhos saiu do banco com toda a confiança para cobrar o tiro dos 10 metros, e não teve nem chances para o goleiro, Carlinhos bateu forte e seco na bola que antes de entrar tirou tinta da trave, sem chances para o goleiro e decretando a primeira de muitas vitórias da equipe da ADV/Unoesc/Sintricavi.


Para o técnico Juca a equipe começou bem e começar com uma vitória que traz confiança e motivação para o grupo e para a torcida.


Assessoria ADV.

Guerreiros do Esporte !!!!

Por Paulo Eduardo Gonçalves (*)

Guerreiros do esporte, é isto que observamos a cada dia que passa e cada competição que se realiza. Principalmente no que se refere as categorias de base, especificamente no futsal. Seria a temida especialização precoce? Ou simplesmente o despreparo de técnicos/treinadores incompetente em seu trabalho cotidiano, querendo ganhar jogos acima de qualquer coisa?

Para sermos mais claros temos a seguinte linha de pensamento, é chegada à época de realização dos “JESC” Jogos Escolares de Santa Catarina, fase municipal, antes mesmo de iniciar as competições já acontecem às aniquilações de seres humanos (estudantes) principalmente a psíquica.

Visto que se imaginarmos uma escola com aproximadamente 200 estudantes, e que a escola seja de ensino fundamental, tenha uma turma por serie. Se dividirmos meio a meio entre meninos e meninas, teremos aproximadamente 50 estudantes com idade para participar da dita competição.

Pela cultura estabelecida em nossa região, por baixo 80% destas crianças gostariam de jogar o futsal (é obvio que este numero e bastante reduzido devido a alguns estudantes nem se esforçam para praticar o futsal, pois, já sofreram algum tipo de trauma em virtude do esporte ou da falta dele). Então imaginem serão somente 40 estudantes “aptos a pratica do futsal” nessa escola hipotética. Entendamos, de 200 estudantes apenas 40 estaria “aptos a jogar”. Querem exclusão maior que essa? Porque acontecem as famigeradas aniquilações? Devido ao fato do “professor/treinador” querem somente os mais aptos fisicamente e com habilidades para o esporte. Provavelmente nessa “etapa de escolha” muitos dos educandos serão frustrados.

Sem mais delongas, vamos a outra batalha, os verdadeiros guerreiros já venceram os demais concorrentes da sua escola (os descoordenados, os gordinhos, etc.), a partir disso, começa a batalha final, luta contra as outras escolas. Entre os generais (aqui denominados de professores despreparados de Educação Física), somente a vitória interessa, não importando quem estiver do outro lado, pois na sociedade capitalista somente o mais forte sobrevive.

Professores a beira da quadra, a ponto de sacrificar seu próprio estudante (soldado) se não fizer a função a qual foi lhe incumbida, utilizando de gritos e olhares que assustam até mesmo árbitros e torcida, mas não tem nenhum problema, lá fora na sociedade eles também vão ser cobrados, também vão ter que obedecer sem ter oportunidade de questionar, ou ter sua individualidade respeitada...

Cabe aqui relembrar algumas coisas, os setes princípios científicos do treinamento esportivo, segundo GOMES & MACHADO:

1º Principio da Conscientização,

2º Principio da Saúde,

3º Principio das Diferenças Individuais,

4º Principio de Elevação Progressiva da Carga ou da Sobrecarga,

5º Principio da Continuidade,

6º Principio da Adaptação e

7º Principio da Especificidade.

É claro que não vamos se aprofundar nestes princípios, afinal todo educador físico/treinador deve conhecê-los, contudo demagogicamente não aplicam nas competições e nas atividades cotidianas nas aulas de educação física ou treinamento, pois o que interessa é a Vitória acima de qualquer coisa.

Certo e errado é relativo. Porém, entendo que o esporte dessa forma foge completamente de seus jargões tais como: “Esporte para todos”, “Esporte como fator de inclusão social” e “Esporte como um meio e não um fim”.

Makarenko diz: “Para a revolução acontecer nas ruas é preciso primeiro a revolução acontecer nas escolas”, e lembrando rapidamente a vocês, o esporte é uma ferramenta altamente educativa e a competição para o esporte uma ferramenta necessária, quando não a utilizamos como a maioria dos “técnicos, treinadores e professores de educação física” estão utilizando.

O grande problema é claro (em minha modesta opinião), é o despreparo de alguns profissionais que transformam o esporte e a competição em uma ferramenta de guerra e seus estudantes e comandados em soldados sem escrúpulos. Inclusive na guerra os guerreiros que precisam ter virtudes como ética, respeito, consciência de grupo. Ou seja, não precisamos de guerreiros inescrupulosos e sim de seres humanos, inseridos e comprometidos com a modificação e a construção de uma outra sociedade. Onde caibamos todos nós.

(*) Paulo Eduardo Gonçalves

Educador Físico contratado da Rede Estadual de Ensino, integrante da direção da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, técnico do Independente Futsal.

Equipe de Xadrez CA/UnC/FME participa da 1ª Competição oficial

No último final de semana, a equipe de Xadrez Colégio de Aplicação/UnC/FME participou do 9º Circuito de Xadrez Rápido de Lacerdópolis, evento que contou com 217 competidores dos seguintes municípios: Concórdia, Lacerdópolis, Pato Branco, Chapecó, Tangará, Fraiburgo, Porto União, Joaçaba, Seara, Luzerna, Capinzal, Ouro, Herval D'Oeste e Caçador. A equipe de Caçador participou com a maior delegação até hoje: 18 enxadristas de diversas escolas.

Os atletas caçadorenses obtiveram um ótimo desempenho, conquistando oito medalhas e um Troféu de Campeão Geral. Os destaques foram os enxadristas João Eduardo Salamoni, campeão geral Categoria sub-08 (invicto com cinco vitórias em cinco partidas) e Gilmar Frigeri Jr.

Na oportunidade a enxadrista Yessamin de Moraes recebeu do técnico Alan Moraes, seu pai, o Prêmio por ter sido Campeã do Circuito em 2007 (na somatória de resultados das quatro etapas disputadas).

Para a participação no Circuito, a FMEC cedeu o transporte, o Colégio de Aplicação custeou as inscrições e a alimentação foi paga pelo Projeto UnC de Preto Branco.

Um dos objetivos do Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social UnC de Preto e Branco: Xadrez da Iniciação à Competição (PPEAS), da UnC-Caçador é proporcionar atividades competitivas e de intercâmbio aos participantes.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Futsal Feminino e Masculino da UnC Caçador participa do 53º JUC`s

Caçador será mais uma vez representado pelo Futsal da UnC Caçador nos 53º Jogos Universitários Catarinenses (JUC`s), que será realizado pela primeira vez em Chapecó, no período de 29 de abril a 03 de maio. A competição contará com a participação de aproximadamente 1.500 universitários de 19 instituições de ensino superior.

A competição terá nove modalidades: atletismo, judô, natação, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol em ambos os naipes e mais a modalidade de taekwondo que terá disputas como apresentação, não contando pontos para a classificação.

Com exceção do taekwondo as demais modalidades desportivas servirão como seletiva para compor a delegação catarinense que participará dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s), que será disputada no período de 14 a 23 de agosto de 2009 na cidade de Fortaleza-CE.

Futsal Feminino e Futsal Masculino

A equipe de futsal feminino representará a UnC nos 53º JUC's objetivando conquistar o título pela quinta vez consecutiva, haja vista que Caçador detém os campeonatos de 2005;06;07 e 08 e agora é a vez de tentar novamente em 2009.

O time viajará nesta terça-feira (28) com destino a cidade de Chapecó, local que serão realizados os jogos. A novidade deste ano é que a UnC-Caçador levará para as competições a equipe de futsal masculino que foi formada recentemente e está treinando forte para representar bem a instituição na modalidade. O Diretor da equipe, João Darci Coelho está confiante que os atletas farão grandes apresentações e poderão brigar por uma conquista inédita nos jogos.

Chapecoense faz 3 a 1 no Avaí e larga na frente

Verdão venceu o primeiro jogo da final do Catarinense e ficou a um empate do tetra

A Chapecoense venceu o Avaí por 3 a 1 neste domingo, no Índio Condá, e largou na frente na decisão do Campeonato Catarinense. Agora, basta ao Verdão um empate no jogo da volta, em Florianópolis, para conquistar seu quarto título estadual.

Rômulo abriu o placar para os donos da casa aos 26 minutos do primeiro tempo. Dois minutos depois, William empatou. No segundo tempo, Fabinho fez 2 a 1 aos 33 e Badé fechou o placar com um golaço, aos 40 minutos.

No próximo domingo, as duas equipes decidem o título na Ressacada. Como o saldo de gols não é critério de desempate na final, o Avaí leva o jogo para a prorrogação vencendo por qualquer placar. E na prorrogação, o time da Capital tem a vantagem do empate.

Female supera Unopar e é campeã em Londrina

A UnoChapecó/NTozzo/Female (SC) é campeã da 18ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, adulta feminina. O título veio com a vitória diante da Unopar/FEL/Sercomtel (PR), por 2 a 0, no início da tarde deste domingo (26/4), em jogo realizado no ginásio da Unopar, em Londrina (PR).

O título coroa a campanha irrepreensível da equipe de Chapecó (SC), atual campeã da Liga Futsal Feminina, e que, entre partidas da fase eliminatória, decisiva, semifinal e final, obteve 100% de aproveitamento na competição. Foram oito vitórias em oito partidas na competição. Agora a Female poderá incrementar sua galeria de conquistas com um troféu inédito.

A decisão começou com as duas equipes tentando controlar o nervosismo. Com isto, a posse de bola passou a ser valorizada pelos dois clubes, que estudavam o adversário, evitando se lançarem ao ataque sem a devida proteção na defesa. A cautela fez com que as chances de gol fossem escassas na etapa inicial, finalizando o primeiro tempo com o placar em branco.

Na etapa final, as chapecoenses passaram a exercer um maior volume de jogo e ameaçaram a meta defendida pela goleira Néia por várias vezes. A pressão foi convertida em gol aos 35min02, pela ala Jéssika, que fez bela jogada individual pela ala esquerda, chutou forte e cruzado para vencer Néia.

O gol fez com que as donas da casa se lançassem ao ataque em busca do empate, mas o avanço da equipe fez com que Vanessa percebesse Néia adiantada e, após uma recuperação de bola, a jogadora mandou por cobertura de sua quadra de defesa, fazendo um belo tento, fechando o marcador aos 39min30, e definindo o título para a equipe catarinense.

Um dos destaques da decisão foi a ala Jéssika. A atleta de apenas 19 anos mostrou personalidade, chamando, em vários momentos, a responsabilidade do jogo. “Sabíamos que seria uma partida complicada e que seria decidida nos últimos instantes. Por isso, passei a chutar, pois sem arriscar não marcaríamos”, declarou a autora do primeiro gol da partida. “Este é um título inédito e muito especial, não só para nós, mas para toda cidade de Chapecó”, concluiu.

Pelos lados da Unopar, a derrota foi bem absorvida pela técnica Vanda Sanches. “As jogadoras queriam muito conquistar este campeonato. Tenho a consciência de que fizemos tudo que deveríamos ter feito”, analisou a treinadora.

18ª Taça Brasil de Clubes
Adulta Feminina
Premiações

Fair Play Equipe mais disciplinada

UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)

Bola de Ouro Artilheira

Vanessa UnoChapecó/NTozzo/Female (SC) 7 gols

Classificação final

Campeã - UnoChapecó/NTozzo/Female (Chapecó SC)

2º - Unopar/FEL/Sercomtel (Londrina PR)

3º - Ninho de Águias (Manaus AM)

4º - Hidráulica Brasil (Goiânia GO)

5º - Nacional Gás/Unifor (Fortaleza CE)

6º - Teixeira de Freitas (Teixeira de Freitas BA)

7º - Clube dos Trinta (Araguaína TO)

8º - Jaguaré/Palmeiras/Osasco (Osasco SP)

domingo, 26 de abril de 2009

O equilíbrio da final

A decisão do Catarinense apontou, sem dúvidas, os dois melhores times do campeonato. Chapecoense e Avaí fizeram campanhas muito parecidas. Foram equipes que apresentaram pouca instabilidade, mantiveram uma certa regularidade desde o início da competição. No turno, o Verdão ficou na frente, em quinto lugar, com os mesmos 13 pontos do sexto colocado Avaí. A diferença foi no saldo de gols – 3 a 1 para a Chapecoense.

No returno, ambos cresceram. O Avaí sagrou-se campeão com 22 pontos e a Chapecoense ficou em segundo com 20. No quadrangular final, mais uma vez o Leão ficou na frente, mas pela mínima diferença no saldo de gols (2 a 1). Em pontos, tudo igual: 11 a 11. A diferença na classificação geral neste momento, onde os dois aparecem nas primeiras colocações, é de um empate. O Leão soma 46 pontos (um ponto obtido pelo título do returno) e a Chapecoense 45, ambos com 13 vitórias.

Os números só comprovam que não há favorito para a decisão que começa neste domingo, principalmente porque saldo de gols não é critério de desempate. Quer dizer, mesmo que a Chapecoense repita os 5 a 1 do returno, o Avaí só vai precisar de 1 a 0 no jogo de volta, na Ressacada, para levar a decisão à prorrogação, onde tem a vantagem do empate por ter feito melhor campanha no geral.

Os pontos fortes

Na Chapecoense, o que fez a diferença e levou o time à final foi o artilheiro Bruno Cazarine. Foram 17 gols dos 45 que o Verdão marcou no estadual. Fora isso, a forte marcação e a voluntariedade dos jogadores determinaram a boa campanha dos comandados de Mauro Ovelha. Aliás, o treinador tem um papel muito importante. Ajudou a formar uma equipe competitiva mesmo sem um investimento alto.

Já o Avaí tem um elenco forte. Manteve a base que conquistou o acesso à Série A no ano passado e o técnico Silas. Fora isso, apostou em Medina, revelação das categorias de base, e conseguiu contratar jogadores de qualidade. O Avaí cresceu na hora certa, na reta final do campeonato, e desequilibrou com seus talentos individuais.

Os pontos fracos

Falta a Chapecoense bons substitutos. Se Bruno Cazarine ficar fora do jogo final, por exemplo, o time fica sem um centroavante de ofício. Outro ponto fraco no momento é o volante Everton Cezar, que esteve muito bem e fez a diferença em boa parte do campeonato e não passa por boa fase.

O Avaí tem um problema de finalização. O atacante Lima tem boa presença de área, faro de matador, mas não está correspondendo quando tem que colocar a bola na rede. Talvez isso pese na hora da decisão.

Palpite

Penso que a Chapecoense ganha o primeiro jogo. Depois a história pode ser outra dependendo da volta, ou não, de jogadores que foram vetados pelo departamento médico do Avaí.

Taça Brasil terá campeão inédito em 2009

As semifinais da 18ª Taça Brasil de Clubes, categoria adulta feminina, serão disputadas neste sábado (25/4). Em quadra, a UnoChapecó/NTozzo/Female (SC) encara o Ninho de Águias (AM), às 14h30, enquanto no jogo de fundo duelam Unopar/FEL/Sercomtel (PR) e Hidráulica Brasil (GO). Os confrontos ocorrem no ginásio da Unopar, em Londrina (PR).

Amazonenses e goianas tentam ameaçar o domínio das sulistas nesta edição da competição. As duas equipes do sul foram as primeiras colocadas de seus grupos e agora tentam confirmar as boas campanhas da etapa classificatória da fase decisiva para fazer uma final caseira.

Tanto Ninho de Águias, quanto a Hidráulica Brasil estão pela segunda vez em uma semifinal de Taça Brasil. As nortistas, que tem como destaque a fixo Tássia, com 3 gols marcados, igualam o feito obtido em 2004, coincidentemente em Londrina (PR), quando chegaram em quarto lugar naquela edição da Taça Brasil.

Pelos lados do time de Goiânia, a expectativa é mostrar evolução. O time chegou à fase semifinal do campeonato no ano passado, na ocasião o clube foi eliminado pelo Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP), com uma derrota por 2 a 0. Na sequência da competição, realizada em Chapecó (SC), as paulistas foram campeãs, vencendo a Nacional Gás/Unifor (CE), na final, por 3 a 2.

Independente da região do clube que conquistar a Taça Brasil deste ano, um feito histórico será registrado, uma vez que nenhuma das quatro equipes têm em seus currículos o título da competição mais tradicional do salonismo feminino no Brasil.

A torcida pode e deve cobrar

A ascensão à série A do Brasileiro virou filme antigo, passou faz tempo. A comissão técnica e alguns jogadores do Avaí parece que ainda não se deram conta e assumiram uma postura beirando à irresponsabilidade nesse final do Catarinão. Silas fez experiências em jogos importantes, o time se acomodou com a classificação antecipada à decisão, e o resultado são duas derrotas consecutivas, uma delas para a Chapecoense, adversário da final e especializado em tirar o pão da boca do Leão. A violência da torcida é condenável, mas as vaias e a cobrança são válidas e estão plenamente justificadas diante da soberba que tomou conta dos bastidores da Ressacada. Para azar do Joinville que chegou à última rodada do quadrangular dependendo de resultados alheios.

Vitória sobre o Ninho de Águias leva Female à final

A UnoChapecó/NTozzo/Female (SC) está classificada para a final da 18ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria adulta feminina. O time venceu o Ninho de Águias (AM), por 2 a 0, na tarde deste sábado (25/4), no ginásio da Unopar, em Londrina (PR).

Agora a Female aguarda o classificado do duelo entre Unopar/FEL/Sercomtel (PR) e Hidráulica Brasil (GO), que ocorre na sequência, às 16 horas. A final da 18ª Taça Brasil Feminina ocorre neste domingo (26/4), ao meio-dia.

No jogo, as atuais campeãs da Liga Futsal Feminina começaram o jogo impondo uma pressão, mas esbarraram na marcação eficiente das amazonenses e na boa atuação da goleira Ciana. O Ninho de Águias passou a apostar nos erros das sulistas para tentar surpreender, porém quem se aproveitou de uma falha rival foi a Female, que abriu o marcador com Cely, aos 12min55.

Após o gol, o time de Manaus ameaçou por algumas vezes à meta defendida por Giga Paraná, porém a goleira chapecoense também mostrou bom desempenho e evitou que as adversárias chegassem à igualdade.

Na etapa complementar, o panorama dos minutos finais do primeiro tempo se repetiu, ainda com certo domínio do jogo, as catarinenses criaram chances para ampliar, e viram as rivais produzirem algumas oportunidades para igualar o marcador. Faltando quatro minutos para o término da partida, a fixo Tássia passou a exercer a função de goleira-linha.

A tática, no entanto, não surtiu o efeito esperado, e o volume de jogo das amazonenses não foi suficiente para ameaçar a UnoChapecó, que fechou o marcador aos 38min06, com um tento da ala Vanessa, artilheira da fase decisiva, com sete gols. ?Entramos cautelosas, pelo fato de não conhecermos bem nossas adversárias, por isso foi um jogo tão amarrado. Conseguimos fazer dois gols, mas perdemos muitas chances?, avaliou a fixo Valéria, capitã da equipe.

Pelos lados do Ninho de Águias, a fixo Tássia, artilheira da equipe na fase decisiva com três gols, lamentou a falta de um melhor preparo físico. ?O time se postou bem em quadra, suportou bem o jogo adversário, mas o cansaço atrapalhou um pouco. Apesar da eliminação estamos de parabéns pela campanha e vamos trabalhar forte para fazer tentar repetir a campanha no próximo ano, declarou.

Unopar se impõe, vence a Hidráulica e está na final

A Unopar/FEL/Sercomtel (PR) é finalista da 18ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria adulta feminina. O time paranaense que sedia a fase decisiva da competição fez valer o fator casa e bateu a Hidráulica Brasil (GO), por 4 a 0, na segunda semifinal, disputada neste sábado (25/4), no ginásio da Unopar, em Londrina (PR).

Neste domingo (26/4), as donas da casa enfrentam a UnoChapecó/NTozzo/Female (SC), que venceu o Ninho de Águias (AM), por 2 a 0, na outra semifinal. A decisão da edição deste ano da Taça Brasil ocorre ao meio-dia, no ginásio da Unopar, em Londrina (PR), envolvendo duas equipes que tentam o primeiro título do campeonato mais tradicional do salonismo nacional.

Empurrada pela torcida, as londrinenses começaram melhores. As goianas tentaram se resguardar para sair em velocidade para surpreender as adversárias. Porém, em um contra-ataque quem acabou surpreendida foi a Hidráulica Brasil. Jayne recebeu de frente para a meta e abriu o marcador, aos 6min29.

Com a desvantagem no placar, o time do Centro-Oeste passou a sair mais para o jogo, porém os sucessivos erros de passes no ataque impediram que jogadas contundentes fossem construídas. Aos 17min16, Desirée ampliou para as anfitriãs, que levaram uma vantagem de dois tentos para o intervalo.

No segundo tempo, Lorena tocou com a mão na bola dentro da área e cometeu pênalti. Jaque cobrou e deslocou a goleira Mônica, aos 26min20. Com a classificação definida, a Unopar passou a dosar as ações, ainda teve tempo para fazer o quarto gol, com Drielle, que recebeu passe de Desirée e chutou no ângulo, aos 34min03.

Jogamos com inteligência. Nos jogos anteriores estávamos sob muita pressão e na preleção hoje a Vanda (Sanches, técnica da Unopar) pediu para que jogássemos com inteligência. Conseguimos seguir as instruções dela, revelou a pivô Drielle, autora de um dos gols na semifinal.

Para a ala Hélida, da Hidráulica Brasil, os detalhes impediram que a equipe chegasse à decisão.Jogamos bem, mas não conseguimos marcar os gols. Também não podemos tirar o mérito das adversárias, que jogaram em casa e fizeram um belo jogo. Não vamos lamentar, foi uma boa campanha e só não chegamos por detalhes, pontuou.

sábado, 25 de abril de 2009

Female passa pela Hidráulica Brasil e confirma 100%

A UnoChapecó/NTozzo/Female (SC) confirmou seu status de favorita e ficou com a primeira posição do grupo B da fase decisiva da 18ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria adulta feminina. O time catarinense venceu a Hidráulica Brasil (GO), por 4 a 0, em partida realizada na noite desta sexta-feira (24/4), no ginásio da Unopar, em Londrina (PR).

Mesmo com a derrota as goianas confirmaram a segunda colocação da chave. O time da técnica Daniela Dallago obteve três pontos, e terminou a etapa classificatória com a mesma pontuação do Teixeira de Freitas (BA) e Clube dos Trinta (TO), a vantagem no critério de gol average (divisão dos gols marcados pelos sofridos) deu à equipe de Goiânia (GO) a vaga nas semifinais.

Já as catarinenses fizeram nove pontos em três jogos, confirmando a melhor campanha entre as oito equipes que disputam a fase decisiva da Taça Brasil. O desafio do clube, atual campeão da Liga Futsal Feminina, é manter o desempenho na reta final para chegar ao título inédito.

No jogo, com uma clara proposta defensiva, as goianas não conseguiram segurar por muito tempo o ataque catarinense. Logo aos 3min55, Jéssika abriu o marcador. Impondo um maior volume de jogo, as chapecoenses chegaram ao segundo tento, aos 17min09, com Jacque.

No segundo tempo, as chapecoenses foram mais duas vezes às redes. Vanessa marcou duas vezes, aos 38min07, e aos 39min31, dando números finais ao duelo. "No primeiro tempo erramos muito, mas conseguimos melhorar no segundo tempo e confirmamos a vitória. Agora chegamos na semifinal confiantes, mas sabemos da qualidade que tem as equipes da outra chave. Amanhã começa um novo campeonato", disse a ala Vanessa.

A definição dos adversários dos clubes classificados no grupo B sai com o resultado do confronto entre Unopar/FEL/Sercomtel (PR) e Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP), válido pelo grupo A. Nas semifinais, a Female jogará contra o Ninho de Águias (AM) ou Nacional Gás/Unifor (CE). Se houver empate no confronto entre paranaenses e paulistas, o time do Ceará fica com a segunda colocação da chave A, enquanto as manauaras torcem para que haja vitória de qualquer das equipes.

O rival da Hidráulica Brasil na semifinal será o vencedor do duelo entre Unopar e Palmeiras. Caso haja empate, as paranaenses ficarão com a primeira colocação do grupo, avançando e fazendo o confronto semifinal, neste sábado (25/4), diante das goianas.

"Amanhã será a chance de nossas vidas. Vamos aprender com os erros desta fase e tentar fazer história. Hoje mostramos união e força e estamos vivas na Taça Brasil", disse emocionada a goleira e capitã da Hidráulica, Mônica.

Passando a "borracha".

''A pedido''para os amigos do sul abraço do blogueiro a todos.

Este não parece ser um bom ano para o Criciúma. Os acontecimentos até o presente momento demonstram que não devemos nos entusiasmar com projeções futuras. O resultado obtido no catarinense deixa claro que não houve acerto no planejamento e execução do plano de ação da direção do clube.

Se não havia caixa para contratação de jogadores mais qualificados, ou, outros problemas de ordem administrativa, quem deve vir a público registrar é a própria diretoria do clube, na pessoa do seu presidente Edson Búrigo.

O que ficou claro e evidente, e os resultados demonstram isso, é que o grupo de jogadores e a comissão técnica não conseguiram alcançar os objetivos. Obviamente que lhes cabe também parte da culpa pelo fracasso. Não pelo aspecto técnico, até por que isso não pode ser alterado por simples vontade, mas, pelos deslizes de alguns que resolveram abusar do direito de cidadão e esqueceram dos direitos de atletas contratados por uma instituição esportiva.

Final melancólico

A derrota para o Joinville já era esperada. O time da Manchester catarinense vinha motivado pela necessidade da vitória que, somada a um tropeço da Chapecoense na ressacada, poderia garantir sua ida para a final da competição com o Avaí.

Mas, o que se viu dentro do Heriberto Hulse, foi um grupo de jogadores esforçados, como sempre, determinados, até certo ponto, e, infelizmente, desprovidos da qualidade necessária para poder sonhar em chegar a sua primeira vitória no quadrangular.

O time, dentro de campo, demonstrou claramente que seus setores não se completavam. Um goleiro inseguro, um setor defensivo falho, um meio de campo incompleto e um ataque que, isoladamente, demonstrou mais uma vez que não teve culpa no fracasso do time no campeonato catarinense.

Qual o culpado?

O clube como um todo. A começar pela administração que alega constantemente a falta de dinheiro. A demonstração equivocada do seu Vice de Futebol, anunciando que seu time tinha “pinta” de finalista, quando o rendimento do conjunto não corroborava com suas declarações.

O sistema, como um todo, foi falho. A cobrança da nação tricolor deve ser encaminhada à presidência do clube e ao departamento de Futebol, comandado pelo Sr. Valdecir Rampinelli.

Decisão

Falei na coluna passada que entendia que o Avaí deveria fazer tudo que fosse possível para decidir com o Joinville. A forma aguerrida de jogar da Chapecoense, muito bem dirigida pelo Mauro Ovelha, conseguiu novamente assustar o time comandado pelo treinador Silas.
A vitória do “verdão do Oeste”, como é conhecido, coloca pimenta na decisão e demonstra claramente que não teme o Avaí. Quem ganha com isso é o campeonato. Fica a promessa de que se pode esperar uma decisão, se não brilhante no aspecto técnico, com uma grande e incansável batalha na área da determinação, da garra e da doação plena dos que estarão nela envolvidos.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Unopar goleia Jaguaré e está na semifinal

A Unopar/FEL/Sercomtel (PR) está na semifinal da 18ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria adulta feminina. O time goleou as atuais campeãs, Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP), por 6 a 1, na noite desta sexta-feira (24/4), no ginásio da Unopar, em Londrina (PR) e garantiu sua classificação entre as quatro melhores da competição.

As paranaenses chegaram aos seis pontos e terminaram com a primeira posição do grupo A da fase decisiva. A vitória da Unopar significou também a classificação inédita do Ninho de Águias (AM), que fechou a participação na etapa classificatória com quatro pontos, empatados com a Nacional Gás/Unifor (CE), porém, no primeiro critério de desempate – confronto direto – o time do norte levou a melhor (venceu por 3 a 0).

Já o Jaguaré/Palmeiras fechou sua participação na fase decisiva do campeonato sem vencer. Foram dois empates e uma derrota, ocupando a quarta colocação do grupo com apenas dois pontos. Aliás, o time de Osasco (SP) foi o que menos pontuou dentre as oito classificadas para esta etapa do campeonato.

Com status de decisão, o jogo foi tenso. As duas equipes com configurações cautelosas criaram poucas situações reais de gol na etapa inicial. A eficiência palmeirense foi premiada aos 14min15, quando Gláucia abriu o marcador, fechando o primeiro tempo com vantagem e garantindo, momentaneamente, a vaga para a semifinal.

Na etapa complementar, precisando do empate, as anfitriãs impuseram um maior volume de jogo e apesar do bloqueio defensivo das paulistas, Desi encontrou um espaço na ala esquerda e deslocou a goleira Catiele, aos 25min27. O empate devolveu as paranaenses o direito de participar da semifinal, e tiravam das atuais campeãs a chance de tentar o bicampeonato.

Em desvantagem, o Jaguaré/Palmeiras viu o tempo se transformar em adversário. À medida que corria o cronômetro o nervosismo e o ímpeto de ataque palmeirense aumentavam. Apareceu então a categoria da ala Naná, que dominou uma bola de costas para o gol e em um belo giro virou o marcador para a Unopar, aos 30 min 05.

A classificação londrinense foi sacramentada aos 33min23, quando Amanda fez o terceiro tento. Já no desespero, utilizando Sâmia na função de goleira-linha, as donas da casa ampliaram. Drielle, aos 34min51; Desirée, aos 37min28; e Néia, aos 39min35, confirmaram a vitória e a goleada das donas da casa.

"Perdemos nossas chances e elas foram felizes. Sabíamos que este seria um jogo em que quem errasse menos ganharia e elas erraram menos", lamentou a ala Jessiquinha, do Jaguaré/Palmeiras/Osasco.

Na Unopar a fixo Amanda destacou a força do elenco. "Nosso time acreditou. Mesmo perdendo o primeiro tempo fomos buscar o resultado. O conjunto fez a diferença. Estamos muito unidas e esta classificação significa muito. Na semifinal será um jogo de vida ou morte para nós e espero que tenhamos a mesma pegada".

Evento reunirá 19 faculdades a partir de 29 de abril em Chapecó

A diretoria e os técnicos da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) vão estar em Chapecó nesta sexta-feira (24) para a realização do Congresso Técnico da 53ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (Juc’s). A competição será disputada no município de 29 de abril a 3 de maio.

Ao todo, representantes de 19 instituições do Ensino Superior estarão competindo em nove modalidades, e os vencedores se classificam para os Jogos Universitários Brasileiros no mês de agosto em Fortaleza.

O Congresso Técnico está marcado para as 19h30m, na Unochapecó, e vai definir as chaves e tabelas do basquete, futsal, handebol e voleibol. Além destas modalidades os Juc’s terão atletismo, judô, natação, xadrez e o taekwondo, esta última modalidade como apresentação e sem contar pontos para a classificação geral.

Segundo Manoel Rebelo, presidente da Fundação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU), que promove o evento, o número total de universitários participantes será definido após o congresso técnico, mas ele estima que sejam 1.500 atletas.

Texto de Antonio Prado: Fesporte – Assessoria de Comunicação

Malwee segue 100% e Krona lidera

Floripa perde duas seguidas e cai na tabela

Tabela de classificação atualizada já com os jogos desta semana, na segunda feira traremos a classificação com os jogos deste final de semana.

  • 1Krona/Joinville/DalPonte 6 jogos 14 pts
  • 2Atlântico/Erechim 5 13
  • 3Malwee Futsal 4 12
  • 4Cortiana/UCS/AFF 6 11
  • 5V&M Minas 6 10
  • 6Carlos Barbosa 5 10
  • 7S Caetano/CorinthiansUnip 7 9
  • 8Intelli/Orlândia 6 8
  • 9Diplomata/Muffatão/Cvel 6 7
  • 10São Paulo/Suzano 6 6
  • 11Copagril/Faville/DalPonte 5 6
  • 12RCG/Garça/Umbro 4 6
  • 13Praia Club/Pref.Uberlândia 7 5
  • 14Seguridade/Unisul/Penalty 5 4
  • 15Florianópolis Futsal 4 4
  • 16Zaeli/Penalty/Umuarama 4 4
  • 17Vasco da Gama 7 3
  • 18Poker/PEC/Ikinha 4 3
  • 19Álvares/Vitória

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais 42 crianças e adolescentes incluídas digitalmente pela APAFEC

A partir da primeira semana de maio, mais 42 crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, moradoras dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida de Fraiburgo serão incluídas digitalmente. Essas crianças e adolescentes serão beneficiadas com bolsa de estudo, para fazer o curso básico de informática. Sendo 21 integrantes do Projeto Cidadão do Futuro de karatê-dô desenvolvido pela Associação Hayashiha Vital Fraiburgo de karatê-dô e mais 21 integrantes do Projeto Esporte Bemlegal desenvolvido pela APAFEC.

“O custo da mensalidade de nosso curso básico é de apenas R$ 10,00 e essas 42 crianças e adolescentes e suas famílias não precisaram pagar, gerando uma economia de R$ 80,00 até o final do ano as famílias beneficiadas. A única despesa será com a apostila no valor de R$ 12,00. Isso foi possível porque a APAFEC, conta hoje com um grupo de educadores e instrutores de informática comprometidos que estão doando suas horas de trabalho para que mais 42 crianças e adolescentes, possam fazer o curso básico de informática sem pagar, através do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes” comenta João Leandro da Silveira Pereira.

As aulas começam na primeira semana de maio e serão concluídas no dia 18 de dezembro. Sábado dia 25 de abril acontecerá uma reunião com as crianças e adolescentes bolsistas e seus pais, com a coordenação do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, nesse encontro serão definidos quais serão os compromissos da APAFEC para com os bolsistas e vice-versa.

Fonte: Núcleo de comunicação da APAFEC

Contatos: apafec@apafec.org.br

Site: www.apafec.org.br

Professor da UnC-Caçador apresenta artigo em Congresso Internacional

O trabalho “Impacto do treinamento aeróbico sobre parâmetros bioquímicos em ratos diabéticos do tipo II” foi apresentado dia 18 de abril no 9º Congresso Internacional de Qualidade de Vida e Saúde, realizado em Curitiba- PR. O autor do estudo é o professor da UnC-Caçador, Ricelli Ruppel da Rocha.

Segundo ele, o objetivo do artigo foi analisar o efeito de uma hora de treinamento de natação em modelos animais experimentais de diabetes do tipo 2, verificando os aspectos bioquímicos sanguíneos como: glicemia, HDL, colesterol, LDL, VLDL, triglicerídeos.

O treinamento foi realizado durante um mês, três vezes por semana e em dias alternados. “Os resultados demonstraram que o exercício de natação praticado durante uma hora, três vezes na semana melhora o perfil bioquímico em ratos diabéticos, portanto podemos reportar estes resultados para os seres humanos com diabetes do tipo 2 ajudando no controle e tratamento da doença sendo o exercício físico uma terapia alternativa para melhorar a qualidade de vida de indivíduos com esta patologia”, explica.

Saiba mais

O diabetes do tipo II é uma doença metabólica caracterizada pela resistência a insulina, relativa disfunção das células ß do pâncreas e resulta em hiperglicemia que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças microvasculares e macrovasculares, estando associado com a obesidade e a inatividade física.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A origem do termo "corneteiro" e muitos outros mais

Corneteiro
Este articulista confessa: é um grande corneteiro. O nome vem de boi-corneta, um boi que, com seus mugidos, consegue reunir parte do rebanho em volta de si.

Copa do Mundo
A primeira taça disputada por seleções nacionais foi chamada de Cup. A partir de 1872, Inglaterra, Irlando do Norte, Escócia e País de Gales tentavam conquista-la. A World Cup foi a ampliação deste torneio.

Córner Do inglês córner (canto)

Torcida
As mulheres levam lenços aos estádios, no início do esporte. Quando a partida ficava complicada, elas torciam os lenços devido à tensão nervosa. Um cronista do Jornal do Brasil observou o comportamento e batizou as espectadoras.

Craque
No turfe, os ingleses chamavam o melhor cavalo do páreo de crack-horse. O futebol copiou o termo e passou a designar de crack os melhores jogadores.

Bola
Vem do latim bulla. As primeiras referências a ela surgiram em pinturas de 2000 a. C., feitas em paredes de tumbas egípcias.

Campeão
Tem origem controversa. Para alguns gramáticos, a palavra veio do latim medieval campione, que sofreu influência do espanhol campeón. Para outros, a origem é a palavra germânica kampjo, que deriva de kamp (campo de batalha)

Cartola
O futebol era um esporte aristocrático. Os uniforme tinham gravata e os dirigentes usavam cartola. Com o tempo a expressão tornou-se pejorativa.

Chaleira
Jogada criada por Charles Miller.

Chute
Do inglês shoot (tiro, arremesso, lançamento).

Drible
Do inglês to dribble (enganar, fintar)

Hooligan
Vem do encrenqueiro irlandês Patrick Hooligan, que em 1890 perturbava Londres.

Impedimento
O latim impedimentum significa obstáculo. Alguns cronista utilizavam offside (fora de jogo), mas este último termo caiu em desuso.

Mesa-Redonda
Termo traduzido do inglês round table, onde os cavaleiros da Távola Redonda do Rei Arthur se reuniam, sem qualquer tipo de hierarquia.

Negra
Uma versão remonta aos tempos da escravidão, quando os senhores participavam de jogos e o vencedor se tornava dono de uma negra. Outra tese defende que a expressão surgiu em Portugal, onde os vencedores eram premiados com garrafas de vinho escuro (as negras).

Folha-seca
O criador da jogada foi Didi, nas eliminatórias para a Copa de 1958. Num suado 1 a 0 contra o Peru, Didi cobrou uma falta e a bola subiu muito e desceu rapidamente, tal como uma folha ao vento classificando o Brasil.

Futebol
Foot (pé) e ball (bola). Tentaram aportuguesar com balípodo, ludopédio, pedibola, bodabolismo, pebol eh eh eh

Gol de placa
Pelé fez um dos gols mais bonitos da história contra o Fluminense, no Maracanã. O jornalista Joelmir Betting, maravilhado, mandou fazer uma placa pra imortalizar o golaço.

Gol Olímpico
Em 1924, a Argentina venceu o Uruguai por 2 a 1. Um dos gols foi marcado pelo ponta-esquerda argentino Onzari, numa cobrança de escanteio. A Celeste acabara de sagrar-se campeã olímpica e assim o gol foi batizado.

Placar
Vem do francês placard (painel)

Virar a mesa
Teve origem há 400 anos, com o gamão. Até o século XVII, o gamão era conhecido como mesas na Inglaterra e até hoje em dia o tabuleiro é dividido em duas ou quatro mesas ou seções. Durante as partidas, há momentos nos quais a sorte vira, permitindo ao jogador dobrar as apostas e virar a mesa. Mais ou menos isso.

W.O.
Do inglês walkover. Coisa ganha muito facilmerte, sem esforço.

Pelada
Vem do substantivo péla (bola de borracha)

Virar a casaca
O rei da Sardenha, Carlos Manuel III de Savóia (1701-1773) era ameaçado pela França e pela Espanha, e usava casaco com as cores do aliado da hora.

Achou cansativo ler tudo isso,imagine eu digitando tudo isso....hehehehehehe....

Fase decisiva reúne oito equipes em busca do título

Tudo pronto para o início da fase decisiva da 18ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria adulta feminina. A competição a mais tradicional entre as mulheres, no Brasil começou com 28 clubes disputando o título e agora conta com oito remanescentes que se reúnem em Londrina (PR), para a disputa da etapa final do campeonato.

A partir desta quarta-feira (22/4) as campeãs dos sete grupos da fase eliminatória se unem à Unopar/FEL/Sercomtel, sediante da fase decisiva. As equipes estão divididas em dois grupos, com quatro equipes cada. Os times jogarão dentro de cada chave, em turno único, classificando-se os dois melhores dos grupos para as semifinais.

Os cruzamentos que definem os finalistas envolvem o primeiro de um grupo diante do segundo colocado da chave oposta. A decisão do título está prevista para ocorrer no domingo (26/4), no ginásio da Unopar, que abrigará todos os 15 confrontos da fase decisiva da Taça Brasil de Clubes.

As donas da casa, aliás, buscam o título inédito. O time, que foi campeão da Liga Futsal Feminina, em 2006, tenta levar para o interior paranaense a taça. As londrinenses nunca alcançaram à final da Taça Brasil. A equipe chegou a conquistar por três vezes a terceira posição do campeonato (em 95, 2004 e 2007), mas nunca conseguiu chegar tão perto na disputa pelo título.

Entre as equipes que disputarão o título, as cinco regiões brasileiras estarão representadas. Do norte, o Ninho de Águias (AM) venceu o grupo 6. Pela chave 7, o Clube dos Trinta (TO), conseguiu a vaga pelo índice técnico, uma vez que não houve participantes suficientes para a disputa do grupo.

O nordeste terá o Teixeira de Freitas (BA) e o Nacional Gás/Unifor (CE), que foram campeãs das eliminatórias 5 e 4, respectivamente. O Centro-Oeste terá a Hidráulica Brasil, que espera repetir a campanha do ano passado, quando chegou às semifinais da Taça Brasil.

Finalizando, o sul será representado pelo atual campeão da Liga Futsal Feminina: a UnoChapecó/NTozzo/Female (SC), que passou por equipes tradicionais, como o Kindermann/UnC/Caçador (SC) e Chimarrão/Bender (RS). O time venceu o grupo 1 e se credenciou para tentar mais um título.

Para finalizar, o sudeste vem com as atuais campeãs. O Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP), que venceu a edição de 2008, realizada em Chapecó (SC), conseguiu a vaga do grupo 2 para a disputa da fase decisiva da Taça Brasil.

Rodada inaugural
O duelo que abre a fase decisiva será às 15 horas. O confronto entre UnoChapecó e Clube dos Trinta marca a largada desta etapa do campeonato. Na sequência, às 16h30, se enfrentam Jaguaré e Unifor. Às 18 horas, Hidráulica Brasil e Teixeira de Freitas medem forças. Finalizando a primeira rodada, nesta quarta-feira, as anfitriãs, Unopar, jogam diante do Ninho de Águias, às 19h30.

Grupo A
Unopar/FEL/Sercomtel (PR)
Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)
Nacional Gás/Unifor (CE)
Ninho de Águias (AM)

Grupo B
UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Hidráulica Brasil (GO)
Teixeira de Freitas (BA)
Clube dos Trinta (TO)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Etapa reuniu o maior número de pilotos e torcedores de 2009

Um fim de semana para ficar na memória de todos que foram ao Autódromo Alceu Feldmann em Lontras, para conferir a terceira etapa do estadual de Automobilismo na terra. O público fez a sua parte, mais de 10 mil pessoas prestigiaram os treinos e as corridas. O número de 68 pilotos surpreendeu.

Os torcedores ainda puderam conferir quatro carreteiras da década de 40, vindas do Museu do Automóvel em Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Durante o ano mais duas etapas serão realizadas na cidade Lontras.

Classificação do Campeonato Após Três Etapas

Marcas A

LEOPOLDO MEES NETO – Rio do Sul – 25
WALTER SCHMITZ NETO – Taió – 24
JORGE MARTELLI – Chapecó – 22

Marcas B

DAVI DAL PIZZOL – Tangará – 33
LEONEL J. PAVAN - Baln.Camboriú – 18
DILMAR GOTTCHFSKI – Blumenau – 15

Marcas N

JULIANO BASSANI – Joaçaba – 25
CLAUDIO RODRIGUES – Blumenau – 23
ALEXANDRE SIMIONI – Joaçaba – 22

Stock Car Opala

DECIO SIMÃO – Blumenau – 30
JOSE AGOSTINELLI – Gravatal – 21
CESAR BARP – Curitibanos – 20

Stock Car Omega

MAURICIO REUTER – Blumenau – 30
ROBERTO PRUNER – Camboriú – 26
MARCO GARCIA – Curitiba – 24

A próxima prova será em Chapecó, a quarta de uma série de dez etapas vai acontecer entre os dias 16 e 17 de maio.

Com informações da Federação Catarinense de Automobilismo.

Poucas e boas

Gente hoje quero aqui desabafar, mandar a cartolagem a merda e diabo que trouxe que leve de volta, batalho para cacete prá ficar me estressando com pessoas sem nenhuma preocupação com o bom futsal e principalmente para o bem do esporte,fique aqui meu recado aproveitem o feriadão e reflitam sobre oque realmente estão fazendo de bom para o esporte?

Um abraço aos amigos e aos inimigos vão ahá PQP.....

Campeonato Regional de Gaiolas chega à Joaçaba!

A mais tradicional pista de terra do Brasil abre suas portas para a segunda etapa do Campeonato regional de gaiolas que será realizado nos dias 25 e 26 de Abril em Joaçaba no autódromo Cavalo de Aço.

Ainda no início do campeonato esta segunda etapa promete muita emoção e velocidade. Na disputa pela liderança do campeonato regional a briga pelos pontos será intensa.

Serão quatro categorias em disputa:

Na categoria novatos, com 15 pontos, o piloto de Joaçaba Martins Agnaldo é líder seguido por Valtair Motta com 12 pontos, em segundo e Adriano Garcia em terceiro com 10 pontos.

A categoria é até agora a mais equilibrada de todas. Francisco Savaris de Capinzal segue líder com 13 pontos, seguido por Paulo Heberle, de Joaçaba, com 12 pontos em segundo e Romeu Viel; de Lacerdópolis, em terceiro também com 12 pontos.

Na categoria A o objetivo é bater a grande diferença imposta pelo piloto Luis Henrique na prova de Catanduvas. Luiz é líder com 13 pontos seguido pelo piloto de Lacerdópolis, Jairo Garcia com 9 pontos e Sérgio Spolti de Capinzal com 8 pontos. Esta categoria promete muita emoção no rápido traçado do Cavalo de Aço.

Já na categoria mais rápida do nosso campeonato, a categoria AP, o destaque fica com Sílvio Kusmann de Catanduvas, que com uma prova cautelosa em Catanduvas saiu líder da primeira etapa, com 12 pontos, e vêm forte pra segunda etapa em Joaçaba. Na segunda colocação do campeonato, com dez pontos, vem outro piloto da cidade de Catanduvas Alter Torcatto, seguido por José Junqueira, de Joaçaba, com sete pontos.

Mais de 55 pilotos já confirmaram presença. A Organização espera mais de 4000 pessoas no autódromo cavalo de aço.

No sábado, 25/04, a pista estará liberada para treinos a partir das 15 h. E no domingo a emoção começa às 09h00min com os treinos livres e classificatórios.

O encerramento está previsto para às 17 h com a premiação.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Rápidas dos estaduais de campo

Neste final de semana aconteceram muitos jogos pelos estaduais,alguns deixaram alguns campeões já outros, levaram as equipes as finais.

Pelo catarinense a Chapecoense venceu por 1 x 0 o Avaí na Ressacada e vai fazer a final contra o mesmo Avaí, com o primeiro jogo para o próximo domingo, em Chapecó.O JEC venceu o Criciúma fora de casa por 2 x 1, mais não foi o suficiente para levar a equipe do norte do estado, para as finas e nem para o vaga da série D, que ficou com o ''verdão do oeste'',que de quebra conseguiu também a vaga para a Copa do Brasil de 2010.

No gaúchão, o Internacional campeão de tudo, ficou com o a Taça dando um baile no Caxias de 8 x 1 quase repetindo o feito do ano passado, quando sapecou 8 x 2 no Juventude rival eterno do Caxias, ihi parece que as equipes da ''Serra gaúcha'', estou tomando chocolate quente adiantado este ano ....

No paulistão o ''porco'' Palmeiras, tomou um banho do peixe, em seu próprio chiqueiro,hehehehe, e este ano fica de fora da grande final que terá mais um clássico ai pela frente, no outro jogo, o São Paulo ficou teve de calar a boca frente ao Corinthians, que fechou o placar com gol de Ronaldo selando a vitória de 2 x 0 sobre o arque rival, tendo ainda no final da partida desabafo do ''fenómeno'', que no meio da semana teve dirigente do tricolor mandando o três vezes melhor do mundo para o banco, me pergunto mais, para que,que serve o ''mano''??

Na Taça Rio o meu glorioso ''mengão'', venceu o agora não mais indestrútivel, ''fogão'', calando pelo misero placar de 1 x 0 , mais que foi o suficiente para deixar o ''mengão'' com a taça e ainda carimbar o passaporte para a final, do carioca, com o mesmo ''fogão'', que por mais duas vezes não será o ator principal do maior palco do Brasil o Maracanã.

domingo, 19 de abril de 2009

Federação divulga as chaves da Primeira Divisão

A Federação Catarinense de Futsal (FCFS), divulgou as chaves do Estadual da 1ª Divisão. Este ano a competição contará com 15 times. Da região quatro equipes estão confirmados:A.A. Planalto/Ponte Alto do Norte,ADV/Unoesc/Sintricavi,Napoli Caçador e CME/PinheiroPreto/Abec Vinhedo. A 1ª fase será divida em quatro grupos e nenhuma equipe será eliminada. Esta etapa será utilizada apenas para definir os dois grupos da segunda fase da competição. As divisões foram feitas pela entidade, na medida do possível, respeitando a regionalização.

Na primeira fase da competição, todos do grupo jogam entre si em turno e returno. Após o término desta etapa, serão definidas as duas chaves da segunda parte do campeonato.

Chave A:

Chapecoense/CRC
UNOESC/Joaçaba
Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros

Chave B:

CME Pinheiro Preto/ABEC Vinhedo
ADV/Unoesc/Sintricavi
Napoli Caçador
A.A. Planalto/Ponte Alto do Norte

Chave C:

Inter Lages Futsal/UNIPLAC
Capivari Futsal
Marka/Bastos/Pinheiro
CME Campo Belo do Sul

Chave D:

ASCEMIC/Moitas/Ituporanga
A.D.F. S. Francisco do Sul
Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama
FMD Rio do Sul/ARPA

sábado, 18 de abril de 2009

Estadual terá terceira etapa em Lontras

O Campeonato Catarinense de Automobilismo terá sua terceira etapa em Lontras, neste sábado e domingo. A prova reunirá cerca de 70 pilotos dos três estados do Sul, divididos em cinco categorias e que competirão diante de um público estimado em oito mil pessoas.

O Traçado de 2.200 metros receberá nessa etapa uma novidade. Será testado o novo sistema de cronometragem.

Outra atração serão as quatro carreteiras vindas do Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Entre os intervalos das baterias o público vai voltar no tempo e reviver os momentos charmosos do automobilismo Nacional.

Os ingressos para o paraíso em Lontras antecipados estão ao preço de R$ 12,00. Podem ser adquiridos na Maquinaria, Seola, com os sócios do Automóvel Clube e também na Lanchonete anexa ao posto no centro de Rio do Sul. (aquele que fica perto da Prefeitura).

Com informações do Diário Catarinense e da Federação Catarinense de Automobilismo.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Paulo Alexandre e Federação Catarinense de Futsal será que vai dar briga....

Bem nem sei por onde que começo,mais vou ser bem claro para que todos vocês entendam o caso.

Uma coisa que sempre digo é que problemas sempre haveram e infelizmente foram comigo, mais todos eles já foram superados, e oque não pode haver é você inventar outros problemas e é isso oque a Federação Catarinense de Futsal está fazendo, e pior não só está inventando outros problemas como está confundindo as coisas está ligando problemas pessoais, ou seja meus problemas, como por exemplo injustiças que ocorrem com todos nós , algo que nada tem a ver com a Federação Catarinense de Futsal, algo até estranho ou louco melhor, qualquer um que fassa este tipo de coisa é louco.

Mais a cagada maior por parte da Federação é que eu não sei o por que eu não irei disputar o estadual este ano com o sub 13 masculino,até haveria um interesse em disputar com o sub 11 que começa semana que vem mais o objetivo é o sub 13 mesmo, por isso quero pedir a Federação Catarinense de Futsal, sobre o comando do senhor João Carlos de Souza que me diga por escrito o por que eu não irei disputar o sub 13 masculino que começa hoje?

Após esta resposta da Federação que eu duvido muito que venha voltaremos a tocar nesta assunto até lá hoje começa o sub 13 em Caçador e no estado todo prestigie.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Simultânea de xadrez reúne mais de 20 jogadores

Foi um sucesso a partida de xadrez realizada sábado, 11, simultaneamente com 26 enxadristas que enfrentaram o professor Marco Cordeiro, de Lages. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, foi uma promoção do Projeto Social UnC de Preto e Branco da UnC-Caçador.

“Agradeço a oportunidade de dividir o meu conhecimento com os enxadristas de Caçador. Parabenizo o professor Alan Moraes pelo trabalho já que a evolução do xadrez nos últimos anos é visível”, diz. Na simultânea o professor Marco venceu todas as 26 partidas que disputou. A mais demorada foi contra o enxadrista Pedro Henrique Ferlin, 11 anos, aluno do Colégio de Aplicação da UnC-Caçador.

O Torneio Infantil de Xadrez foi realizado em paralelo ao evento, tendo como campeã a enxadrista caçadorense Yessamin Moraes, 9 anos, do Colégio de Aplicação, em 2º Tiago Bernardino, 10 anos, do Colégio Dom Orlando Dotti e em 3º o lageano Yan Cordeiro, 7 anos, do Colégio Bom Jesus Diocesano.

Na ocasião o professor Marco Cordeiro, que é responsável pela Delegação que representará Santa Catarina no Festival Nacional de Xadrez para Crianças, convidou os enxadristas Pedro Ferlin e Yessamin de Moraes para representarem o Estado na competição. Para que isso seja possível será buscado patrocínio para a viagem dos atletas.

No final do evento Cordeiro foi homenageado com um troféu pelas contribuições para o desenvolvimento do xadrez caçadorense, bem como todos os competidores receberam uma medalha de participação. “Agradecemos a Universidade do Contestado, a Câmara de Vereadores e a Fundação Municipal de Esportes de Caçador pelo auxílio prestado na realização de mais este evento enxadrístico”, declarou o professor Alan Moraes, coordenador do evento.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lara Pereira vai vestir a camisa da Seleção Brasileira

A camisa quatro da Kindermann/UnC/Caçador/Unimed foi convocada nesta terça- feira

Nesta terça-feira (14) o treinador da seleção brasileira de futebol, Marcos Gaspar, convocou a seleção sub 20 para o primeiro período de treinos que serão realizados na Granja Comary - RJ visando o sul-americano da categoria que será realizado em 2010. A atleta caçadorense Lara Pereira foi chamada e deverá vestir a camisa da seleção pela primeira vez.

A notícia foi recebida com alegria por todos os componentes da equipe, atletas, comissão técnica e diretoria, haja vista que esses acontecimentos demonstram a seriedade do trabalho desenvolvido aqui e principalmente o reconhecimento nacional, pois as atletas caçadorenses marcaram presença em todas as convocações nos últimos anos, quer sejam no futsal ou no futebol.

Salézio Kindermann, presidente da equipe, recebeu a notícia com muita alegria. “A nossa equipe desenvolve um trabalho competente e sério, isso nos dá o respaldo da CBF nas suas convocações elevando o nome de nossa cidade e de nossos patrocinadores”.

A atleta ficou eufórica e declarou que ao comunicar a sua mãe (Milene Mara) a notícia da sua convocação, elas (mãe e filha) não sabiam se sorriam ou se choravam ao telefone, tamanha a emoção. “Estou certa de que esta é uma oportunidade que muitas garotas querem e eu fui convocada, devo honrar esta chance e me dedicar ao máximo por tudo que realizamos aqui e pelo amor que tenho pela minha família”, afirmou Lara Pereira.

N O M E C L U B E

ALINE CAMILA BOSSA - MIXTO - MT

ALINE FERNANDA CAMARGO - BOTUCATU F. C. – SP

BARBARA LENE NARCISO - C. A. TABOÃO DA SERRA - SP

CAMILA OLIVEIRA CRUZ - CEPE CAXIAS - RJ

CAMILA PINA MANCHIN - C. A. JUVENTUS - SP

CLAUCIELE DA SILVA - SEM CLUBE - PR

DARLENE REGUEIRA - AMERICA F.C. – SP

DAYANA TORRAQUI - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS F.C. - SP

DÉBORA KELLY FERREIRA - TIRADENTES - PI

ELIENE SOUZA DOS SANTOS - TIRADENTES - PI

ERIKA HEFFNER TEIXEIRA - C. A. ATLÉTICO - MG

ESTERGIANE DA COSTA - AMERICA F.C. – SP

FERNANDA CAROLINE BECK - AD OLYMPIA-SC

FRANCIELE DE SOUZA - COTIA A. C. - SP

FRANCISLEIDE BARBOSA - C.F.E. PARATY - RJ

GENNIFER DOS S. NUNES - USS/VASSOURAS - RJ

GIOVANNA DE OLIVEIRA - A. D. CENTRO OLÍMPICO - SP

GLAUCIA SILVA CRISTIANO - E.C SÃO BERNARDO - SP

JÉSSICA FERREIRA - SAAD E.C - SP

JÉSSICA DE SOUZA GOMES - USS/VASSOURAS - RJ

LARA PEREIRA NEVES - A.E. KINDERMANN - SC

LETÍCIA DA SILVA - C. A. JUVENTUS - SP

MICHELE GOMES DA SILVA - AMERICA F. C. – RJ

MONICKY DE SOUSA - SEME/SANTA BÁRBARA D’OESTE - SP

MONIQUE DE OLIVEIRA - MACKENZIE / NACIONAL - SP

NADIMA SKEFF - CRESSPOM - DF

RAFAELLE SOUZA - SÃO FRANCISCO DO CONDE - BA

TUANE LEMOS - SEM CLUBE - RS

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sete enxadristas já confirmaram presença na V Copa Máster de Xadrez na Praça que será realizada no domingo, a partir das 13 horas. Estão inscritos Iva

A empresa Umbro já teria sinalizado positivamente com a cedência de uma vaga para o time de Concórdia na Liga Nacional em 2010.

Os três novos reforços emprestados pela Malwee, foram apresentados na noite de segunda-feira(13) pela direção da Patrimonial/Águia Seguros. Éder Luan Schade, 19 anos, natural de Schröeder, ala esquerda, que está no time de Jaraguá do Sul desde 2006: Felipe do Santos, 22 anos, ala esquerda, natural de Ibirama. Em 2003 e 2004 jogou na Malwee, em 2008 na equipe do Cascavel e neste ano retornou para a equipe Jaraguense: Douglas do Santos Fontoura, 21 anos, natural de Porto Alegre-RS. Começou a carreira como jogador de futebol de campo no Grêmio, migrou para o futsal no time do Internacional de 1999 à 2002: no ano seguinte foi para a Ulbra, onde ficou até 2004, e em 2005 foi contratado pela Malwee. Ele é Central e Ala, mas vinha jogando como pivô. Se considera um coringa dentro da equipe, jogando em todas as posições. Os três começam a treinar nesta terça-feira.

O Presidente da Associação Concordense, Jaime Bernardi, afirmou que a parceria veio em boa hora e que vai ajudar muito o time concordiense no Campeonato Estadual em termos de material humano. Já o presidente da Malwee, Cacá Pavanello, ressaltou que a parceria entre os dois clubes será forte. Colocou inclusive a comissão técnica a disposição para a troca de planos de trabalho na formação da equipe. Disse ainda que fará de tudo para que Concórdia ingresse na Liga Nacional em 2010. A empresa Umbro já teria se manifestado a favor de ceder uma vaga para o time concordiense na competição nacional.

Para o empresário e apoiador, Nauro Jasper, Concórdia tem tudo para confirmar presença na maior competição Nacional, basta apenas uma união mais forte de todos os concordienses para viabilizar a equipe financeiramente.

Serginho Schiochetti continua sendo o nome mais forte para ser o novo treinador da Patrimonial/Águia Seguros. Ele confirmou que recebeu um convite oficial e que deve responder, até quarta-feira, se aceita o convite.

Copa Master de Xadrez tem sete confirmações

Jogos começam às 13 horas de domingo nas mesas da Praça Dogello Goss.

Sete enxadristas já confirmaram presença na V Copa Máster de Xadrez na Praça que será realizada no domingo, a partir das 13 horas. Estão inscritos Ivacir Helbing, Fabiano Koppe de Menezes, Vilmar Antônio Bentz, Arlan Guliani, Nelson Corezzolla, Diomar Perin e Caubi Georgito Cavalheiro. Faltam apenas cinco vagas para esgotar o limite máximo de participantes da competição. As inscrições, que são gratuitas, se encerram no dia 18. Os interessados podem confirmar presença no Clube Concordiense de Xadrez no estádio Municipal.

Até quando?cachorros velhos iram marcar seu território aqui?

O esporte de Fraiburgo nunca foi aquela grandeza como o de Videira ou até o de Caçador, e nos perguntamos o porque?

As respostas seriam várias más administrações, profissionais incopententes e outros,enfim são vários os motivos para não irmos longe em competição alguma e pior ainda, não alcançamos resultados nem como equipes e principalmente com os futuros cidadãos de Fraiburgo, que nada mais são os atletas de hoje.

Os resultados que digo com os futuros cidadãos são os de formação ética, moral entre outras os lideres maiores ''professores'', são os que mais dão belos exemplos de boa ética e conduta ensinam seus comandados a julgar pessoas, seus atos.Mais não as ensinam a ver o outro lado das coisas e principalmente da vida.

Dai tentam acima de tudo formar um atleta de alto nível e esquecem o principal, formar um cidadão de alto nível, nosso profissionais só são bons quando alguém ameaça seu terrreno demarcado como se fossem ''cachorros'' velhos e na verdade são, ou vocês não acham?

Vamos lavar os rastros de nossos cachorros velhos e ver no que vai dar?
Será que nosso esporte não irá melhorar?

Isso apenas o tempo irá dizer enquanto isso a vida segue......

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fofocas e mais fococas

Hoje o blogueiro esteve em Santa Cecilia afimd de fechar alguns parceiros para a disputa dos estaduais deste ano, qual categoria?surpresa na hora certa e se sair todos irão saber.

Mais quero me focar na questão fofocas e invejas a partes, pela manhã quando conversava com uma pessoa que até então é apenas um amigo, nada de patrocinios nada a mais apenas mais um amigo dos tantos que o esporte já me trouxe e fico sabendo que hoje após ter uma pequena reunião com uma pessoa de grande influência nesta cidade que não envolveu nada de valores apenas conversas, uma pessoa da cidade e outra de Fraiburgo que até que já sei quem é, falou de mim para esta pessoa a qual procurei pela manhã e é claro falou de mim fofocas coisas que até poderiam ou não ser verdade ou até mentiras afinal como diz os intelectuais a mentira e a verdade é relativa depende de quem fala e principalmente quem fala.

Vamos parar de invejar uns aos outros, e também parar de se preocupar cada um com o rabo dos outros , afinal já temos o nosso que é bem grande para cuidar não é verdade este ano a Associação Fraiburgo Futsal, ou seja qual for o nome dela irá disputar sim o Catarinense de Futsal, mesmo que forças ocultas que sabemos bem quem são não queiram.

Isso é claro pelo menos do que depender de mim e da FCFS.

Doutor Pinóchio & Cia

A turma se diverte rindo da desgraça alheia (foto Divulgação FCF)

Com pompa e circunstância a Federação Catarinense de Futebol comemora 85 anos de existência, 25 deles sob o comando de Delfim de Pádua Peixoto Filho. É tempo, não? Delfim acha que não. É normal, como ele acha que também não ofende a ética e outros princípios morais e legais mudar o estatuto da entidade para manter-se no cargo. O nariz não cresce nunca, nem quando ele falta com a verdade para festejar a transferência da sede, a única do país fora da capital. O argumento é que em Florianópolis não houve interesse na doação de um terreno, material de construção e o atendimento de outras necessidades. O sem-teto Delfim, tadinho, como último recurso levou a Federação para Balneário Camboriú, coincidentemente seu endereço residencial. Conheço essa e outras histórias desde o início da década de 70, quando o presidente da Federação era José Elias Giuliari – já falecido -, que morava em Joinville e dava expediente na Bocaiúva, fundos do estádio Adolfo Konder. Entre 1983 e 1985 teve a gestão do compadre Pedro Lopes. A partir daí só deu Delfim Peixoto, incensado pelo gagá Havelange e paparicado por todos os presidentes de clubes, principais responsáveis pela gestão do futebol catarinense.


Recebi da assessoria de imprensa da Federação noticiário completo sobre as festividades com uma foto que seria cômica não envolvesse a tragédia em que se transformou a administração do esporte em Santa Catarina e no país. Lá estão, sorridentes e felizes, brindando à competência e seriedade, entre outros, o governador Luiz Henrique, o presidente da FCF, Delfim Peixoto Filho, o ex-diretor geral da Fesporte, João Ghizoni (hoje no Ministério do Esporte) e o secretário da Cultura, Turismo e Esporte, Gilmar Knaesel.

1ª Divisão

A competição deverá começar no dia 9 de maio. Da região por enquanto apenas Videira e Caçador demonstram interesse em participar sem esquecer ainda de Joaçaba que este ano conta também com o apoio da Unoesc de lá.

domingo, 12 de abril de 2009

Malwee Futsal vence o Praia Clube na estreia da Liga Futsal

Em sua estreia na Liga Futsal, a Malwee Futsal (SC) derrotou o Praia Clube/Pref.Uberlândia (MG) por 5 a 3, conquistando os primeiros três pontos na competição. O jogo ocorreu na tarde deste sábado (11/4), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Já o time da casa conheceu sua terceira derrota, e três partidas disputadas. O time mineiro conseguiu arrancar o empate no primeiro tempo, com a boa atuação de Indião, porém a Malwee Futsal soube aproveitar as melhores chances na segunda etapa, conseguindo a vitória.

Jogando em casa, o Praia Clube queria buscar o resultado, mesmo diante do atual bicampeão da Liga Futsal. Para isso, não quis saber de se manter atrás e foi em busca do gol desde o início do jogo. O experiente Índião estava bem posicionado para finalizar e abrir o placar para a equipe de Uberlândia, aos dois minutos. Entretanto, a Malwee Futsal não se abateu e começou a se impor em quadra.

Com boas jogadas, conseguiu o empate, com um gol de Lenísio, aos seis minutos. Já no final da partida, Lenísio recebeu uma bola de frente para o gol e tocou na saída do goleiro Bruno, virando a partida. Entretanto, nem deu tempo do time catarinense comemorar e mais uma vez Indião mostrou seu faro para o gol, empatando a partida.

Na etapa final, o jogo permaneceu equilibrado, com o time catarinense criando as melhores oportunidades. Ao mesmo tempo em que se fechava atrás, o Praia Clube avançava para tentar o gol. Quem conseguiu primeiro balançar as redes foi a equipe catarinense, dessa vez com Humberto, aos 27 minutos. Não demorou muito para o time da casa igualar novamente o marcador. Hugo acertou um chute no ângulo, sem chances para o goleiro Tiago fazer a defesa.

Sem deixar o time mineiro gostar do jogo, a equipe catarinense fez o quarto com Darlan, depois de boa jogada e toque de Lenísio. O jovem jogador finalizou com qualidade e colocou a Malwee Futsal em vantagem. Já no final da partida, Indião acabou marcando contra, somando o quinto para a Malwee Futsal.

Após o ótimo jogo de futsal, uma cena triste marcou a partida. Restando poucos segundos para o fim, Pábrio sofreu uma contusão grave e saiu de quadra imobilizado. A situação preocupou tanto a equipe do Praia Clube quanto a Malwee Futsal. O jogador foi encaminhado ao hospital para fazer exames e saber a gravidade da contusão.

Lenísio, autor de três gols na partida, gostou da estreia de sua equipe na Liga Futsal, principalmente em razão do resultado. "Conseguimos nosso objetivo que era vencer na estreia. É importante somar pontos desde o início para alcançarmos a classificação entre os doze e, mais a frente, termos vantagem em jogos decisivos", argumenta o pivô.

sábado, 11 de abril de 2009

Krona Futsal vence Vasco fora de casa

O Krona/Joinville/DalPonte (SC) conseguiu sua segunda vitória na Liga Futsal ao derrotar o Vasco da Gama (RJ) por 4 a 0, na manhã deste sábado (11/4). O confronto ocorreu no Ginásio Waldir Pereira, em Duque de Caxias (RJ). Com mais essa vitória, a equipe joinvillense soma seis pontos em dois jogos, enquanto o Vasco segue com apenas um ponto em três partidas disputadas. Na segunda-feira (13/4), o Vasco faz seu quarto jogo diante do São Paulo/Suzano, novamente em casa. Já a equipe catarinense vai a Belo Horizonte (MG) enfrentar a V&M Minas, na terça-feira (14/4).

O primeiro tempo foi equilibrado. Com muita marcação dos dois lados, as jogadas ofensivas foram poucas, porém quem teve mais chances para abrir o placar foi o Vasco da Gama que desperdiçou as boas oportunidades criadas. A equipe joinvillense tinha dificuldade para adentrar na defesa adversária e sofreu para segurar as boas investidas do time carioca.

Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado, mas quem passou a criar as melhores oportunidades foi o Krona Futsal. Com um toque de bola apurado, chegou com chances para finalizar, mas o arremate saiu errado. Aos 25 minutos, roubando a bola do goleiro adversário, Frede abriu o placar para a equipe e Santa Catarina. No mesmo minuto, foi a vez de Murilo ampliar, fazendo o segundo.

Em uma blitz da equipe catarinense, foram marcados o terceiro e quarto gols, aproveitando o momento de descuido do time carioca. Os gols foram marcados por Frede, que anotava seu segundo na partida, e por Junai. Nos minutos finais, o Krona Futsal administrou a boa vantagem e ficou esperando o tempo passar para comemorar a primeira vitória fora de casa na Liga Futsal.

De acordo com o ala Serginho, o time joivillense encontrou dificuldades no primeiro tempo, já que a equipe vascaína retinha muito a bola com o goleiro. Na segunda etapa, o Krona Futsal conseguiu se organizar para buscar a vitória. "Fizemos um bom jogo no segundo tempo, onde alcançamos a vitória. Enfrentamos um adversário qualificado, mas soubemos aproveitar bem as chances criadas", finalizou o atleta.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Equipes representarão o Sul no Estadual de futsal

Além do time masculino de Forquilhinha, outras equipes representarão a região Carbonífera no Catarinense de futsal, nos dois naipes. E algumas delas já têm data para estrear: entre os dias 16 e 18 deste mês, a Unesc/CME Forquilhinha jogará pelo Sub-13 feminino; nos dias 17 e 18, a Apaf/Colégio São Bento/FME Criciúma e a FME de Morro da Fumaça participarão do Sub-13 masculino; entre os dias 23 e 25, a Unesc/Forquilhinha e a ADJ/Criciúma Construções/FME Criciúma estarão em quadra pelo Sub-15 feminino.

No Sub-13 feminino, a Unesc/CME Forquilhinha estará na Chave B, ao lado de Rio Fortuna, FME de Balneário Camboriú, São João do Sul e Braço do Norte na primeira fase. Os jogos do turno acontecerão no ginásio municipal de Braço do Norte, enquanto os do returno serão realizados em Rio Fortuna, no mês de maio.

Pelo Sub-13 masculino, a Apaf/Colégio São Bento/FME Criciúma formará a Chave E com a CME Forquilhinha e São João do Sul na primeira fase. Já a FME de Morro da Fumaça estará na Chave I, com Tubarão e São Ludgero. As partidas de abertura da Chave E serão disputadas no ginásio Adolfo Back, em Forquilhinha, enquanto as do Grupo I ocorrerão no ginásio do Ases, em Tubarão.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tem blog novo na área

Não é nenhuma novidade e eu sempre digo também que o caminho da comunicação social é os blogs é a verdade se gostam ou não posso fazer nada.

Ontem a tarde fussando daqui e dali vi um novo blog na área, isso quero dizer não só de Fraiburgo como da rede, blog este do Professor Paulo Eduardo o popularmente conhecido como ''tico-tico'', só que este blog em especifico de algo que até eu pouco falo aqui no meu blog que é o futsal feminino portanto,olhei gostei e agora recomenderei a vocês meus amigos leitores mais uma opação de leitura de blog.

www.futsalfemininofraiburgo.blogspot.com

Um forte abraço e bom inicio de feriadão.